13/12/2023 às 15h04min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h31min

Caminhão Conhecendo os ODS leva atendimentos e atividades culturais para o litoral catarinense

Evento faz parte da maior itinerância em ODS das Américas e visa aproximar a população da Agenda 2030 da ONU

Bacuri Comunicação
NTICS Projetos

No dia 16 de dezembro, sábado, uma das principais iniciativas brasileiras para a difusão de conhecimento sobre sustentabilidade e de boas práticas socioeconômicas e socioambientais para o planeta, o Caminhão Conhecendo os ODS, chega a Itapoá, no litoral de Santa Catarina. O foco é  levar informações, atividades e serviços à população que tenham conexão  com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, a ONU. A ação, que espera reunir cerca de 4 mil pessoas, é realizada pela NTICS Projetos e patrocinada pela Porto Itapoá. Em outubro de 2022, o caminhão teve sua primeira passagem pela cidade, chegando a atender 1,8 mil pessoas no Porto e mais de 4 mil alunos nas ações em escolas públicas. 

O caminhão estará na Avenida das Margaridas - Próximo a Escola Nereu Ramos e, além de aproximar a população aos ODS, o projeto oferece serviços e atividades para toda a família. Os ODS reúnem diversos temas importantes como a erradicação da pobreza, os cuidados para uma saúde de qualidade, a igualdade de gênero, a erradicação da fome, a proteção social, entre outros. O projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre 169 metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU. 

“Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regenerar o planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecendo os ODS, que conta com o Caminhão como uma das principais ações que percorre dezenas de cidades, levando formas práticas das pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Estratégias e ESG da NTICS Projetos. 

Entre os dias 11 e 15 de dezembro, cerca de 2 mil alunos de escolas públicas participam de atividades educativas sobre os ODS em sala de aula. Já o caminhão chega à praça com atividades em 4 estações - cada uma sobre um ODS -, tendo exposição de fotos, textos, vídeos de realidade virtual, entre outras. Além disso, 13 tendas oferecem serviços e atividades como oficinas de compostagem, atendimentos de saúde, criação de currículos, aberturas de MEIs, oficinas de robótica, de culinária sustentável, oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, entre outras. No palco principal, também será possível acompanhar palestras, talks e ter aulas de dança, yoga, ginástica funcional, entre outras. 

“Com uma metodologia prática e didática, o Caminhão ODS dissemina o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, transformando cidadãos de Itapoá em agentes de mudança em suas comunidades. São 17 objetivos interrelacionados, que abordam os principais desafios de desenvolvimento no Brasil e no mundo. Na Porto Itapoá, incorporamos os ODS em nossa estratégia empresarial, buscando sempre fomentar iniciativas que contribuam com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável”, explica revela Patricia Dall 'Onder Diez, especialista de Responsabilidade Social.

Além da Porto Itapoá, o Caminhão Conhecendo os ODS conta com parceiros expressivos, como a nutricionista Carolina Cunha, a Secretaria de Meio Ambiente, o Movimento ODS-SC, o Atelier de Mosaico María João, a ADEA, Harmonia do Ser | Ambulatório Porto Itapoá, Escola Gees COC, a The Energy, a Casa do Cidadão e o SENAI.

Além disso, vai contar com nomes e personalidades locais que dão voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades. “A ideia é trazer agentes locais que vão ajudar a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina”, finaliza Ana Carolina.

SERVIÇO

Caminhão Conhecendo os ODS
Itapoá
16 de dezembro de 2023 - Sábado
Avenida das Margaridas - Entre a esquina da R. Lindóia com a esquina da Tv. da Paz 
Das 14h às 20h
www.conhecendoosods.com.br/caminhao



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp