08/12/2023 às 11h12min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h06min

Com Universidade Corporativa, Carajás Home Center investe no desenvolvimento de pessoas

O programa de capacitação profissional oferece 250 treinamentos em diversas áreas de atuação dentro do varejo da construção

Assessoria de Imprensa
Divulgação
Sempre disposta a se manter próxima e aperfeiçoar os conhecimentos de seus colaboradores, a Carajás Home Center, líder alagoana no varejo da construção e um dos cinco maiores home centers do país, conta com a Universidade Corporativa Unicarajás. Os cursos são 100% online e gratuitos, realizados em horário de trabalho e voltados aos seus mais de 3 mil colaboradores, com grade programática completa, abrangendo desde os profissionais em início de carreira, como estagiários e jovens aprendizes, até a diretoria da empresa.

Em formato inclusivo e inovador, a Universidade Corporativa segue trilhas de conhecimento dentro do universo da construção. “Cada usuário recebe uma trilha de aprendizagem adaptada à função realizada, com ênfase nas habilidades interpessoais necessárias para a posição ocupada, além da preparação para um próximo passo, estimulando a evolução na carreira, explica Daniel Afonso, Analista de Gente e Gestão da Carajás Home Center.
A trilha segue as nomenclaturas do dia a dia do colaborador, como Projeto, Alicerce, Alvenaria, entre outros, em mais de 250 treinamentos ativos, que totalizam 455 horas de conteúdo educacional, disponíveis na plataforma.

Dentre os temas apresentados, há fundamentos para atendimento ao cliente e formas de comunicação do trabalho, voltado a estagiários e jovens aprendizes; desenvolvimento de autoliderança para operadores; introdução do LGPD e uso seguro da internet com foco na formação de consultores de vendas; uso de e-mail corporativo e NPS para analistas e compradores; gerenciamento de conflito destinado a lideranças; negociação, produtividade e gestão de tempo para coordenadores; feedback, feedforward e diversidade para aperfeiçoamento de diretores.

Lançada há um ano, a Unicarajás tem o objetivo de promover o aprendizado contínuo. Para a liderança, a programação é baseada em cases práticos e formação baseada em escola de negócios reconhecida pelo mercado. De acordo com Renato Guedes, Diretor Executivo de Gente e Gestão da Carajás Home Center, a varejista, que no passado chegou a buscar talentos de outras regiões, resolveu investir também na preparação da média gerência visando a capacitação para posições C-level. “A Carajás tem um DNA centralizado na satisfação dos clientes, inspirado pelos fundadores no dia a dia. Entendemos que o nosso sucesso é resultado do engajamento das pessoas, que já absorveram essa essência e merecem crescer junto com a gente”, explica o executivo.

Para auxiliar ainda mais na escolha do treinamento certo, o gestor de cada área faz a indicação e orientação dos cursos ideais para o momento profissional do colaborador, seus desafios e oportunidades. A jornada de estudos ocorre durante o expediente. Em todas as 13 unidades da Carajás, entre lojas e centros de distribuição, há um ambiente dedicado para o estudo, o Cyber Carajás.


Desde o início de 2023, o programa tem alcançado o engajamento dos colaboradores, com mais de 100 mil matrículas realizadas em cursos diversos. A variedade de treinamentos permite formações complementares, ampliando o conjunto de habilidades e conhecimentos.

Os resultados são animadores. De acordo com Afonso, somado aos treinamentos presenciais da Carajás, entre janeiro e novembro deste ano, são mais de 130 mil horas de treinamentos promovidos pela varejista. “O nosso indicador supera 50 horas de aperfeiçoamento por colaborador, o que demonstra o engajamento do nosso time”, afirma. O volume é alto, considerando dados da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, da ABTD, que afirma que a média de treinamentos corporativos é de, aproximadamente, 17 horas por colaborador ao ano no Brasil e, nos Estados Unidos, é de cerca de 33 horas anuais.

Atualmente, Andrezza Poliana da Silva Carneiro ocupa a posição de consultora de vendas da Carajás Home Center, onde trabalha há quatro anos. Em setembro, a colaboradora iniciou um dos cursos disponibilizados pela plataforma e ressalta o processo de aperfeiçoamento. “Apesar de atuar há dois anos com vendas, o treinamento me fez entender ainda mais o perfil do cliente, atender suas necessidades e aprimorar técnicas. A Unicarajás permitiu que eu pudesse acreditar mais em mim, como profissional, buscando evoluir cada vez mais dentro da empresa”, comenta.

“A Carajás é feita por pessoas, há 25 anos, com uma história muito rica em Alagoas, chegando a outros importantes estados do Nordeste, como Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. Preparamos até alguns cursos com o sotaque, com o jeitinho das pessoas, para valorizar a cultura nordestina. O próximo passo dessa iniciativa é abrir a Unicarajás para a comunidade do nosso entorno. Em 2024, trabalharemos para viabilizar a iniciativa e assumir o compromisso de formação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, dando acesso a pessoas de diferentes origens e setores a programas educacionais de alta qualidade”, conclui Guedes.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp