14/12/2023 às 16h33min - Atualizada em 15/12/2023 às 00h02min

Apta Regional e Itesp realizam Reunião Técnica sobre controle de carrapatos

Essa época do ano é a mais adequada para o manejo dos animais na questão de eficácia aos tratamentos

Lisley Silvério
ITESP
Comunicação ITESP

A Apta Regional em parceria com a Fundação de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, trataram do controle de carrapatos em bovinos de leite, em reunião com produtores em Mirante do Paranapanema, interior de São Paulo.

O evento buscou atender às solicitações dos produtores rurais diante da dificuldade no controle de carrapatos nas propriedades e a ineficácia dos produtos utilizados no tratamento, e esteve sob a coordenação do pesquisador da Apta Regional de Presidente Prudente Eidi Yoshihara e os técnicos da Fundação Itesp – GTC de Mirante do Paranapanema Eduardo Encarnação Scheidegger Lopes e Maria Stela Mie Iwama de Mello.

Eidi destacou que a reunião ocorrida, agora, em setembro, foi de extrema importância para o produtor e interessados. “Estamos na época ideal para realizar o controle dos carrapatos”, afirmou.

Os produtores aprenderam como fazer a pulverização de forma correta para o controle dos carrapatos de vacas em lactação, identificar o momento correto de realizar o tratamento e avaliar se os carrapatos apresentam ou não a resistência aos carrapaticidas com a utilização de medicamentos disponíveis para o controle do carrapato.

Para Vanessa Pereira da Silva, a reunião foi bem explicativa e “ajudou a sanar várias dúvidas de todos nós participantes, além de entender mais sobre a resistência dos carrapatos”.

Thiago dos Santos Menezes disse que o treinamento ajudou muito nas dúvidas em relação ao melhor controle de carrapatos. “Consegui identificar o que fazia de errado e agora irei realizar o controle de carrapatos de forma correta.”

Para Cícero Ferreira da Silva, também produtor Rural, com o aprendizado irá colocar em prática as técnicas “para melhor manter a atividade leiteira”.

Apta Regional

A Apta Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP é uma das sete instituições de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). São 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento no estado de São Paulo, nas áreas de agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal, sanidade animal e agregação de valor em produtos de origem animal e vegetal, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. O maior hub descentralizado de pesquisa do agronegócio, com soluções tecnológicas aplicadas na agricultura e na pecuária paulista. As tecnologias geradas, ao longo de anos nas unidades de pesquisa, possibilitam à Instituição seguir como alicerce para a agricultura paulista, sendo referência em diversos setores da agropecuária.

Itesp

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – “José Gomes da Silva” – (ITESP) está vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento e atualmente é o órgão responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do estado de São Paulo. Todas as suas ações são pautadas pelo resgate da cidadania, uso sustentável e preservação dos recursos naturais, e desenvolvimento social e econômico. Atua também com os pequenos produtores rurais para gerar mais renda no campo e inseri-los em programas de acesso ao mercado. Porém, mais do que simplesmente um estímulo ao desenvolvimento, essas ações também visam a promoção da cidadania e o fortalecimento dos produtores rurais e das comunidades quilombolas.

FOTO-LEGENDA (Da esq. para a dir.):

Coordenadores do evento: Maria Stela Mie Iwama de Mello (ITESP – GTC Mirante do Paranapanema), Eidi Yoshihara (Apta Regional Presidente Prudente e Eduardo Encarnação Scheidegger Lopes (ITESP – GTC Mirante do Paranapanema).


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp