11/12/2023 às 17h17min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h00min

Dicas para vender mais e calcular margem de desconto sem ficar no prejuízo

As vagas temporárias para o fim de ano deve ter a maior alta dos últimos 10 anos e mostra as expectativas dos comerciantes para as vendas de fim de ano

Zippi
Imagem de Freepik

Uma das principais datas do varejo está se aproximando, o Natal, que historicamente, um saldo positivo para o comércio varejista. Entre outubro e dezembro de 2022, o faturamento médio por loja dos clientes da Edrone mais do que duplicou, passando de R$ 161.774,01 para R$ 387.018,38. 
 

De acordo com a Gupy, empresa líder em soluções para RH no Brasil, há uma diferença na média de contratações no varejo entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro e os meses de setembro, outubro e novembro, indicando um aumento no volume de contratações no setor em datas como Black Friday e Natal, o que reforça as expectativas dos empresários nas datas. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, confirma o aumento e indica uma alta de 5,6% nas vendas, em comparação ao ano passado, totalizando 108,5 mil novos trabalhadores temporários, a maior oferta desde o mesmo período de 2013, quando foram abertas 115,5 mil vagas. 

Para ajudar os microempreendedores a não sair no prejuízo ao conceder descontos além do possível, elencamos algumas dicas de como fazer para precificar os itens, agradar os clientes e faturar muito!

 
  1. Se programe!

Planejamento é o primeiro passo para o sucesso! Comece a planejar suas promoções com antecedência. Avalie quais produtos serão incluídos, quais descontos podem ser oferecidos e como você pode destacar essas ofertas para atrair a atenção dos clientes. Isso evita decisões de última hora e permite que você crie uma estratégia mais eficaz.

“O sucesso nessas datas não é resultado do acaso, mas sim fruto de uma estratégia de venda bem traçada. Cada desconto, cada oferta, deve ser bem pensada e calculada para o sucesso do varejo e a antecipação, sem dúvidas, guia o ritmo das vendas”, explica Andrea Avedissian, Gerente de Marketing da Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores.

 
  1. Comunique-se de Forma Efetiva

Utilize suas plataformas de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e até mesmo mensagens de texto, para informar seus clientes sobre as ofertas. Crie teasers e antecipe as promoções para gerar expectativa. Certifique-se de destacar os benefícios dos produtos e os descontos oferecidos.

“É importante também mudar a comunicação para entrar no clima. Fazer uma mudança de layout no site, publicar uma foto no Instagram da empresa e mostrar para o cliente que o Natal vai ser uma data importante porque você trará descontos especiais para ele”, complementa a especialista.

 
  1. Veja a margem de lucro do seu negócio

Nessas datas, há muita pressão para baixar os preços e o mais importante para não se complicar é calcular os custos da produção ou de quanto se gasta com a prestação de serviço. Isso inclui compra de material, mão de obra, aluguel e taxas que você, empreendedor, paga. Dessa forma, é possível descobrir o valor mínimo para cobrir os custos e, assim, enxergar mais facilmente a margem de lucro, o que se cobra além do custo fixo do produto ou serviço. 

Uma pessoa que vende roupas por conta própria, por exemplo, tem o custo das peças que ela compra para revender, o transporte para buscar ou frete e o custo do tempo dela para fazer a curadoria das roupas a serem vendidas. Supondo que ela gaste R$200 reais para comprar 20 camisetas, R$50 reais de transporte e o custo do tempo seja R$100. 

Após este processo, para chegar ao valor final do produto é preciso fazer alguns cálculos: somar os custos de tempo e transporte (R$150) e dividir pelo total de peças compradas (20 unidades). Este resultado será R$7,50. Em seguida, acrescente isso ao valor de cada peça (R$10) e assim saber o custo total de cada item, que é de R$17,50. Se o vendedor cobrar qualquer valor abaixo disso, ele sairá no prejuízo. Acima, é a margem de lucro, e é exatamente esse ponto que você flexiona para oferecer promoções.

 
  1. Ofereça Valor Adicional

Além de descontos, considere oferecer benefícios adicionais, como frete grátis, brindes ou cupons para compras futuras. Isso não apenas torna a oferta mais atraente, mas também cria um incentivo para os clientes voltarem à sua loja após a promoção.

Outra opção que pode ajudar é criar combos lucrativos para você e vantajosos para os clientes. Tente reunir produtos de alta demanda com os de baixa saída, combinando valores especiais. Com mais de um item fica mais fácil mexer na margem de lucro e levar uma proposta mais atrativa aos consumidores. 

“Se for um produto de necessidade básica, que as pessoas compram frequentemente, você pode não dar desconto e oferecer isso em produtos que saem menos. Então, usando um exemplo de manicure, ela pode não dar desconto na unha básica, mas em uma unha especial, que normalmente custa mais caro e tem menos saída, ou de repente em um serviço de spa dos pés, com remoção de pele seca, etc”, acrescenta Andrea.

 
  1. Estoque e Logística:

Nada frustra mais um cliente do que descobrir que um item está esgotado, ou ainda comprar e demorar mais do que o esperado para receber. Por isso, certifique-se de ter um estoque suficiente dos produtos que pretende oferecer com desconto. Além disso, esteja preparado para gerenciar um aumento no volume de pedidos, garantindo que sua equipe e sistemas logísticos possam lidar com o aumento da demanda.

 
  1. Saiba como negociar

Seja com fornecedores ou com clientes que pedem descontos, é importante aprender a negociar quando se quer ter sucesso no negócio. 

Em relação aos fornecedores, dos mais baratos e de qualidade, busque também aqueles que te oferecem outras vantagens como frete grátis, benefícios ou até mesmo cashback, e aproveite o que você deixa de gastar com um fornecedor ou recebe de volta no cashback, para melhorar sua margem de descontos!

“Sempre vão ter clientes pedindo desconto, principalmente se o meio de venda for por WhatsApp ou Instagram. Nesses casos, é válido explicar os motivos do valor cobrado, mas sempre de uma forma educada e gentil. Tente detalhar um pouco os pontos do porquê o valor é esse. Isso mostra também que você valoriza o produto que tem”, finaliza Andrea.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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