13/12/2023 às 15h44min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h37min

Especialista destaca benefícios de suplementos para tranquilizar gatos durante viagens

Apesar de não ser recomendado retirar os felinos de casa, há cuidados que auxiliam nessas situações que podem ser estressantes

Texto Assessoria
Foto: Unsplash

Com a chegada das férias de fim de ano, muitos tutores decidem viajar acompanhados dos pets. Afinal, eles são parte da família. No entanto, o deslocamento pode ser um momento desagradável para os animais – especialmente para os gatos. "Uma das peculiaridades dos felinos reside em sua forte tendência territorialista. Eles apreciam o conforto e ao se encontrarem fora do ambiente familiar podem se incomodar. Eles ficam agitados e podem enjoar. Para minimizar os efeitos negativos, a recomendação é oferecer alimentação até 2 horas antes de viajar", explica a médica-veterinária Suzana Melo, analista técnica de marketing da Pearson Saúde Animal.

Antes de iniciar qualquer jornada com o seu gato, consulte o médico-veterinário para garantir que todas as vacinações, vermífugos e antiparasitários estejam em ordem. Solicite certificado de saúde e mantenha a caderneta de vacinação atualizada. Opte por uma caixa de transporte confortável, segura e bem ventilada para o deslocamento. Durante o percurso, realize paradas estratégicas para fornecer água e alimento ao felino. Não negligencie a identificação: utilize coleira com plaquinha contendo seu nome e o número de telefone. Para criar um ambiente mais familiar e aconchegante, leve consigo alguns objetos dos felinos, como brinquedos, cobertores e caminha. Esses itens ajudam a mitigar o estresse e a ansiedade do gato diante do ambiente desconhecido.

Há formas de auxiliá-los a atravessar esse processo de maneira menos penosa. A suplementação nutricional apresenta resultados positivos, pois as vitaminas favorecem a síntese de melatonina e serotonina. "Fórmulas que incluem L-Triptofano, vitaminas e minerais desempenham importante papel na produção desses hormônios. A serotonina, por sua vez, regula processos fisiológicos, tais como funções cognitivas, estados emocionais e comportamentais. Enquanto isso, a melatonina atua em sinalizações cronobiológicas, exercendo controle sobre distúrbios do sono, fobias e ansiedade", detalha Suzana Melo.

Assim como os humanos, gatos têm personalidades diferentes e características individuais. Com o intuito de promover o conforto dos amigos de quatro patas, a Pearson Saúde Animal oferece Nutricore Zen. Destinado a pets que se mostram agitados em circunstâncias que fogem à rotina, como viagens e até mesmo visitas ao veterinário. O produto é reconhecido por seu papel coadjuvante na redução dos sintomas de ansiedade e estresse. "Recomenda-se a administração de Nutricore Zen até 15 dias antes da viagem, garantindo que, na data programada, os animais estejam com o sono regulado e adaptados a situações desafiadoras. Além disso, paradas durante a viagem são benéficas para relaxamento e essenciais para o pet se esticar e fazer as necessidades", enfatiza a médica-veterinária.

"Apesar de Nutricore Zen não ser medicamento, é necessário sempre consultar profissionais da veterinária para adaptar os cuidados com cada animal, de acordo com suas necessidades e histórico de saúde e comportamento", orienta Suzana Melo.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp