13/12/2023 às 15h10min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h13min

Porque impermeabilizar no começo da obra pode inibir 85% dos problemas em construções?

Especialista explica a importância da aplicação de proteção preventiva e como agir se você já está enfrentando problemas com a umidade

Gabriela Rolon Santander
Quartzolit
Nos períodos de chuvas e o aumento das precipitações, cresce também a preocupação com os problemas causados por elas. Os temporais podem trazer infiltrações e mofo para as residências, além de causarem danos a estrutura da construção, levando até ao risco de desabamento, e também pode prejudicar a saúde dos moradores, afetando principalmente quem tem problemas respiratórios como asma, rinite, sinusite e bronquite.
 

A forma mais correta de se prevenir destes problemas é investindo em impermeabilizantes durante a construção do imóvel, desta forma é possível garantir a segurança ao ambiente de forma mais econômica. Segundo o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), estima-se que custos com uso de impermeabilizantes durante a construção representa de 1% a 3% do valor total da obra, percentual que cresce para 10% ou até 15% em caso de impermeabilizantes para uso corretivo.
 

Segundo Mateus Castro, Chefe de Produtos Varejo na Saint-Gobain Produtos para Construção, a impermeabilização preventiva impede a passagem indesejável de água e vapores, protegendo a estrutura, aumentando sua durabilidade e diminuindo custos com reparos. “Como constatado pelo IBI, a umidade corresponde a cerca de 85% dos problemas encontrados em uma construção. A impermeabilização preventiva irá evitar o mofo, que prejudica a estética do ambiente e a saúde dos moradores, além de proteger a estrutura. Porém, atualmente, vemos que em algumas construções o uso preventivo do impermeabilizante é ignorado, podendo causar diversos problemas futuros – é o famoso barato que sai caro”, explica Mateus.
 

Qual produto escolher e como aplicar
Para proteger uma construção de questões climáticas, como chuvas e o tempo úmido, o indicado é que use a solução para lajes e telhados e para paredes externas.
 

“É importante entender que cada impermeabilizante oferece solução para uma área específica, então os produtos ideais variam de acordo com sua necessidade. Para impedir infiltrações em caso de chuvas, recomendamos o uso da Super Manta Líquida Quartzolit, que garante a impermeabilização das lajes e coberturas, podendo ficar exposta e permitindo a aplicação de argamassa logo acima do produto. Já para as paredes da área externa, para que não apareçam manchas de bolor, infiltração de umidade ou danos a pintura, indicamos o uso do Parede Premium Quartzolit” explica Mateus.
 

Além dessa solução, também é importante investir em impermeabilizantes específicos para as áreas mais úmidas da casa: os banheiros e as cozinhas.
 

O que fazer se já estou com problemas de mofo e infiltração?
Como já explicado, a impermeabilização corretiva é um processo um pouco mais complicado e mais custoso do que a preventiva. O que deve ser analisado por um profissional é se a umidade já causou danos a estrutura da construção. Se não for esse o caso, existem alguns produtos que podem ajudar em casos de emergências e reparos rápidos:
 

Manta asfáltica Quartzolit: Possui acabamento em polietileno e é reforçada com não tecido de poliéster. É indicada para impermeabilizar lajes de cobertura em pequenas dimensões, áreas frias como banheiros, cozinhas, áreas de serviço, baldrames, vigas calhas e sistemas dupla de mantas.
 

Manta asfáltica alumínio Quartzolit: Indicado para pequenas lajes não transitáveis coberturas com telhas de fibrocimento ou telhas metálicas, calhas de concreto pisos de cozinha industrial e galpões.
 

Parede Premuim Quartzolit: é um impermeabilizante para paredes, indicado para a proteção de fachadas, paredes externas e muros. Ele é responsável por selar, impermeabilizar, dar acabamento e ainda ajuda a refletir o calor. Quando curado, forma uma membrana elástica e impermeável.
 

Recupera Rodapé Quartzolit: é uma argamassa polimérica indicada para impermeabilizar rodapés comprometidos pela umidade, com sinais de mofo e bolor. Deve ser aplicada diretamente sobre o reboco íntegro.
 

Fita veda tudo Quartzolit: Indicada para cobrir furos em telhas. Para sua aplicação, é indicado o uso do primer da mesma linha, que vai facilitar o processo corretivo.
 

SOBRE A SAINT-GOBAIN
Líder global em construção leve e sustentável, a Saint-Gobain projeta, fábrica e distribui materiais e serviços para os mercados de construção e indústria. Suas soluções integradas para a reforma, construção leve e descarbonização da construção e da indústria, são desenvolvidas por meio de um processo de inovação contínua e promovem sustentabilidade e performance. O compromisso do Grupo é guiado pelo seu propósito, “MAKING THE WORLD A BETTER HOME”.
  • €44.2 bilhões em vendas em 2021,
  • Mais de 167 mil colaboradores, localizados em 76 países,
  • Compromisso de alcançar a Neutralidade de Carbono até 2050
  • No Brasil: 58 fábricas, 52 centros de distribuição, 3 mineradoras, 78 lojas, 6 escritórios e 1 centro de pesquisa e desenvolvimento.
A divisão Saint-Gobain Produtos Para Construção no Brasil reúne em seu portfólio cinco marcas – Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon – que fornecem soluções completas para todas as necessidades construtivas, da fundação ao telhado, com a missão de seguir inovando e oferecendo produtos completos e integrados em um dos mercados de maior relevância do país.
 
CONTATO PARA IMPRENSA - JEFFREYGROUP
 
Marianna Dias
Tel.: (11) 3185-0800 Ext. 889 / (11) 95040-9271
E-mail: mdiasjeffreygroup܂com 
 
Gabriela Santander
Tel.: (11) 3185-0800 Ext. 889 / (11) 98510-0164
E-mail: gsantanderjeffreygroup܂com

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp