13/12/2023 às 16h02min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h07min

Ações trazem prematuridade ao foco das discussões

Ao longo de 2023, ONG Prematuridade.com atuou em diversas frentes voltadas à conscientização da problemática e na defesa dos direitos dos bebês prematuros

Viviane Soares Bucci
Predicado Comunicação
divulgação
Dezembro de 2023 - O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de prematuridade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerada a principal causa global de mortalidade infantil antes dos cinco anos, afeta cerca de 340 mil bebês anualmente no país, equivalendo a 930 nascimentos diários. Os desafios enfrentados por bebês nascidos antes das 37 semanas de gestação incluem riscos elevados de complicações de saúde, como problemas respiratórios, questões sensoriais e atraso no desenvolvimento.

Diante dessa realidade, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) tem desempenhado desde à sua fundação, em novembro de 2014, ações de sensibilização quanto às causas e consequências do parto prematuro, destacando-se por sua atuação na área de políticas públicas. Com aproximadamente dois mil profissionais cadastrados e cerca de 400 voluntários atuantes em 25 estados, a organização impacta positivamente a vida de mais de 600 famílias, a cada mês.

Ao longo de 2023, a ONG Prematuridade.com promoveu diversas campanhas para conscientizar a população sobre a problemática da prematuridade, abordando processos envolvidos na sua prevenção, bem como temas voltados à garantia de direitos dos bebês prematuros e suas famílias e sobre o desenvolvimento saudável desses bebês.  Uma das iniciativas abrangeu o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru, celebrado no dia 15 de maio, enfatizando os benefícios proporcionados pelo contato pele a pele entre bebês prematuros e seus pais.

Vacinação de bebês prematuros - A imunização de bebês prematuros foi outro ponto reforçado ao longo do ano. A ONG Prematuridade.com implementou campanhas educativas, alertando sobre a importância da vacinação nesse grupo de crianças. Em parceria com profissionais de saúde, iniciativa privada e setor público, a instituição disseminou informações sobre o calendário de vacinação específico para esse grupo e realizou ações em busca da equidade no acesso às vacinas para todos os prematuros.
Recentemente, houve a ampliação dos critérios para a aplicação da vacina combinada hexavalente (Hexa acelular -DTPa/Hib/HB/VIP) em prematuros, imunização que protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo B, poliomielite e hepatite B, em uma injeção. Por meio do Programa Nacional da Imunizações, foram ampliados os critérios de sua aplicação: agora, os nascidos com menos de 33 semanas de gestação e com 1,5 kg têm acesso a hexavalente pelo SUS – anteriormente, estava disponível para menores de 31 semanas ou com peso ao nascer menos de 1kg. A hexa pode ser encontrada nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que estão presentes em todos os estados brasileiros.

Saúde mental familiar - A saúde mental das famílias de bebês prematuros também foi questão focal trabalhada pela ONG Prematuridade.com. A organização oferece apoio psicológico para famílias e profissionais da Neonatologia, contribuindo para que possam lidar com os desafios decorrentes da jornada da prematuridade e, assim, minimizando danos relativos a essa experiência.

Enfrentamento à prematuridade - Na reta final de 2023, e à frente da campanha “Novembro Roxo”, a ONG reforçou o compromisso com a causa através de iniciativas online e presenciais, que aconteceram em todo o Brasil. A campanha global do Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro), que impactou mais de 77 milhões de pessoas, teve como tema “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares” buscou chamar a atenção da sociedade sobre a questão por meio de simpósios, caminhadas, palestras, iluminações de espaços públicos e presença em cenários políticos, como a Câmara Federal e Assembleias Legislativas.

“Nossa missão vai além da sensibilização da sociedade. Temos o papel de construir pontes entre os atores envolvidos na diminuição dos casos de prematuridade e nos que que impactam diretamente na vida dos prematuros e das famílias.  Em 2024 seguiremos ampliando esse trabalho, bem como nossas ações de apoio concreto as famílias e pela garantia de que, cada vez mais, seus direitos à Saúde e à justiça social sejam garantidos”, enfatiza Denise.

Sobre a ONG Prematuridade.com -  A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e de suas famílias. A ONG é referência para ações voltadas à prematuridade e representa o Brasil em iniciativas e redes globais que visam o cuidado à saúde materna e neonatal. A organização desenvolve ações políticas e sociais, bem como projetos em parceria com a iniciativa privada, tais como campanhas de conscientização, ações beneficentes, capacitação de profissionais de saúde, colaboração em pesquisas, aconselhamento jurídico e acolhimento às famílias, entre outras.

Assessoria de Imprensa
Predicado Comunicação
Fátima Costa – [email protected] (11) 9 9748-1732 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Igor Guedes- [email protected] (11) 9 9571-7400 WhatsApp

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp