14/12/2023 às 15h00min - Atualizada em 15/12/2023 às 04h02min

Mito ou verdade: má higiene bucal pode aumentar o risco de hipertensão?

A cirurgiã-dentista Patrícia Almeida explica o que pode acontecer quando você não escova os dentes corretamente

Mari Ângela Cavalheiro
https://www.instagram.com/odontologia.almeida/
Divulgação

Uma pesquisa publicada no The Journal Of Clinical Hypertension, abordou a associação da frequência da higiene bucal e o risco de hipertensão analisando mais de 274.124 pacientes. E o resultado apontou que indivíduos que escovaram os dentes com a menor frequência tiveram um risco aumentado de hipertensão em 84% em comparação com aqueles que escovavam frequentemente. 

A cirurgiã-dentista Patrícia Almeida explica que realizar a higiene bucal diariamente, mais de uma vez, com fio dental e pasta, contribui para remover a placa e ainda diminui a proliferação de bactérias orais. “Com a higiene deficiente, essas bactérias multiplicam-se desencadeando as doenças periodontais. A gengiva fica muito inflamada, inchada e com sangramentos recorrentes, o que pode levar a vários problemas, como a hipertensão".

 Outro ponto importante é que esse sangue e as bactérias provenientes da boca podem cair na circulação sanguínea, desequilibrar o sistema simpático - parte do sistema nervoso autônomo que regula as situações de estresse ou de emergência -, e o sistema renina-angiotensina-aldosterona -  responsável por manter a pressão arterial normal e a quantidade correta de líquido dentro dos vasos. Outra forma: a doença periodontal ativa o sistema imunológico diretamente. Ainda afeta o microbioma intestinal, produzindo uma hipertensão por inflamação crônica. 

 “Por isso, é importante reforçar os cuidados com a saúde bucal entre os hipertensos. Passe o fio dental e escove os dentes, no mínimo, três vezes por dia, especialmente antes de dormir. Durante o sono e com a boca fechada, cria-se um ambiente favorável para o desenvolvimento de bactérias, sem contar que a saliva secretada nesse período não é suficiente para minimizá-las, levando ao surgimento das cárie e fazendo com que haja uma evolução das doenças periodontais”, alerta Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da Odontologia Almeida.

 Tem mais: precisa fazer as consultas periódicas com o dentista. “Não pode ter medo. Hoje, os protocolos de limpeza e de manutenção da saúde bucal estão mais modernos e seguros. Até mesmo a caneta de alta rotação, conhecida antigamente como motorzinho do dentista, está muito mais silenciosa”, conclui a cirurgiã-dentista.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp