11/12/2023 às 11h25min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h09min

Animais de estimação e fogos de artifício: como lidar com o medo e a ansiedade no fim de ano

Cães e gatos possuem a audição extremamente sensível, por esse motivo, as celebrações das festas de final de ano com fogos de artifício, acabam se tornando um momento desagradável para eles

Fernanda de Souza Martins
Shutter

Cães e gatos possuem a audição extremamente sensível, por esse motivo, as celebrações das festas de final de ano com fogos de artifício, acabam se tornando um momento desagradável para eles. O estresse causado aos animais pode acarretar comportamentos atípicos e até mesmo em fugas, alerta a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec.

De acordo com Stefanie, os sons gerados pelos fogos de artifício podem ser interpretados como ameaçadores, e desencadear medo e agitação nos pets. “O animal pode apresentar inquietação, latidos excessivos, aumento de frequência cardíaca e respiratória, procurar por esconderijos, entre outros sinais. Por isso, é importante compreender essas reações para adotar estratégias adequadas e garantir o bem-estar dos animais nestas datas”.

A médica-veterinária enfatiza a importância de evitar que os pets fiquem sozinhos durante eventos com fogos de artifício, para que sejam evitados acidentes com ferimentos e possíveis fugas. Nesse contexto, a profissional sugere como uma alternativa mais segura, caso o pet não possa estar com seu tutor, hotéis especializados em cuidados para cães ou gatos. Esses estabelecimentos contam com equipes preparadas para oferecer suporte durante as comemorações de final de ano.

"Os tutores também podem adotar medidas para que o animal se sinta seguro e protegido durante a queima de fogos. Recomenda-se preparar um local onde ele possa se abrigar, tirar do alcance objetos que podem causar acidentes e tentar abafar o som externo fechando janelas e portas. Além disso, expressar carinho e fornecer conforto é fundamental nesses momentos desafiadores. Em situações mais graves, aconselhamos buscar a orientação de um veterinário, que poderá prescrever medicamentos apropriados ou técnicas de treinamento especializadas, visando auxiliar o manejo do estresse do animal de maneira mais efetiva", finaliza a coordenadora de produtos pet da Syntec.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 20 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e vacinas animais. Para mais informações acesse:


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp