13/12/2023 às 18h38min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h00min

Comércio celebra quarta redução da Selic no ano e avalia impactos para 2024

Para a CDL/BH a queda da taxa básica de juros pode colocar o Brasil na rota de investimentos estrangeiros, elevar a renda das famílias e impulsionar o varejo

CDL/BH - Assessoria de Imprensa
www.cdlbh.com.br
Divulgação
A nova redução da taxa Selic, anunciada há pouco pelo Banco Central, confirma a trajetória positiva do ambiente inflacionário ao longo do ano. Na perspectiva do setor de comércio e serviços da capital mineira, a queda da taxa básica de juros do país abre caminho para uma recuperação econômica gradual em 2024.

“O segundo semestre de 2023 foi marcado pela expansão da indústria e do consumo das famílias, sustentado pelo mercado de trabalho resiliente e também pela desaceleração dos preços livres, que são aqueles mais sensíveis às mudanças econômicas como, por exemplo, despesas com alimentação, habitação, vestuário, que são regulados conforme a oferta e demanda”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

Ainda na perspectiva do dirigente, a quarta redução consecutiva da Selic, irá favorecer o país em aspectos como atração de investimentos estrangeiros, expansão do crédito, do varejo e elevação da renda das famílias. “O Brasil possui grandes oportunidades para 2024, afinal, as empresas mundiais querem diversificar seus fornecedores e reduzir a dependência de países específicos, especialmente aqueles diretamente ligados às tensões geopolíticas. Isso nos traz chances de um reposicionamento nas cadeias globais de suprimentos, aumento dos postos de trabalho, expansão do crédito, das vendas do varejo e aumento da renda, já que o corte nos juros impacta o poder de compra das famílias”, avalia Souza e Silva.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp