13/12/2023 às 15h35min - Atualizada em 14/12/2023 às 00h00min

APIMEC Brasil inaugura o seu Centro de Memória

O acervo no endereço da entidade no Rio de Janeiro possui documentos que contam os últimos 50 anos da sua história e do mercado de capitais brasileiro.

Cristian Cesar
divulgação

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2023 - Acontece nesta quarta-feira, 13/12/2023 a inauguração do Centro de Memória APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil), no escritório da entidade no Rio de Janeiro, na Avenida Rio Branco, 181 - 8º andar.  

 

O evento contará com a presença de fundadores da então ABAMEC (Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais), fundada no Rio de Janeiro, no dia 18 de maio de 1970, que se tornaria a APIMEC Brasil:

- Luiz Fernando Lopes Filho;

- Roberto Teixeira da Costa (primeiro presidente da CVM);

- Vladimir Rioli; 

- Théo Rodrigues.

 

Também confirmou a presença o atual superintendente da CVM, Alexandre Pinheiro.

 

O acervo amplo e único da entidade, preservado no Centro de Memória no Rio de Janeiro, possui objetos e documentos que não apenas contam a história da entidade, como também os últimos 50 anos do mercado de capitais brasileiro e seu desenvolvimento. Há documentos em papel como por exemplo: a ata da primeira reunião da ABAMEC em 1970, assinada pelos fundadores; ações impressas (como eram vendidas); cupons impressos da BM&F (de antes da Bolsa de Valores utilizar o ambiente digital); relatórios; entrevistas; fotografias; bibliografias, entre outras memorabilias. 

 

Todo esse acervo está aberto para visitação ao público em geral, de forma gratuita, basta aos visitantes entrarem em contato e marcar a visita antecipadamente.

 

A presidente executiva da APIMEC Brasil, Lucy Sousa relembra de boa parte da trajetória da entidade, pois ela mesma possui mais de 40 anos de história no mercado de capitais. 

“A história da Associação dos Analistas de Investimentos começou no Rio de Janeiro, em 1970, como ABAMEC, pois naquela época a cidade era o centro do mercado financeiro nacional. Eu comecei a trabalhar no mercado em 1980, no Unibanco, que era banco de investimento, então eu me considero da segunda geração de profissionais, que surgiu depois da geração dos fundadores. Como até hoje muita gente ainda lembra do nome anterior, nós o resgatamos quando lançamos o livro ‘ABAMEC-APIMEC 50 Anos’, em 2022, pois nós mudamos de denominação no começo dos anos 2000, quando ampliamos o nosso escopo e hoje somos a Associação dos Analistas e dos Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil”, recorda Lucy.

 

Venda de Ação impressa, empréstimo para construção do Porto do RJ.

Estado de Guanabara. 

 

No site da APIMEC Brasil também há uma área específica do Centro de Memória, com alguns arquivos digitalizados para consulta pública, como o livro dos 50 anos da ABAMEC-APIMEC e a ata mais antiga da entidade. Link: https://www.apimec.com.br/biblioteca/centro-de-memoria/ 

 

O portal da APIMEC Brasil irá receber ao longo dos próximos meses mais arquivos para consultas. Também será possível pesquisar os títulos da biblioteca física pelo site: https://www.apimec.com.br/biblioteca/dev-livros/

 

Serviço: 

e-mail para agendar visitas: [email protected]
Local: Centro de Memória da APIMEC Brasil
Av. Rio Branco, 181 – 8º andar – sala 806
Rio de Janeiro, RJ

 

Sobre a APIMEC Brasil  

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) é uma entidade de pessoas físicas, com fins técnicos, culturais e não lucrativos. A associação realiza a interface entre entidades do mercado financeiro e de capitais, órgãos fiscalizadores, poderes executivo e legislativo, imprensa e profissionais de investimentos, participando de diversos fóruns de discussão em outras entidades, no Brasil e no exterior.   

Presente há 52 anos no mercado, anteriormente como ABAMEC, a associação é uma das mais longevas e relevantes entidades do mercado financeiro brasileiro, promovendo eventos técnicos e educacionais e atividade de autorregulação do analista de valores mobiliários.   

Assessoria de imprensa   

Agência Fato Relevante  

[email protected]       

[email protected]     


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp