12/12/2023 às 09h28min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h03min

Instituto João Cláudio promove evento gratuito para se movimentar pela saúde e prevenção

Evento também presta homenagem ao médico e cientista Kenneth Cooper, criador do método Cooper

Gabriela Nebot
divulgação
No próximo domingo, dia 17 de dezembro, o Instituto João Cláudio promove, em Santos, um dia especial para se movimentar pela saúde e prevenção. O evento Saúde em Movimento acontece a partir das 10 horas, na faixa de areia em frente à Praça das Bandeiras, no Gonzaga.

A ocasião também fará uma homenagem ao médico e cientista americano Kenneth Cooper, responsável pela metodologia de treino Cooper e autor do livro Aerobics (1968), que deu origem à ginástica aeróbica.
“Em 1983, eu tive a honra de trazer o Dr. Cooper a Santos para uma série de palestras e uma corrida em sua homenagem”, relembra o educador físico João Cláudio Alencastro Guimarães, organizador do evento. “Para comemorar os 40 anos da vinda do Dr. Cooper à cidade, vamos realizar esse grande evento com a participação da equipe de ginástica aeróbica do São Paulo Futebol Clube”.

O evento é aberto a pessoas de todas as idades, esportistas ou não. “O objetivo é mostrar a importância de uma vida mais saudável, longe de doenças e de medicamentos”, conclui João Cláudio.
 
Kenneth Cooper revolucionou o mundo esportivo
Quem pratica atividade física, principalmente a corrida, certamente já ouviu falar do médico e cientista americano Kenneth Cooper, responsável pela metodologia de treino que leva seu nome e cujo objetivo é verificar o condicionamento físico do indivíduo. Sua fama é tanta, que muitos locais de caminhada mundo afora são batizados de “Pista de Cooper”.

No final da década de 1960, o médico americano fez uma descoberta que mudaria a forma como muitas pessoas abordam o exercício físico: ele inventou o “Cooper Running Test”, um teste para avaliar a aptidão cardiorrespiratória das pessoas. Ele também desenvolveu um estilo de corrida que ajudaria as pessoas a melhorar sua aptidão cardiorrespiratória e a saúde em geral. Esse estilo de corrida ficou conhecido como “Cooper” e se tornou uma das atividades físicas mais populares do mundo.

O estilo de corrida Cooper é simples: correr a um ritmo constante e moderado, sem parar para caminhar. Em pouco tempo, o Cooper se tornou uma atividade popular em todo o mundo, com pessoas correndo em parques, trilhas, praias e até mesmo nas ruas de suas cidades.

Serviço: Saúde em Movimento
Data: 17/12
Horário:  10 horas 
Local: Praça das Bandeiras – Gonzaga

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp