13/12/2023 às 18h13min - Atualizada em 14/12/2023 às 00h00min

Belgo Arames é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio AEVO de Intraempreendedorismo

Metalúrgica conquistou, na categoria Empresa, o 1º lugar na modalidade Inovação de Sustentação e o 3º lugar na modalidade Inovação Aberta. Participaram cerca de 90 empresas, com mais de 27 mil projetos

Caroline Melo
Analista de Inovação da Belgo Arames Amanda Carvalho recebe prêmios da AEVO. Foto: Divulgação
A Belgo Arames, maior produtora brasileira de arames de aço, foi reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, pelo 1º Prêmio de Intraempreendorismo da AEVO, líder em tecnologia para a gestão da inovação e estratégia. A cerimônia de premiação aconteceu no Learning Village, em São Paulo, no dia 12 de dezembro.
 
A Belgo conquistou 1º lugar na modalidade Inovação de Sustentação e o 3º lugar na modalidade Inovação Aberta, entre cerca de 90 empresas participantes. Além disso, ficou no TOP 4 na modalidade Inovação de Transformação. “Receber esse prêmio inédito reforça que estamos na direção certa ao incentivar um ambiente colaborativo de inovação e o intraempreendedorismo em nossas 9 unidades pelo Brasil. Desde que iniciamos esse trabalho, em 2020, nossos empregados já cadastraram mais de 5 mil ideias. No último ano, foram 810 e dessas, 176 estão em fase de implantação ou já foram implantadas”, diz o diretor de Marketing, Inovação e Estratégia, André Ghion.
 
Dentre os projetos desenvolvidos e implantados por um time multidisciplinar está o de Carga Monitorada. A equipe envolvida utilizou conhecimentos de design thinking para desenhar e executar um fluxo de rastreabilidade dos sistemas de vendas e logístico com transparência, visibilidade e confiabilidade das informações por meio de um processo ágil e digital.
 
Durante a implementação das ideias selecionadas pelo time da curadoria, composto por profissionais da Diretoria de Marketing, Inovação e Estratégia da Belgo, os profissionais envolvidos nas propostas se dividem em grupos de trabalho, aproveitando suas potencialidades e as áreas que se sentem mais especializados em colaborar. As propostas também podem fomentar a conexão com a inovação aberta, para buscar no mercado o que não é possível desenvolver apenas por meio do intraempreendedorismo.
 
Para isso, a Belgo criou o Belgo Lab, seu primeiro programa de inovação aberta que facilita a conexão do seu público interno com startups, disponibilizando oportunidades e lançando desafios para o mercado, também pelo hub digital belgolab.com.br.
 
Sobre o Prêmio AEVO de Intraempreendedorismo
Ao todo, foram analisadas mais de 90 empresas, que desenvolveram 27.472 projetos de inovação no período estabelecido pelo formulário do prêmio, de 1 de janeiro de 2021 a 31 de março de 2023. De acordo com dados divulgados pela AEVO, 76% das empresas participantes são organizações com mais de 1.000 colaboradores. Além disso, 93% delas afirmam possuir Programas de Ideias, com foco em promover a geração e implementação de ideias inovadoras propostas por seus funcionários. Foram avaliados, de forma qualitativa, os seguintes critérios: Potencial Inovador, Significância dos Desafios Superados em Inovação, Grau de Impacto em Inovação e Originalidade das Iniciativas de Inovação, que obtiveram nota de 0 a 10 em cada categoria. Além disso, a organização do Prêmio de Intraempreendedorismo avaliou, de forma quantitativa, as respostas inseridas pelas próprias empresas, que foram validadas durante a fase de entrevistas.
 
Dentre os setores da economia mais presentes no Prêmio, empresas que compõem a Indústria nacional tiveram destaque, com cerca de 14% das participantes, seguidas pelo setor Financeiro, com 8%, enquanto Agronegócio, Construção Civil, Energia, Saúde, Serviços e Tecnologia, representam 7% cada. Ao serem questionadas se a liderança da empresa fomenta e incentiva as iniciativas de inovação, 89% apontaram que têm um ambiente favorável à inovação e as lideranças estimulam as equipes a participarem.
 
A banca avaliadora foi composta por: Hugo Tadeu, Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral; Clarisse Gomes, Diretora e Sócia na Deloitte; Lilian Natal, Diretora de Marketing, Produto e Relações com Investidores & Startups da Bossanova Investimentos; Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO; e Bruno Stefani, que foi Diretor Global de Inovação da AB InBev e líder de Inovação Aberta no Itaú, e, atualmente, é Conselheiro de inovação em grandes empresas e CEO na Quanttar.
 
O resultado completo do Prêmio AEVO de Intraempreendedorismo está disponível aqui.
 
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
 
Em 2023 a Belgo conquistou o 3º lugar da categoria Mineração e Metais e figurou entre as 15 empresas que mais fomentaram o ecossistema de inovação aberta no Brasil pelo Ranking das TOP 100 Open Corps 2023, da 100 Open Startups. Foi eleita uma das 25 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil, segundo o ranking Lugares Incríveis para Trabalhar, iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) e foi eleita a 2ª melhor empresa de Mecânica e Metalurgia do país pelo Anuário de Época NEGÓCIOS 360°, desenvolvido por Época NEGÓCIOS e Fundação Dom Cabral. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp