13/12/2023 às 17h30min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h33min

RNP e CPQD abrem chamada para startups com foco em 5G e redes abertas

Empresas terão acesso à plataforma de testes do programa OpenRAN@Brasil e receberão capacitação e cerca de R$ 100 mil de apoio

Pedro Carvalho
CPQD

Campinas, 13 de dezembro de 2023 - O CPQD e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) estão convocando startups que desenvolvem aplicações 5G para colaborar com o programa OpenRAN@Brasil, que visa acelerar a produção de tecnologias de telecomunicações no país em redes abertas. As selecionadas receberão até R$ 100 mil e terão acesso à plataforma de testes baseada em Open RAN (Rede de Acesso de Rádio Aberto) para validar soluções. 

“O objetivo desta chamada é disponibilizar uma infraestrutura de pesquisa em 5G e Open RAN para que startups que estejam desenvolvendo seus produtos nessa temática possam validar e testar todas as suas hipóteses. E inclusive poder demonstrar seus produtos aos clientes. O que estamos oferecendo é um grande laboratório num ambiente real e com infraestrutura apropriada para testar as ideias das startups de como criar novos negócios. Já para o programa, o benefício é poder trazer as aplicações que vão fazer uso de infraestrutura de Open RAN 5G”, afirma a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado. 

Na prática, o programa, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, envolve pesquisa e desenvolvimento de uma rede Open RAN 5G, incluindo o controle inteligente de redes de acesso e suas aplicações. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 15 de dezembro a 15 de fevereiro de 2024. O edital estará disponível a partir desta sexta-feira (15) no site do OpenRAN@Brasil e, também, da RNP. Um webinar para tirar dúvidas sobre o processo de seleção e a iniciativa está agendado para 22 de janeiro e pode ser acessado pelo link

As startups selecionadas serão contratadas por cinco meses. Nesse período, elas poderão conduzir testes vinculados a propostas de uso da tecnologia 5G dentro do ambiente do programa, além de terem acesso a cursos de capacitação, ferramentas de experimentação – como celulares 5G e óculos de realidade aumentada, entre outros – e acompanhamento de equipes da RNP e CPQD. Em contrapartida, devem fornecer feedbacks para melhoria e evolução da plataforma – o que acaba por beneficiar também a evolução do projeto OpenRAN@Brasil.

Inicialmente, serão disponibilizados dois espaços de experimentação: um localizado na RNP, no Rio de Janeiro, e outro no CPQD, em Campinas.

Interessadas em participar devem indicar sua vertente de atuação com uso de 5G, que pode ser em educação, telecomunicações, saúde, entretenimento, agricultura, entre outras áreas. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. Na primeira, será avaliado se a participante atende aos requisitos exigidos no edital – como ser sediada no Brasil, ter situação fiscal regular, entre outros pontos – e a proposta submetida. Já a segunda etapa prevê entrevista com os responsáveis pela proposta e pela startup.

Programa OpenRAN@Brasil é dividido em três fases

Ao todo, o programa OpenRAN@Brasil é dividido em três fases. A primeira, iniciada em janeiro de 2022, envolve a pesquisa e desenvolvimento de partes de uma rede 5G aberta e desagregada em rádio (ou RAN), além da implementação de um ambiente de testes para experimentação e inovação. 

A segunda fase, iniciada em novembro de 2022, prevê a pesquisa, desenvolvimento e inovação em componentes de tecnologia da arquitetura Open RAN. Já a terceira fase prevê a expansão da plataforma de testes para diferentes regiões do país.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp