13/12/2023 às 14h08min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h03min

Como manter uma dieta saudável durante as festas de confraternização?  

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Unisa, Juliana Tieko Kato, dá dicas para um cardápio equilibrado 

Unisa
Divulgação

Com a proximidade das festas de fim de ano a preocupação é sempre a mesma, como manter a dieta nessa época? São reuniões, confraternizações, amigos secretos, happy hour, ceia de Natal e Réveillon e, tudo isso, regado a muita comida. No período, ainda, se observa um aumento do consumo de bebidas alcoólicas e uma redução na prática de exercícios físicos.  

A mudança de rotina, em decorrência das comemorações, pode comprometer a alimentação de qualidade, por isso, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Santo Amaro (Unisa), Juliana Tieko Kato, explica como sobreviver a essa época do ano temida por muitos. “É importante celebrar e a comida faz parte deste momento e não deve ser percebida como um sabotador ou muito menos inimiga de uma alimentação saudável”, comenta a nutricionista.  

Para aproveita o momento de celebração, Juliana elencou algumas dicas para aliar uma alimentação prazerosa e saudável, como:  

Nas confraternizações em restaurantes evite o serviço de rodízio. “Ataque a primeira pedra, quem nunca saiu do restaurante, sentido que comeu mais do que o necessário” “Há uma sensação de permissividade, onde vou me permitir comer tudo que posso”, pontua Tieko. Outra recomendação da nutricionista é aproveitar a companhia das pessoas que estão presentes nos momentos das refeições. “Não tenha pressa, coma devagar e saboreie os alimentos, isso também ajuda na sensação de saciedade”, completa a especialista.  

Para aqueles que vão participar de reuniões ou as ceias em casa, a dica de ouro é planejar. Ela recomenda pensar com cuidado no cardápio que irá preparar, optar por pratos variados, desde os mais leves até aqueles que você não abre mão de fazer nesta época. Ela indica usar a criatividade para fazer receitas fora do convencional, como inserir mais alimentos in natura nas refeições. Calcular uma quantidade de comida proporcional ao número de convidados, assim evita as sobras de um dia para o outro e o desperdício.  

No cardápio das sobremesas prefira aquelas que levam frutas em seu preparo. Cuidado com o pensamento: já que para aproveitar para comer tudo que posso e amanhã compenso. Observe também as opções de pratos, e com base nisso, escolha a que mais lhe agrada, e evite experimentar um pouco de cada.  

Atenção para o horário das refeições, nesta época é comum a alteração na rotina alimentar, fique atento para não ficar longos períodos sem comer. Não descuide do consumo de água e não vá aos eventos com fome. Procure fazer apenas um prato, não se sirva a todo momento. Por fim, cuidado com as bebidas alcóolicas, lembre-se que elas também são calóricas e algumas são acrescidas de açúcar. Estabeleça um limite.  

Sobre a Universidade Santo Amaro (Unisa)  
Com 55 anos de atuação, a Universidade Santo Amaro – Unisa está entre as principais Instituições de ensino privado do país, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima, conceito cinco. Atualmente, a Unisa oferece mais de 700 cursos Presencias e A Distância (EAD), entre Graduação, Pós-Graduação — Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado — e Cursos Livres. Ao todo, são mais de 40 mil alunos em 4 campi no estado de São Paulo e 450 Polos de Apoio EAD em todo o Brasil.  Com o propósito de transformar e contribuir para uma sociedade justa, igualitária e sustentável, a Unisa investe em pesquisas e projetos de responsabilidade social. Anualmente, a Instituição realiza mais 500 mil atendimentos à comunidade.   

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp