14/12/2023 às 16h55min - Atualizada em 15/12/2023 às 00h02min

São Cristóvão Saúde realiza evento de conscientização ao mês da prematuridade

“Novembro Roxo” trouxe conscientização dos possíveis desafios de bebês prematuros

assessoria São Cristóvão Saúde
sim
Devido ao Dia da Prematuridade, mundialmente celebrado em 17 de novembro, também conhecido como “Novembro Roxo”, o São Cristóvão Saúde realizou recentemente um evento com foco na conscientização dos possíveis desafios de bebês prematuros que, somente na última década, acometeram mais de 152 milhões de crianças, segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde. Já o Ministério da Saúde afirma que o Brasil está em 10ª posição no ranking internacional de países com maior número de nascimentos com menos de 37 semanas de gestação, ultrapassando a marca de 300 mil bebês prematuros.  

O tema da campanha global deste ano foi "Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. Realizada de forma gratuita a puérperas, gestantes e profissionais da área da saúde, a ação do Sâo Cristóvão teve como principal objetivo sensibilizar o público feminino do quão importante é a realização do pré-natal, promovendo a prevenção e diminuindo o risco de parto prematuro, além de enfatizar os cuidados no período intra-hospitalar e pós-alta. 

Na ocasião, o evento trouxe como palestrantes o Coordenador da Ginecologia e Obstetrícia do Grupo São Cristóvão Saúde e Mastologista, Dr. Fabio Muniz, e a Vice-Diretora Clínica e Gerente Médica da UTI Neonatal, Dra. Ludmila Simões, que abordaram sobre os principais assuntos relacionados ao tema, com foco nos cuidados dos bebês prematuros e o período de gestação. 

Durante o evento, foram destacados, entre outros temas, os possíveis fatores de risco para o parto prematuro, como idade da gestante (mães com menos de 15 anos e mais de 40 anos apresentam maior probabilidade de ter um bebê antes do tempo), perfil socioeconômico e cultural, hábitos de vida e comportamentais, e outras possíveis causas, que incluem: tabagismo, atividade física aumentada, uso de drogas ilícitas, presença de mioma, estresse materno, gravidez múltipla, doença periodontal; diabetes gestacional, pré-eclâmpsia (pressão arterial alta na gravidez, etc. 

No São Cristóvão Saúde, existem protocolos aplicados a gestantes e recém-nascidos, a fim de garantir a qualidade e segurança desses pacientes, incluindo a realização da educação das puérperas durante a internação do bebê, visitas multidisciplinares para discussão dos casos e intervenções para melhoria, guiando as condutas para a alta hospitalar. Além do evento realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura - IEP Dona Cica, o Grupo também decorou o berçário com cartazes e bexigas, além de camisetas personalizadas com o tema e slogan da campanha. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp