Capistas, tradutores, editores, diagramadores, designers falam sobre os bastidores das publicações de uma editora. Nomes como Fabrício Carpinejar, Eduardo Lacerda, Pedro Inoüe, Lira Neto, Sérgio Molina e outros profissionais falam sobre a construção do livro no auditório das Edições Sesc São Paulo
Também foi desenvolvido um jogo de videogame especialmente para que os visitantes entendam todas as etapas da produção de um livro
As Edições Sesc São Paulo participam, pela sexta vez, da 24ª Bienal do Livro de SP, durante os dias 26 de agosto a 4 de setembro de 2016, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A editora traz em seu estande o tema Mundo editorial com a participação de cerca de 50 profissionais como escritores, editores, capistas, diagramadores, designers, tradutores, muitos deles premiados em suas áreas, para contar mais detalhes sobre o processo de desenvolvimento de um livro.
Videogame e mesas temáticas
Entre os destaques da programação está o Monte o seu livro, um jogo interativo em que o público pode simular o processo de criação de um livro e de forma lúdica e educativa compreender o processo de produção, escolhendo formato, capa e miolo. Entre os destaques da programação, estão os debates sobre os bastidores de publicações. As mesas temáticas Quem é o Tradutor?, Quem é o Autor?, Quem é o Designer?, Quem é o Capista?, Quem é o editor?, O que é tipografia?, trazem nomes como Mamede Jarouche (tradudor das Mil e uma noites diretamente do árabe para o português), os escritores Fabrício Carpinejar, Marcelino Freire, Lira Neto (biógrafo de Juscelino Kubitschek), e também os designers Pedro Inoüe, André Lima, Gustavo Piquera, Vitor Burton e Raquel Matsushita.
A programação segue com as mesas Filho de Peixe, uma conversa entre o pai Edgard e seu filho Daniel Scandurra, sobre as trocas culturais e relações entre as gerações, passando pela música, pelos gostos, trocas e aprendizados entre ambos. O encontro também contará com uma ‘palhinha’ musical da dupla. A mediação fica por conta de José Carlos Ferrigno, autor dos livros Coeducação entre gerações e Conflito e cooperação entre gerações; a mesa Livro digital, etc. e tal, com Camila Cabete, Jézio Gutierre e Tiago Ferro; e Divulgação internacional da língua portuguesa: cenário e ações, que trata da expansão da língua portuguesa no mundo e discute o cenário para comercialização e venda de conteúdo nesse idioma em diversos países. Participam Gilvan Müller de Oliveira, Susanna Florissi e João Hilton Sayeg de Siqueira.
Publicações das Edições Sesc São Paulo na Bienal
Parte da programação foi organizada de modo alusivo aos livros publicados pelas Edições Sesc São Paulo, como a esquete de palhaços Palhaçarias, com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro, criada a partir do livro O atormentador, do autor Philippe Gaulier. Outro exemplo é a série de apresentações intitulada Repertórios: Cartola, Pixinguinha e Garoto, com um grupo de choro comandado por Roberta Valente, apresentando músicas desses compositores e fazendo referência aos três livros publicados pela editora.
Na mesa Quem é o capista?, Luís Bueno, o autor de Capas de Santa Rosa, fala sobre Tomás de Santa Rosa, artista pioneiro na criação de capas e ilustrações de livros publicados no Brasil; o cenógrafo e figurinista José de Anchieta discorre sobre sua obra Cenograficamente: da cenografia ao figurino, com atores desfilando algumas de suas criações com o objetivo de aproximar o público da obra; e o sociólogo Rodrigo Gerace trata do sexo no cinema em palestra sobre o livro Cinema explícito: representações cinematográficas do sexo. E ainda, com participação de Fábio Henrique Nunes Medeiros, organizador do livro Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces e o artista Valdeck de Garanhuns, haverá a Contação de histórias: lendas brasileiras, sobre os mitos que habitam o imaginário brasileiro ao longo de gerações, com a apresentação do teatro de mamulengos de Valdeck.
O livro no mundo contemporâneo
As Edições também promovem bate-papos com o que tem de mais contemporâneo no mundo editorial, buscando contemplar, deste modo, as mais novas vertentes de atuação do universo do livro. Nos Laboratórios booktuber, alguns dos booktubers mais conhecidos atualmente como Tatiana Feltrin (canal Tiny Little Things), Eduardo Cilto (Perdido nos Livros) e Pâmela Gonçalves (Garota It), se apresentam no auditório das Edições Sesc em meio a uma ambientação que simula os espaços onde eles produzem seus vídeos, para falar de suas trajetórias. Os booktubers têm seus próprios canais no Youtube, onde transmitem vídeos com dicas literárias, resenhas e críticas de livros para milhares de seguidores. As conversas serão mediadas por Laura Bacellar e Welington Andrade.
O Sesc na Bienal
Além do estande da editora, o Sesc estará na Bienal como curador do Salão de Ideias, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Instituto Itaú Cultural, e com duas unidades móveis do BiblioSesc, - Praça da Palavra e Praça de Histórias. Nesses espaços, além do contato com muitos livros, o visitante encontrará uma programação que estimula a troca de experiências literárias, culturais e educativas. Neles, o público pode assistir contações de histórias, espetáculos de música e literatura, entre outros.
Sobre a 24ª Bienal do Livro
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras com a presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates. O tema deste ano é Histórias em Todos os Sentidos e a Bienal traz programação para toda a família. São diversos espaços para serem explorados, começando pela Arena Cultural, com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, bate-papos e palestras. Focado no público infantil, o Espaço Mauricio de Sousa traz atividades interativas e uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica.
Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição, com curadoria do chef André Boccato, o espaço une culinária, literatura e cultura. Com um foco nos profissionais do livro, o Espaço Ignácio de Loyola Brandão traz debates institucionais com assuntos voltados a políticas públicas, direitos autorais, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro, entre outros. Programação completa pelo site: www.bienaldolivrosp.com.br.
As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria
Os e-books das Edições Sesc São Paulo podem encontrados em livrarias virtuais como: Amazon, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Kobo e Apple Store
SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Segmento editorial do Sesc, as Edições Sesc São Paulo têm o intuito de expandir o campo de ação da instituição, atendendo a um público cada vez mais amplo. Seu catálogo abrange diversas áreas do conhecimento, com ênfase em artes e ciências humanas, tendo a programação artístico-cultural e educativa do Sesc como uma das principais fontes de conteúdos da editora. Além dos títulos impressos, a editora já iniciou a digitalização de seu acervo. O objetivo é ter, em breve, todo o catálogo em e-books.
PROGRAMAÇÃO
26 de agosto (sexta-feira)
14h e 18h - Repertórios: Pixinguinha, Cartola e Garoto
Com Roberta Valente, Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro e Carmen Queiroz
16h – Laboratório Booktuber
Com Tatiana Feltrin. Mediação: Laura Bacellar.
19h30 – Livro digital, etc. e tal
Com Camila Cabete, Jézio Gutierre e Tiago Ferro
27 de agosto (sábado)
10h às 15h – Monte seu livro – Game interativo
16h – Laboratório Booktuber
Com Tatiana Feltrin. Mediação: Welington Andrade.
18h – Palhaçarias
Com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro. Participação: Marcelo Gomes. Direção: Lana Sultani.
19h30 – Mesa - Mitologias, sagas e afins
Com Marcello Oliveira Costa, Reginaldo Prandi e Laura Bacellar
28 de agosto (domingo)
10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo
16h – Laboratório Booktuber
Com Eduardo Cilto. Mediação: Welington Andrade.
18h – Cenografia e Figurino
Com José de Anchieta, cenógrafo e figurinista, autor de O que é cenografia: da cenografia ao figurino
29 de agosto (segunda-feira)
10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo
16h – Laboratório Booktuber
Com Eduardo Cilto. Mediação: Laura Bacellar.
18h – Palhaçarias
Com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro. Participação: Marcelo Gomes. Direção: Lana Sultani.
30 de agosto (terça-feira)
10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo
16h – Mesa- Divulgação internacional da língua portuguesa: cenário e ações
Com Gilvan Müller de Oliveira, Susanna Florissi e João Hilton Sayeg de Siqueira
18h – Palhaçarias
Com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro. Participação: Marcelo Gomes. Direção: Lana Sultani.
31 de agosto (quarta-feira)
10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo
16h e 19h30 - Repertórios: Pixinguinha, Cartola e Garoto
Com Roberta Valente, Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro e Carmen Queiroz
18h – Mesa - Filho de Peixe
Edgard e Daniel Scandurra (banda Pequeno Cidadão) e mediação de José Carlos Ferrigno
01 de setembro (quinta-feira)
10h às 15h – Monte seu livro –Jogo interativo
16h – Contação de histórias: lendas brasileiras
Com Fábio Henrique Nunes Medeiros e Valdeck de Garanhuns
18h - Mesa Quem é o Tradutor?
Com Érico Assis, Mamede Jarouche, Sérgio Molina e mediação de Daniel Gil Lopes
19h30 – Cinema explícito (+18)
Com Rodrigo Gerace
02 de setembro (sexta-feira)
10h às 15h – Monte seu livro –Jogo interativo
16h – Mesa “O que é Tipografia?”
Com Marcos Mello e Cláudio Rocha e mediação de Fabrício Carpinejar
18h – Mesa “Quem é o Autor?”
Com Lira Neto, Marcelino Freire e Fabrício Carpinejar
19h30 – Mesa “Quem é o Editor?”
Com Pedro Almeida, Rogério de Campos, Eduardo Lacerda, Plínio Martins e mediação de Fabrício Carpinejar
03 de setembro (sábado)
10h às 15h – Monte seu livro –Jogo interativo
16h – Mesa “Quem é o Designer?”
Com Pedro Inoüe, André Lima e mediação de Raquel Matsushita
18h – Laboratório Booktuber
Com Pam Gonçalves. Mediação: Welington Andrade.
19h30 – Mesa “Quem é o Capista?”
Com Gustavo Piqueira, Luís Bueno, Victor Burton e mediação de Raquel Matsushita
04 de setembro (domingo)
10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo
16h – Palavra Ocupação - Teatro
Com Cia. do Tijolo
18h – Laboratório Booktuber
Com Pam Gonçalves. Mediação: Laura Bacellar.
SERVIÇO
Edições Sesc São Paulo na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Local do estande: entre as ruas G e H
26 de agosto a 04 de setembro de 2016
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
02012-021 São Paulo – SP
www.bienaldolivrosp.com.br
Ingressos
Os visitantes podem fazer a compra antecipada pelo site www.bienaldolivrosp.com.br, ou pontos físicos da Tickets For Fun. Até 25 de agosto, serão disponibilizados três pacotes com descontos especiais:
Pacote Galerinha: Compre 10 ingressos meias-entradas e ganhe 10% de desconto;
Pacote Galera: Compre 5 ingressos inteiros e ganhe 20% de desconto;
Pacote Família: Compre 3 ingressos inteiros e ganha 10%.
Compras pelo site: http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=pdv