11/12/2023 às 18h12min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h02min

Filmes e séries são ferramentas pedagógicas de sucesso em São Manuel

CurtaEdu envolve professores e alunos em experiências educativas audiovisuais. Filmes impactaram 1.347 alunos, evidenciando a adesão expressiva ao projeto

Opus Comunicação e Marketing
Divulgação

A rede municipal de ensino de São Manuel encerra o ano de 2023 celebrando a integração entre cultura, educação e tecnologia. Fruto da parceria com a plataforma de streaming CurtaEducação, o município promoveu o encontro entre o audiovisual e a pedagogia, impactando positivamente o ambiente educacional.

Abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a plataforma foi adotada em todas as escolas, tornando-se um recurso pedagógico fundamental para professores e alunos. Ao todo, a Plataforma conta com mais de 2 mil títulos que abrangem todas as áreas e níveis do conhecimento.

Para incentivar o uso efetivo da plataforma foram realizadas a Oficina e o Concurso “Procura-se Professor Autor”, para introduzir os educadores à utilização do conteúdo audiovisual em suas práticas pedagógicas. Os resultados das atividades surpreenderam. Dos 154 docentes inscritos na Oficina, cerca de 48% se engajaram ativamente, utilizando os recursos do CurtaEdu em suas aulas e compartilhando suas experiências por meio de 74 relatos de aula. Esses relatos representam a participação de aproximadamente 1.347 alunos, evidenciando o impacto e a adesão expressiva da comunidade educacional de São Manuel.

Dentre os participantes, três vencedores foram selecionados em categorias específicas: Educação Infantil; 1º e 2º ano do Ensino Fundamental; e 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além de diplomas, esses professores serão premiados com troféus personalizados e caixinhas de som JBL, reconhecendo não apenas seu empenho, mas também a qualidade das experiências compartilhadas.

Prefeito e diretora destacam experiência e estratégias de ensino

Para o Prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, a plataforma “amplifica a troca de experiências e boas práticas, estimulando um processo de ensino mais moderno e alinhado às expectativas das novas gerações”. Já para Elys Pacheco, Diretora de Educação do município, a iniciativa representa uma união proveitosa entre educação, entretenimento e estratégias que otimizam o uso do audiovisual no ensino-aprendizagem.

 

De acordo com ela, o CurtaEducação tem se mostrado como uma valiosa ferramenta para auxiliar os professores em suas atividades na sala de aula. Com recursos audiovisuais e conteúdos diversificados, essa plataforma contribui para uma aprendizagem significativa dos alunos, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

 

“Os professores têm utilizado a Curta Educação como complemento às aulas, projetos e para a consolidação das habilidades trabalhadas em sala de aula. Através dessa ferramenta, é possível enriquecer as atividades educativas, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interativa para os alunos”, explica Elys.

 

A diretora destaca que o Curta Educação se mostra como uma ferramenta poderosa para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem. Com sua ampla gama de recursos e conteúdos, ela contribui para tornar as aulas mais atrativas, significativas e eficazes. Os relatos positivos dos professores demonstram o impacto positivo dessa plataforma na educação, possibilitando uma prática pedagógica cada vez mais inovadora e enriquecedora.

 

Customização – o projeto CurtaEducação, gerenciado pelo Instituto Tamanduá Cultural, oferece ferramentas que enriquecem o ambiente escolar. Com uma página customizada a plataforma promove conteúdos diversificados, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa para professores e alunos.

 

O CurtaEducação é pioneiro na organização de uma rede colaborativa web 2.0 de professores em torno do uso do audiovisual na educação e que, com patrocínio da Petrobras entre os anos 2007 e 2012, disponibilizou gratuitamente mais de 600 filmes de curta-metragem brasileiros e 1200 planos indicando o seu uso em salas de aula. O projeto teve auto-cadastrados mais de 60 mil educadores de 27 mil escolas de todo o Brasil, impactando mais de 15 milhões de alunos matriculados (33% de todo o alunato nacional na educação básica).

 

A parceria entre a Diretoria de Educação de São Manuel e o CurtaEducação abre portas para um ensino mais inovador e conectado às necessidades atuais. O sucesso do projeto não apenas evidencia a eficácia da plataforma, mas também mostra o compromisso do município com uma educação de qualidade, colocando São Manuel em destaque no cenário educacional.

 

Para saber mais: CurtaEdu.org.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp