13/12/2023 às 16h08min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h22min

Como as empresas podem atrair e manter talentos zennials

Horários flexíveis, autonomia, investimento em especialização e desenvolvimento profissional são algumas das prioridades hoje em dia

ManpowerGroup
Freepik

Como conquistar uma nova geração de profissionais? Esse é o desafio das empresas em escala global. Nem sempre é tarefa fácil saber lidar com futuros talentos, que possuem características diferentes das gerações anteriores e maneiras novas de pensar e agir.  

 

A geração Z, por exemplo, nascida entre 1997 e 2010, tem um perfil menos ambicioso em relação aos seus antecessores, mas busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. São jovens que cresceram e acompanharam cada evolução tecnológica, sendo estimulados pelos processos de inovação. Todos esses atributos têm forte impacto sobre seus comportamentos e ambições no mercado de trabalho, e ilustram bem os atuais desafios para atrair e reter colaboradores. 

 

“O último terço da geração Z possui grandes habilidades em comunicação digital e são imediatistas, buscam resultados rápidos. Tratando-se do mercado de trabalho, eles desejam mais que um bom salário e estabilidade. São jovens que querem contribuir em companhias que promovam uma cultura organizacional, com inclusão, responsabilidade social e promoção de valores”, explica Leandro Fernandes, People & Culture Manager no ManpowerGroup Brasil. 

 

Apesar dos pontos positivos listados, muitas organizações têm dificuldades em lidar com esse público. “Ao mesmo tempo que buscam por valorização e cultura organizacional, têm um perfil ‘desprendido’, ou seja, não necessariamente vão vestir a camisa da empresa. Eles estão mais focados em seu desenvolvimento pessoal e estilo de vida, o que pode gerar desengajamento e dificuldade para trabalhar pelas metas da organização”, complementa Fernandes. 

 

Com esses “dois lados” dos ‘jovens Z’ em mente, as empresas precisam aplicar medidas que ajudem na atração e retenção destes talentos. Pensando nisso, o ManpowerGroup Brasil separou algumas orientações para as companhias: 

 

1. Ofereça horários flexíveis  

Essa geração se habituou ao home office e ao trabalho híbrido nos últimos anos. Talvez sequer tenha vivido o expediente de oito horas diárias no escritório a que as outras gerações estão acostumadas. Isso faz com que optem por trabalhos que permitam conciliar vida pessoal e profissional. Por esse motivo, ofereça horários flexíveis, mesmo quando não é possível evitar a rotina 100% presencial.  

 

2. Invista na especialização e no desenvolvimento 

Até 2025, a geração Z será 25% da força de trabalho global, ou seja, eles representam o futuro da sua empresa. Investir no desenvolvimento desses talentos é essencial, seja por meio de treinamentos corporativos, cursos de especialização ou benefícios para incentivar os estudos e o aprimoramento. 

 

É uma iniciativa de retorno, visto que os colaboradores poderão melhorar o desempenho, aprender novas técnicas que serão aplicadas no dia a dia de trabalho, além de desenvolverem o lifelong learning (a educação e capacitação constantes). Os talentos que almejam seguir uma carreira sólida poderão aprender as técnicas e requisitos necessários para os futuros cargos. 

 

3. Permita a autonomia 

A autonomia para desenvolver suas funções e trazer novas ideias é fundamental para a geração Z. São jovens que, mesmo com diferentes personalidades, querem oferecer soluções e trazer resultados. Permita que eles desenvolvam essa segurança pessoal e contribuam positivamente em cada processo. Para isso, vale promover o desenvolvimento profissional, reconhecer e recompensar os esforços, além de incentivar a política de feedbacks. 

 

Assim, eles podem assumir responsabilidades e administrar as tarefas com firmeza, gerindo mudanças rápidas de rota, elevando a qualidade das entregas e avançando em suas carreiras. A preparação contínua para a liderança do futuro envolve promover esse protagonismo e permitir que cada um evolua à sua maneira. 

 

4. Política de feedback 

Mesmo dando liberdade para oferecer ideias e soluções, não se esqueça de guiá-los, mostrando onde os caminhos levam. Toda tomada de decisão e atividades desempenhadas precisam ser acompanhadas de um feedback, para o desenvolvimento e aprimoramento dos talentos. 

 

Procure deixar claro que as críticas não são pessoais. Ofereça recursos, opine sobre as decisões, preveja resultados e avaliem juntos as consequências. Essa comunicação aberta e sem julgamentos aumenta a confiança dos colaboradores e os encoraja, além de contribuir para uma cultura organizacional transparente. 

 
Lembre-se: uma comunicação eficiente permite entender as necessidades desses profissionais e alinhá-las com as demandas da empresa. 

 

5. Promova uma cultura organizacional forte 

A geração Z busca por locais que proporcionem uma cultura organizacional responsável e bem definida. A busca pelo ambiente de trabalho acolhedor e instigante deve estar na missão e valores das empresas. Esse é um fator primordial para que os colaboradores se envolvam na realização das tarefas e no crescimento da companhia.  

 
As empresas que desejam promover ou modernizar a sua cultura organizacional devem entender qual é a cultura atual dentro da organização, para poderem dar os próximos passos. 

 

Desenvolva a estrutura da nova cultura com todas as suas características e ramificações, compartilhe as informações com as lideranças, para que todos possam estar alinhados com as novas mudanças. A comunicação será um fator importante neste processo. Lembre-se de definir um cronograma, para que as novas medidas comecem a ser colocadas em prática. 

 
Sobre o ManpowerGroup     

O ManpowerGroup® (NYSE: MAN), empresa líder global em soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho em rápida mudança, fornecendo, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que lhes permite vencer. Desenvolvemos soluções inovadoras para centenas de milhares de organizações todos os anos, fornecendo-lhes talentos qualificados enquanto encontramos empregos significativos e sustentáveis para milhões de pessoas em uma ampla gama de setores e habilidades. Nossa família de marcas especializadas – Manpower, Experis e Talent Solutions – cria substancialmente mais valor para candidatos e clientes em mais de 75 países e territórios e faz isso há mais de 70 anos. Somos reconhecidos de forma consistente por nossa diversidade - como o melhor lugar para trabalhar para mulheres, inclusão, igualdade e deficiência e, em 2023, o ManpowerGroup foi nomeado pelo 14º ano como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo –, e tudo isso confirma nossa posição como a marca escolhida pelos talentos mais buscados no mercado.    

  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp