14/12/2023 às 02h43min - Atualizada em 14/12/2023 às 02h43min

Rampage Rebel, com vocação off-road, impressiona com imponência, desempenho e requinte

Poder de sedução

A aposta da Stellantis ao projetar a picape Rampage não era das mais arriscadas. Afinal, a marca RAM goza de um bom prestígio no mercado brasileiro e a produção seria bastante simplificada pelas sinergias possíveis do modelo com a Fiat Toro, também produzida em Goiana, Pernambuco. Mas talvez nem as previsões mais otimistas dos executivos da marca dessem conta do desempenho de mercado apresentado pela picape média-compacta de luxo. Em seu primeiro mês de vendas efetivas, em outubro, assumiu o sétimo lugar entre as picapes com 2.542 exemplares. Em novembro, deixou para trás a Chevrolet Montana e a Ford Ranger reestilizada e assumiu o quinto lugar, com 3.026 unidades. E nada indica que esta tendência de crescimento vá estabilizar nesse ponto.
E nem o preço parece ser um entrave. A Rampage começa em R$ 244.790, na versão Rebel diesel e vai até os R$ 277.790 da R/T. O modelo, de fato, tem característica que o torna palatável para um espectro largo de público. Até por conta das versões que formam a gama, cada uma com uma função. A Rebel é a mais despojada, com um visual discreto e uma pegada mais off-road – o que é definido pelos pneus 235/65 R17. A Laramie busca expressar o luxo da marca, com muitos cromados e pneus mistos, com medidas 235/60 R18. Estas duas podem ter motor 2.0 turbodiesel ou 2.0 Turbo a gasolina, como é o caso da Rebel avaliada, que custa R$ 254.790, pouco mais que a versão diesel. Já a versão R/T, de Road and Track, tem pneus 235/55 R19, pegada mais esportiva e chega apenas com motor a gasolina, com um mapeamento mais agressivos que nas demais versões.
Além dessa personalidade, outro ponto de atração é o tamanho. Apesar de apenas 8 cm maior que a Toro, que era até aqui a maior picape no segmento de média-compactas, os 5,03 metros da Rampage são valorizados por aspectos do design como a frente com corte bem vertical, linha de cintura elevada, teto descendente, e traseira alta. O porte da picape da RAM é ainda exaltado pelo para-lamas rechonchudos, que geram uma certa imponência. O modelo é baseado na mesma plataforma Small Wide, traz sempre tração AWD com reduzida, sempre valorizando a robustez, esportividade e o requinte.
A Rampage segue o padrão premium da marca tanto em relação ao acabamento quanto a conteúdo. A primeira RAM a ser identificada por nome e não número, traz na versão Rebel um interior com revestimento de bancos, portas, volante e painel em couro preto com pespontos brancos. O acabamento inclui maçanetas internas e detalhes do volante em alumínio, superfícies de toque macias e apliques em preto brilhante. Por dentro, a imagem de tecnologia aparece no painel digital de 10,3 polegadas e na tela wide de 12,3 polegadas da central multimídia.
Os bancos do motorista, com couro perfurado, têm ajuste elétrico. No caso, a versão avaliada trazia o Pack Elite, opcional de R$ 6 mil que inclui ajuste elétrico para o banco do carona, iluminação interna em led e sistema de som Harman-Kardon. Além disso, a Rampage traz ar-condicionado duplo com saídas para a traseira, espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial para travas e ignição, caçamba com revestimento, tampa traseira com abertura amortecida, carregador de celular por indução e freio de estacionamento com acionamento eletrônico.
Na parte de segurança, a Rampage é bem completa. Ela traz câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, sensor de luz e chuva, iluminação full led com faróis de neblina com função de iluminação em curvas, alerta de colisão com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go, monitoramento de ponto cego, de tráfego cruzado e de saída de faixa, sete airbags e farol alto automático. A picape também oferece o serviço por assinatura RAM Connect, que inclui diversas funções via celular, como acionamento do motor, travamento ou destravamento, monitoramento e localização, assistência de emergência e auxílio à navegação, incluindo cálculo de autonomia e informações de trânsito.

Primeiras Impressões
Requinte Bruto
A RAM tem sutis diferenças entre as versões da Rampage. E Rebel é a destinada ao off-road. E mesmo sendo a gasolina (tem também uma versão diesel), mostra uma capacidade incontestável para superar obstáculos e chafurdar e se livrar da lama com desembaraço. O torque de 40,8 kgfm é mais que suficiente para empurrar ou puxar as quase duas toneladas do modelo com muita facilidade. Os pneus são bem adequados para a terra, maior altura livre para o solo e ângulos de entrada e saída aumentados. Tanto que só exige o uso de reduzida em situações muito extremas. No geral, a própria distribuição automática da tração pelas quatro rodas dá conta dos obstáculos.
Ao mesmo tempo que vai bem fora do asfalto, no ambiente rodoviário se vale dos 272 cv para as acelerações rápidas e manutenção de boas velocidades de cruzeiro sem qualquer esforço. Nas curvas, a suspensão independente mostra bom controle de carroceria e a rolagem lateral só é mais perceptível por conta exatamente dos pneus mais voltados para o uso misto, com flanco alto, de 15 cm.
Tanto em um quanto em outro ambiente, a Rampage chama a atenção pela imponência e também pelo design cheio de personalidade da picape. Por dentro, o modelo traz um acabamento de primeira linha, com muita conectividade, recursos de segurança e tecnologia que a posicionam realmente como marca premium. Ou seja: segue o padrão original da RAM nos Estados Unidos, que é oferecer produtos sofisticados, enquanto nos países latino-americanos, há modelos da marca menos requintados, como as RAM 700 e 1000, respectivamente versões rebadgeds das Fiat Strada e Toro.

Ficha Técnica
RAM Rampage Rebel
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.995 cm³, turbo, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de nove marchas à frente e uma a ré. Tração 4X4 on demand com reduzida acionada eletronicamente. Oferece controle de tração.
Potência: 272 cv a 5.200 rpm.
Torque máximo: 40,8 kgfm a 3 mil giros.
Aceleração 0-100 km/h: 7,1 segundos.
Velocidade Máxima: 210 km/h.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira independente do tipo multilink, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores de duplo efeito e molas progressivas. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 235/65 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de partida em rampa e controle de descida série.
Carroceria: Picape em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 5,03 metros com 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Ângulo de entrada de 25,7º, de saída de 25,3º, de rampa de 23,9º, com altura livre para o solo de 26,4 cm entre os eixos. Possui airbags frontais, laterais, de cabeça e de joelho para o motorista.
Peso: 1.906 kg.
Capacidade da caçamba: 980 litros.
Capacidade de carga: 750 kg.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Goiana, Pernambuco.

AVALIAÇÃO DA PICAPE RAM RAMPAGE REBEL A GASOLINA por Eduardo Rocha | Auto Press

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