13/12/2023 às 16h44min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h22min

5 Maneiras de Definir uma Meta Significativa para 2024

Funcionários e gestores estão se preparando para estabelecer metas de desempenho anuais. No entanto, muitas dessas metas são frequentemente abandonadas ou esquecidas no meio do ano, confira dicas elaboradas pela especialista em RH, Camila D'Andréa

Baronesa RP
divulgação

Com o final do ano se aproximando, as solicitações para reuniões de avaliação de desempenho já estão inundando as caixas de e-mail dos profissionais, marcando o início de uma fase desafiadora. Nesse período, a ansiedade e o estresse dos funcionários aumentam, pois avaliam se conseguiram atingir ou não as metas estabelecidas.

 

Segundo especialistas, a eficácia na definição de metas está diretamente relacionada à habilidade do gestor em supervisioná-las. Contudo, essa tarefa pode demandar estratégias cuidadosas por parte dos colaboradores, conforme ressalta Camila D'Andréa, especialista em Recursos Humanos. Com mais de uma década de liderança e experiência global na área de RH, D'Andréa destaca a importância de abordagens meticulosas para garantir o sucesso na consecução das metas profissionais.

 

No cenário corporativo, é comum observar a prática de estabelecer metas a longo prazo que, infelizmente, muitas vezes são relegadas ao esquecimento, como destaca a especialista em Recursos Humanos, Camila D'Andréa: "Com muita frequência, os funcionários discutem o que gostariam de alcançar nos próximos três a cinco anos, anotam isso e, em seguida, colocam em uma prateleira." Diante do desafio de mais da metade dos colaboradores se sentirem desconectados do trabalho, D'Andréa destaca a importância de encontrar metas significativas que promovam propósito e engajamento.

 

A seguir, D'Andréa compartilha cinco passos essenciais para estabelecer metas significativas para o ano de 2024, proporcionando insights valiosos para profissionais em busca de propósito e crescimento profissional:

 

1. **Aprofunde-se:**

   - Em uma análise profunda, D'Andréa sugere que os profissionais avaliem como gastaram seu tempo no ano atual. É crucial questionar a si mesmo sobre o que deseja intensificar, interromper ou iniciar. Uma reflexão honesta sobre as atividades realizadas pode revelar áreas de interesse e potencial desenvolvimento.

 

2. **Pense no quadro geral:**

   - O conselho é não limitar o foco apenas à posição atual. D'Andréa incentiva os profissionais a ampliarem seu pensamento, considerando os desafios que os superiores hierárquicos enfrentarão em 2024. A compreensão do contexto organizacional mais amplo pode direcionar metas alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

 

3. **Olhe além do próximo ano:**

   - Diferenciando-se da abordagem convencional de planejamento a curto prazo, a especialista ressalta a importância de pensar no longo prazo. Ela encoraja profissionais a visualizarem suas aspirações de carreira a médio e longo prazo, identificando os passos necessários para alcançar esses objetivos ao longo do tempo.

 

4. **Vincule metas de desenvolvimento a metas de desempenho:**

   - Considerando a realidade corporativa onde metas de desempenho muitas vezes são vinculadas a equipes e departamentos, D'Andréa destaca a necessidade de alinhar metas de desenvolvimento pessoal às metas de desempenho da empresa. Essa conexão é vital para obter o apoio do gestor.

 

5. **Desenvolva métricas:**

   - Para garantir que as metas estabelecidas sejam mensuráveis, a especialista enfatiza a importância de incluir métricas de sucesso. Essas métricas podem variar desde indicadores financeiros, como receita e crescimento, até aspectos qualitativos, como feedback e pesquisas de satisfação do cliente.

 

Ao seguir esses passos, os profissionais não apenas moldam metas significativas para 2024, mas também adotam uma abordagem estratégica para o crescimento profissional, alinhada aos objetivos organizacionais. D'Andréa, com sua vasta experiência em Recursos Humanos, destaca que esse processo não apenas impulsiona o desempenho individual, mas também contribui para uma cultura organizacional mais positiva e engajadora.

 

Baseada em sua experiência, Camila D'Andréa destaca a importância de pensar a longo prazo: "Determine o que você quer fazer na sua carreira e construa as habilidades e experiências necessárias. Em seguida, articule claramente isso para a sua gestão, fazendo um pedido muito específico."

 

D'Andréa enfatiza a relevância de desenvolver métricas: "Não há nada de errado em ser competitivo consigo mesmo. Inclua uma maneira de medir o sucesso, seja vinculada à receita e ao crescimento ou a algo mais qualitativo, como feedback e pesquisas de satisfação do cliente."

 

Sobre sua trajetória profissional, Camila D'Andréa destaca: "Iniciei no RH há mais de uma década, liderando e implementando estratégias globais, com foco na criação e execução de programas que impulsionam o desempenho e engajamento dos colaboradores. Minha missão é cultivar uma cultura de trabalho positiva e aplicar as melhores práticas de RH para atingir as metas de negócios."

 

Ela ressalta suas competências: "Minhas competências incluem gestão de equipes, planejamento de desenvolvimento, entrega de programas e implementação de iniciativas de desenvolvimento organizacional. Tenho um histórico de sucesso na condução de processos de cultura e gestão de mudanças", finaliza a especialista. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp