08/12/2023 às 09h20min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h01min

Câncer Bucal: desinformação e falta de sintomas podem levar à morte

Embaixadora da Inspirali esclarece as principais dúvidas sobre a doença

Juliana Antunes Santos
divulgação
Tabagismo, excesso de álcool, radiação e até sexo oral são fatores de risco para o câncer de boca, tipo de tumor maligno que pode surgir em qualquer estrutura da boca como lábios, língua, bochechas, palato, gengiva ou orofaringe. Por ser uma doença assintomática, a descoberta muitas vezes chega de forma tardia, quando já está em grau avançado. A Dra Danielli Haddad, embaixadora da Inspirali, principal ecossistema de educação médica do Brasil, destaca os pontos de atenção e como não ser pego de surpresa com um diagnóstico positivo e avançado.

Segundo a especialista, é importante ficar atento com lesões não dolorosas na região da boca que persistam por mais de 15 dias; placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou na mucosa jugal que não decorrem de outra doença ou causa conhecida; nódulos no pescoço; rouquidão persistente; dificuldade de mastigação, deglutição, fala ou movimentação de língua; e assimetria facial. “É importante manter uma frequência nas consultas com o dentista ou solicitar a um médico, durante exame físico por exemplo, dar uma olhada na região caso apresente algum destes sintomas”, destaca.

Para a embaixadora, o cuidado com a saúde bucal e a observação constante é de extrema importância para um diagnóstico precoce, que pode proporcionar cura em 95% dos casos. “Como, infelizmente, na maior parte das vezes o diagnóstico é tardio, dependendo da região afetada, 50% dos enfermos não chegam a cinco anos de sobrevida”, comenta.

Como forma de evitar a doença, a Dra. Danielli indica uma alimentação rica em frutas e verduras, além de evitar álcool e fumo, e vacinação contra HPV. “Um estudo internacional indica que quanto mais cedo é a prática de sexo oral e quanto maior o número de parceiros, maior a chance de desenvolver também câncer de orofaringe”, finaliza a médica.

Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp