15/08/2016 às 12h56min - Atualizada em 15/08/2016 às 12h58min

Edições Sesc São Paulo participam da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

O mundo editorial é tema do espaço das Edições Sesc São Paulo na Bienal. A editora leva cerca de 50 profissionais ligados ao universo do livro para participar das mesas, shows, esquetes de teatro e conversas com o público

Buriti Comunicação
Divulgação

Capistas, tradutores, editores, diagramadores, designers falam sobre os bastidores das publicações de uma editora. Nomes como Fabrício Carpinejar, Eduardo Lacerda, Pedro Inoüe, Lira Neto, Sérgio Molina e outros profissionais falam sobre a construção do livro no auditório das Edições Sesc São Paulo

 

 Também foi desenvolvido um jogo de videogame especialmente para que os visitantes entendam todas as etapas da produção de um livro

 

As Edições Sesc São Paulo participam, pela sexta vez, da 24ª Bienal do Livro de SP, durante os dias 26 de agosto a 4 de setembro de 2016, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A editora traz em seu estande o tema Mundo editorial com a participação de cerca de 50 profissionais como  escritores, editores, capistas, diagramadores, designers, tradutores, muitos deles premiados em suas áreas, para contar mais detalhes sobre o processo de desenvolvimento de um livro.

 

Videogame e mesas temáticas

Entre os destaques da programação está o Monte o seu livro, um jogo interativo em que o público pode simular o processo de criação de um livro e de forma lúdica e educativa compreender o processo de produção, escolhendo formato, capa e miolo. Entre os destaques da programação, estão os debates sobre os bastidores de publicações. As mesas temáticas Quem é o Tradutor?, Quem é o Autor?, Quem é o Designer?, Quem é o Capista?, Quem é o editor?, O que é tipografia?, trazem nomes como Mamede Jarouche (tradudor das Mil e uma noites diretamente do árabe para o português), os escritores Fabrício Carpinejar, Marcelino Freire, Lira Neto (biógrafo de Juscelino Kubitschek), e também os designers  Pedro Inoüe, André Lima, Gustavo Piquera, Vitor Burton e Raquel Matsushita.

 

A programação segue com as mesas Filho de Peixe, uma conversa entre o pai Edgard e seu filho Daniel Scandurra, sobre as trocas culturais e  relações entre as gerações, passando pela música, pelos gostos, trocas e aprendizados entre ambos. O encontro também contará com uma ‘palhinha’ musical da dupla.  A mediação fica por conta de José Carlos Ferrigno, autor dos livros Coeducação entre gerações e Conflito e cooperação entre gerações; a mesa Livro digital, etc. e tal, com Camila Cabete, Jézio Gutierre e Tiago Ferro; e Divulgação internacional da língua portuguesa: cenário e ações, que trata da expansão da língua portuguesa no mundo e discute o cenário para comercialização e venda de conteúdo nesse idioma em diversos países. Participam Gilvan Müller de Oliveira, Susanna Florissi e João Hilton Sayeg de Siqueira.

 

Publicações das Edições Sesc São Paulo na Bienal

Parte da programação foi organizada de modo alusivo aos livros publicados pelas Edições Sesc São Paulo, como a esquete de palhaços Palhaçarias, com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro, criada a partir do livro O atormentador, do autor Philippe Gaulier. Outro exemplo é a série de apresentações intitulada Repertórios: Cartola, Pixinguinha e Garoto, com um grupo de choro comandado por Roberta Valente, apresentando músicas desses compositores e fazendo referência aos três livros publicados pela editora.

 

Na mesa Quem é o capista?, Luís Bueno, o autor de Capas de Santa Rosa, fala sobre Tomás de Santa Rosa, artista pioneiro na criação de capas e ilustrações de livros publicados no Brasil; o cenógrafo e figurinista José de Anchieta discorre sobre sua obra Cenograficamente: da cenografia ao figurino, com atores desfilando algumas de suas criações com o objetivo de aproximar o público da obra; e o sociólogo Rodrigo Gerace trata do sexo no cinema em palestra sobre o livro Cinema explícito: representações cinematográficas do sexo. E ainda, com participação de Fábio Henrique Nunes Medeiros, organizador do livro Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces e o artista Valdeck de Garanhuns, haverá a Contação de histórias: lendas brasileiras, sobre os mitos que habitam o imaginário brasileiro ao longo de gerações, com a apresentação do teatro de mamulengos de Valdeck.

 

O livro no mundo contemporâneo

As Edições também promovem bate-papos com o que tem de mais contemporâneo no mundo editorial, buscando contemplar, deste modo, as mais novas vertentes de atuação do universo do livro. Nos Laboratórios booktuber, alguns dos booktubers mais conhecidos atualmente como Tatiana Feltrin (canal Tiny Little Things), Eduardo Cilto (Perdido nos Livros) e Pâmela Gonçalves (Garota It), se apresentam no auditório das Edições Sesc em meio a uma ambientação que simula os espaços onde eles produzem seus vídeos, para falar de suas trajetórias. Os booktubers têm seus próprios canais no Youtube, onde transmitem vídeos com dicas literárias, resenhas e críticas de livros para milhares de seguidores. As conversas serão mediadas por Laura Bacellar e Welington Andrade.

 

O Sesc na Bienal

Além do estande da editora, o Sesc estará na Bienal como curador do Salão de Ideias, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Instituto Itaú Cultural, e com duas unidades móveis do BiblioSesc, - Praça da Palavra e Praça de Histórias. Nesses espaços, além do contato com muitos livros, o visitante encontrará uma programação que estimula a troca de experiências literárias, culturais e educativas. Neles, o público pode assistir contações de histórias, espetáculos de música e literatura, entre outros.

 

Sobre a 24ª Bienal do Livro

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras com a presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates. O tema deste ano é Histórias em Todos os Sentidos e a Bienal traz programação para toda a família. São diversos espaços para serem explorados, começando pela Arena Cultural, com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, bate-papos e palestras. Focado no público infantil, o Espaço Mauricio de Sousa traz atividades interativas e uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica.

 

Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição, com curadoria do chef André Boccato, o espaço une culinária, literatura e cultura.  Com um foco nos profissionais do livro, o Espaço Ignácio de Loyola Brandão traz debates institucionais com assuntos voltados a políticas públicas, direitos autorais, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro, entre outros. Programação completa pelo site: www.bienaldolivrosp.com.br.

As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria

 

Os  e-books das Edições Sesc São Paulo podem encontrados em livrarias virtuais como: Amazon, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Kobo e Apple Store

 

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Segmento editorial do Sesc, as Edições Sesc São Paulo têm o intuito de expandir o campo de ação da instituição, atendendo a um público cada vez mais amplo. Seu catálogo abrange diversas áreas do conhecimento, com ênfase em artes e ciências humanas, tendo a programação artístico-cultural e educativa do Sesc como uma das principais fontes de conteúdos da editora. Além dos títulos impressos, a editora já iniciou a digitalização de seu acervo. O objetivo é ter, em breve, todo o catálogo em e-books.

 

PROGRAMAÇÃO

 

26 de agosto (sexta-feira)

14h e 18h - Repertórios: Pixinguinha, Cartola e Garoto

Com Roberta Valente, Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro e Carmen Queiroz

16h – Laboratório Booktuber

Com Tatiana Feltrin. Mediação: Laura Bacellar.

19h30 – Livro digital, etc. e tal

Com Camila Cabete, Jézio Gutierre e Tiago Ferro

 

27 de agosto (sábado)

10h às 15h – Monte seu livro – Game interativo

16h – Laboratório Booktuber

Com Tatiana Feltrin. Mediação: Welington Andrade.

18h – Palhaçarias

Com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro. Participação: Marcelo Gomes. Direção: Lana Sultani.

19h30 – Mesa - Mitologias, sagas e afins

Com Marcello Oliveira Costa, Reginaldo Prandi e Laura Bacellar

 

28 de agosto (domingo)

10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo

16h – Laboratório Booktuber

Com Eduardo Cilto. Mediação: Welington Andrade.

18h – Cenografia e Figurino

Com José de Anchieta, cenógrafo e figurinista, autor de O que é cenografia: da cenografia ao figurino

 

29 de agosto (segunda-feira)

10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo

16h – Laboratório Booktuber

Com Eduardo Cilto. Mediação: Laura Bacellar.

18h – Palhaçarias

Com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro. Participação: Marcelo Gomes. Direção: Lana Sultani.

 

30 de agosto (terça-feira)

10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo

16h – Mesa- Divulgação internacional da língua portuguesa: cenário e ações

Com Gilvan Müller de Oliveira, Susanna Florissi e João Hilton Sayeg de Siqueira

18h – Palhaçarias

Com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro. Participação: Marcelo Gomes. Direção: Lana Sultani.

 

31 de agosto (quarta-feira)

10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo

16h e 19h30 - Repertórios: Pixinguinha, Cartola e Garoto

Com Roberta Valente, Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro e Carmen Queiroz

18h – Mesa - Filho de Peixe

Edgard e Daniel Scandurra  (banda Pequeno Cidadão) e mediação de José Carlos Ferrigno

 

01 de setembro (quinta-feira)

10h às 15h – Monte seu livro –Jogo interativo

16h – Contação de histórias: lendas brasileiras

Com Fábio Henrique Nunes Medeiros e Valdeck de Garanhuns

18h - Mesa Quem é o Tradutor?

Com Érico Assis, Mamede Jarouche, Sérgio Molina e mediação de Daniel Gil Lopes

19h30 – Cinema explícito (+18)

Com Rodrigo Gerace

 

02 de setembro (sexta-feira)

10h às 15h – Monte seu livro –Jogo interativo

16h – Mesa “O que é Tipografia?”

Com Marcos Mello e Cláudio Rocha e mediação de Fabrício Carpinejar

18h – Mesa “Quem é o Autor?”

Com Lira Neto, Marcelino Freire e Fabrício Carpinejar

19h30 – Mesa “Quem é o Editor?”

Com Pedro Almeida, Rogério de Campos, Eduardo Lacerda, Plínio Martins e mediação de Fabrício Carpinejar

 

03 de setembro (sábado)

10h às 15h – Monte seu livro –Jogo interativo

16h – Mesa “Quem é o Designer?”

Com Pedro Inoüe, André Lima e mediação de Raquel Matsushita

18h – Laboratório Booktuber

Com Pam Gonçalves. Mediação: Welington Andrade.

19h30 – Mesa “Quem é o Capista?”

Com Gustavo Piqueira, Luís Bueno, Victor Burton e mediação de Raquel Matsushita

 

04 de setembro (domingo)

10h às 15h – Monte seu livro – Jogo interativo

16h – Palavra Ocupação - Teatro

Com Cia. do Tijolo

18h – Laboratório Booktuber

Com Pam Gonçalves. Mediação: Laura Bacellar.

 

SERVIÇO
Edições Sesc São Paulo na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Local do estande: entre as ruas G e H
26 de agosto a 04 de setembro de 2016
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
02012-021 São Paulo – SP
www.bienaldolivrosp.com.br

Ingressos
Os visitantes podem fazer a compra antecipada pelo site www.bienaldolivrosp.com.br, ou pontos físicos da Tickets For Fun.  Até 25 de agosto, serão disponibilizados três pacotes com descontos especiais:
Pacote Galerinha: Compre 10 ingressos meias-entradas e ganhe 10% de desconto; 
Pacote Galera: Compre 5 ingressos inteiros e ganhe 20% de desconto;
Pacote Família: Compre 3 ingressos inteiros e ganha 10%.

Compras pelo site: http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=pdv

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »