11/12/2023 às 18h34min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h05min

De risoto à caipirinha: cinco receitas para conhecer a versatilidade do caju

Perfeita para ser saboreada nos dias quentes, a fruta também pode ser protagonista de pratos doces, salgados e até de drinks cheios de personalidade

Bruna Camilo
Kwai
Kwai

Fruto típico do Nordeste brasileiro, o caju, que é conhecido por sua polpa suculenta e sabor adocicado e marcante, o caju pode ser consumido in natura e o que pouca gente sabe é que ele pode também proporcionar possibilidades culinárias inusitadas e muito gostosas. Por isso, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, selecionou receitas feitas pelos criadores de conteúdo da plataforma para saborear o caju como nunca antes. Confira!

Risoto de carne de caju
A carne de caju é uma opção bem conhecida pelos veganos, já que é um ótimo substituto para quem não consome alimentos de origem animal, como mostra o vídeo do Mano Veganu, perfil que já tem mais de 9 milhões de curtidas no aplicativo e foi criado por Vitor Brunow para democratizar o veganismo, falar sobre bem-estar e ensinar receitas práticas. Após encontrar uma receita no Kwai de carne de caju, o criador de conteúdo de gastronomia decidiu inovar e fazer um incrível risoto de carne de caju. No vídeo, além do passo a passo para fazer a suculenta carne, Vitor mostra como fazer o risoto, que leva um delicioso caldo de legumes caseiro com abobrinha, cenoura, batata e repolho, além de salsa e cebolinha.

Bolo de caju 
Um bolinho é sempre bem-vindo, não é mesmo? Ainda mais se for um bolo de caju, que combina a doçura e a suculência da fruta tropical com a textura macia e reconfortante do quitute. Na receita da Cristina Morais, que tem mais de 108,6 mil curtidas no Kwai, os ingredientes são: açúcar, farinha de trigo, margarina, ovos, polpa concentrada de caju e fermento em pó. Para começar o preparo, bata as claras em neve e reserve. Depois, misture as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma massa homogênea. Em seguida, acrescente o suco de caju e a farinha de trigo aos poucos, sem parar de bater. Por último, adicione as claras em neve e o fermento, mexa até ficar uniforme, despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno. O resultado é um bolo fofo e maravilhoso!

A iguaria do doce de caju
Claro que, nessa lista, não pode faltar o doce de caju, uma receita simples e deliciosa que vai agradar o seu paladar. A criadora de conteúdo de gastronomia Vivian Carvalho, que tem mais de 3,4 milhões de curtidas na plataforma, mostra o passo a passo para fazer essa iguaria em uma panela de pressão com apenas quatro ingredientes: caju, açúcar, cravo-da-índia e canela. A dica é cortar a fruta em pedaços e espremer seu suco, que também será utilizado, antes de começar a cozinhar, isso vai contribuir para o caldo maravilhoso do doce.

Mousse de caju com três ingredientes
A receita da mousse de caju é uma opção deliciosa e refrescante para quem busca uma sobremesa tropical, fácil de fazer e cheia de sabor. A Ingrid Alves, que tem mais de 505,8 mil curtidas no Kwai, mostra como fazer uma receita maravilhosa com apenas quatro ingredientes. Para isso, basta misturar, em um liquidificador, creme de leite, leite condensado, suco de limão e suco de caju concentrado. Depois que estiver uniforme, despeje a mistura em um recipiente, leve ao freezer para firmar e pronto, é só aproveitar e saborear!

Caipirinha de caju
Além de sobremesas e pratos salgados, o caju também é um ótimo ingrediente para fazer caipirinhas. A Ivalda Santos, que tem mais de 21,2 milhões de curtidas no Kwai, mostra um passo a passo da caipirinha de caju, que é bem semelhante ao da caipirinha de limão! Basta colocar, em um recipiente, o caju em pedaços com o açúcar e amassar bem para ter caldo. Depois, adicione cachaça, gelo, água com gás e mexa bem.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp