13/12/2023 às 15h43min - Atualizada em 14/12/2023 às 00h00min

Para 2024, empreendedores compartilham conselhos e experiências de como superar os momentos de crise

Dicas são importante ajuda para driblar as diversidades

Lucky Assessoria
Domínio público
O setor de franquias vem movimentando a economia brasileira e segue enfrentando desafios e superando obstáculos. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no terceiro trimestre deste ano, o faturamento do setor registrou um crescimento de 11,4%. Esse crescimento é reflexo da recuperação pós-pandemia, o que demonstra também a capacidade de adaptação e inovação das franquias diante de situações adversas.

O cenário desafiador da pandemia trouxe dificuldades para diversos setores. Porém, muitos franqueados superaram esses desafios e se destacaram. Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, enfatiza a importância de estratégias emergenciais: "No período da pandemia, tiramos a taxa de royalties para ajudar os nossos franqueados."  Sua dica-chave é priorizar o apoio aos franqueados em tempos difíceis e oferecer suporte e flexibilidade, o que pode fazer toda a diferença para manter a rede estável.

Kelly Nogueira, fundadora da franquia Espaço Make, compartilha sua experiência de iniciar um negócio durante a pandemia: "O período exigiu um planejamento detalhado e fez com que tivéssemos que pensar muito bem cada passo no investimento. Os resultados dessa estratégia foram muito positivos, uma vez que estamos até hoje crescendo no Brasil, ganhando destaque como franquia de beleza".

Outro ponto a ser analisado nas crises são as tendências de mercado e, adaptar-se a elas, é crucial. Fernando Loureiro, fundador da Loureiro Consultoria, especializada na formatação de franquias, enfatiza outras estratégias fundamentais para enfrentar momentos de dificuldades e de melhorar os resultados do seu negócio: "Considere também a possibilidade de oferecer promoções ou pacotes especiais para incentivar as vendas. Avalie a eficiência operacional e faça ajustes na equipe ou nos processos para otimizar recursos. Além disso, analise as tendências de mercado e esteja atento às mudanças no comportamento do consumidor. Investir em treinamento para a equipe pode aprimorar a qualidade do serviço e a satisfação do cliente”, aconselha.

Como dica, Gabriel Alberti, fundador da Itália no Box, compartilha sua experiência sobre como lidar com o aumento dos preços dos insumos e combustíveis: "Estamos criando novas estratégias para driblar tudo isso e uma delas é a criação de centros de distribuição no Norte e Nordeste, para que tudo não precise sair de São Paulo. Além disso, estamos implantando sistemas de gestão para otimizar os deslocamentos entre as unidades".

Sarah Lazaretti, cofundadora da Alergoshop, destaca os obstáculos enfrentados ao lidar com fornecedores e questões regulatórias: "Tivemos problemas também com um fornecedor que era o único que nos vendia maquiagens e, de um dia para o outro, ele fechou. A ANVISA nos proibiu de comercializar um dos nossos produtos, que vende até hoje muito bem, sendo um de nossos carros-chefes, e ficamos anos sem vender, pois ela não sabia em que categoria colocar o produto. Mas, com resiliência e paciência, após cerca de cinco anos, conseguimos colocá-lo de volta no catálogo".

Esses depoimentos ressaltam a importância de se adaptar rapidamente, estar atento às necessidades do mercado, ter uma mentalidade resiliente e investir em estratégias de longo prazo. Superar desafios é parte integral do caminho empreendedor e aprender com essas experiências pode ser valioso para evitar armadilhas e construir um negócio duradouro.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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