12/12/2023 às 11h02min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h00min

Aline Guimarães promove design de experiência em Brasília

Assessora de eventos renomada, explica nova profissão durante evento imersivo sobre eventos no Distrito Federal.

HEMILLY TERESA DA SILVA LIRA
[email protected]
Divulgação
O setor de eventos contribui substancialmente para a economia, representando 3,8% do Produto Interno Bruto do Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho, Receita Federal e IBGE, compilados pela ABRAPE. Embora o impacto do setor deixe uma marca na economia do Brasil, os momentos de celebração ainda são a mola propulsora do setor e, neste cenário, surge uma nova profissão: a design de experiências. Especialista em organização de eventos, Aline Guimarães explica sobre a vertente do setor de eventos.

Dados da Associação Brasileira de Promotores de Eventos dão conta de que o setor emprega 6,6 milhões de pessoas em todo o hub setorial. Os eventos não só geram oportunidades de emprego como também influenciam a dinâmica social e econômica do país. Por isso, Aline explica que estar na vanguarda é imprescindível neste setor. “Trabalho com eventos desde os 16 anos. Cresci vendo minha mãe fazer eventos na escola que ela trabalhava. É algo que faço com muito empenho e detalhismo”, diz a assessora de eventos.

Aline Guimarães trabalha com produção de eventos há mais 20 anos, mas explica que a especialidade de Design de Experiências tem pouco mais de um ano em sua carreira. “Ao longo da minha trajetória como assessora, percebi que o meu trabalho transcendia a produção do evento. Além do conceito, organização e planejamento, eu me preocupava em saber como os convidados e meus clientes poderiam experienciar sensações personalizadas”, explica Aline.

A partir desse ponto, a assessora de eventos se aprofundou nos estudos relacionados às minúcias do sentir. “Em cada projeto, busco entender a essência e os objetivos específicos dos meus clientes para desenhar experiências singulares e além do óbvio”, explica.

De acordo com a empresária, cada evento é uma oportunidade de criar narrativas únicas. Desde a escolha intencional da identidade visual até a seleção minuciosa da música ambiente, o cheiro, o sabor, a coordenação dos tempos e movimentos, cada detalhe é meticulosamente planejado para criar uma experiência coesa e imersiva. “Além disso, nos preocupamos em integrar a tecnologia nos eventos. Seja por meio de projeções interativas, aromas personalizados ou experiências de realidade aumentada, utilizamos inovações para elevar ainda mais o nível da experiência do público”, afirma Aline.

Empreendedorismo

A trajetória de Aline começou cedo, aos 16 anos, como empreendedora no mundo de eventos e moda. Após trabalhar em grandes eventos no eixo Brasília-São Paulo-Goiânia, ela decidiu dedicar-se a realizar sonhos que envolvessem pessoas, histórias e sentimentos. 

Assim nasceu a Aline Guimarães Assessoria e Cerimonial, uma empresa especializada em Assessoria e Cerimonial para Casamentos e Eventos, com o conceito “além do óbvio” que norteia todos os projetos e hoje, Aline Guimarães Designer de Experiências.

Além da qualidade da entrega, para crescer e se manter com sucesso num setor que gera mais de 3 milhões de empregos no Brasil, é preciso ter habilidades de gestão de negócios.

“O segredo está no planejamento e na organização. Viajo o Brasil ministrando palestras e falando da importância de temas como posicionamento, branding, marketing, mídias sociais, comunidade de valor, pertencimento e mentalidade para profissionais de casamento”, conta a assessora e cerimonialista.

Além de criar e executar projetos de experiências para eventos, Guimarães criou o Wedding Planner, o planner de noivas para facilitar o processo de execução do projeto de cada evento. “Chegou um momento da minha profissão que virei a chave para além de executar. Eu queria compartilhar mais dessa experiência com outros profissionais que gostariam de fazer o que eu estou fazendo. Por isso, hoje também tenho profissionais de casamento que são mentoradas (os) por mim”, pontua a assessora de eventos.

Athosmosfera UAU

No próximo dia 18 de dezembro em Brasília, Aline Guimarães comanda um evento imersivo para profissionais de eventos que querem conhecer mais sobre ‘design de experiências’. Além de Aline, o evento terá palestras de Isabel Melo, Aline Marra, Lee Cruz e uma convidada surpresa que levarão insights sobre posicionamento digital, vendas, marketing e ações intencionais para o sucesso no mercado de eventos. O Athosmosfera UAU é uma oportunidade também de conexões e transformação profissional.

Aline Guimarães compartilha todos os dias conteúdos de valor, tira dúvidas e mostra o dia a dia dos projetos de eventos que executa em seu instagram @alineguimaraesuau e @alineguimaraesassessoria.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp