14/12/2023 às 14h59min - Atualizada em 15/12/2023 às 04h02min

Viagens de final de ano: dicas para manter as pernas saudáveis

Ficar muitas horas dentro de um carro ou de um avião pode trazer sérios problemas relacionados à saúde vascular

Karine Bastida Lopes
Freepik
Com a chegada do final do ano com férias e feriados prolongados, as viagens de maior duração começam a aparecer nos planos de muitos brasileiros, no entanto é necessário que se dê a devida atenção à saúde vascular das pernas considerando trajetos que podem levar até mais de 6 horas. A falta de movimento, a pressão nas veias e outros fatores podem contribuir para desconforto e riscos à saúde.

Pessoas com varizes e com histórico de trombose na família precisam se atentar ainda mais nessas situações e buscar orientação especializada antes de uma viagem longa, seja de avião ou por meios terrestres. “Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, pessoas com obesidade, idosas, com histórico de trombofilia também devem consultar um angiologista antes de viajarem. Porém, não há necessidade para preocupação excessiva, pois com alguns cuidados os problemas podem ser evitados”, explica a médica cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Mary Falcão.

A especialista diz que as meias elásticas funcionam como uma profilaxia mecânica para trombose, reduzindo o inchaço e o risco de trombose venosa profunda (TVP), além de ajudarem a melhorar o retorno do sangue venoso, mas para isso é importante que ela seja prescrita por um cirurgião vascular para indicar a altura, compressão e tamanho adequado em cada caso.

Também é recomendada a realização de exercícios de fortalecimento da panturrilha e, durante a viagem aérea, levantar-se e mover-se a cada hora e fazer movimentos com os pés, simulando uma caminhada para favorecer a drenagem do sangue. Em alguns casos pode ser necessário o uso de anticoagulante. Sentar-se com as pernas cruzadas por longos períodos pode dificultar a circulação sanguínea, por isso a dica da especialista é manter os pés no chão e alternar a posição das pernas regularmente.

Quando o percurso acontecer por meios terrestres, é importante aproveitar as paradas para esticar e alongar o corpo. “Lembre-se também de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cafeína que favorecem a desidratação, ingerir bastante água, optar por alimentos leves e saudáveis durante as viagens e evitar comidas salgadas e roupas apertadas nas regiões da cintura e das pernas”, conclui a Dra. Mary.

Cirurgiã vascular Mary Falcão | @dramaryfalcao
Médica Especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia
Formada pela Universidade Federal de Alagoas – AL
Especialista em tratamentos modernos de varizes e vasinhos
Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes e na Universidade Federal de Alagoas
Residência médica em Cirurgia Vascular pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip) – Recife
Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp