08/12/2023 às 15h34min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h01min

Cirurgias de catarata aumentaram em 7%, diz levantamento do H.Olhos-Hospital de Olhos, da rede Vision One 

Análise dos prontuários entre outubro de 2022 e o mesmo mês deste ano, mostram que foram realizadas 9.239 operações e que 90% dos pacientes tinham mais de 60 anos 

Target Estratégia em Comunicação
H.Olhos - Hospital de Olhos
Divulgação - FreePik

Levantamento inédito realizado pelo H.Olhos-Hospital de Olhos, da rede Vision One, revela um crescimento significativo no número de cirurgias de catarata realizadas nas unidades do H.Olhos: dados compilados entre janeiro e outubro deste ano, mostram que, até outubro de 2022, foram feitas 8.632 operações, enquanto que, no mesmo período em 2023, esse número aumentou para 9.239, representando um aumento de 7%. Cerca de 90% dos pacientes que desenvolveram a doença apresentavam idade superior a 60 anos.

A catarata é uma condição oftalmológica comum entre os idosos, caracterizada pela opacidade do cristalino (a lente natural do olho), levando à visão turva e, em casos avançados, à cegueira. Em geral, a doença ocorre devido ao envelhecimento, mas também pode ser causada por fatores como lesões oculares, complicações de outros tipos de doenças ou até mesmo uso prolongado de medicamentos.

Oftalmologista responsável pelo setor de catarata do H.Olhos-Hospital de Olhos, Dr. Ibraim Vieira explica que durante a pandemia ocorreu uma redução significativa da procura pelo procedimento. “Após o fim da pandemia, esses pacientes que já tinham o diagnóstico de catarata voltaram a procurar serviços de saúde para tratar da doença” explica.  Ainda segundo o especialista quando a catarata afeta significativamente a qualidade de vida de uma pessoa e interfere em suas atividades diárias, como dirigir, ler ou ver claramente objetos, a cirurgia de remoção da catarata é frequentemente indicada. Durante o procedimento, o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente artificial, conhecida como lente intraocular.

Embora as cirurgias de catarata sejam procedimentos comuns e eficazes, a crescente demanda por essas intervenções merece atenção, pois sugere que pode haver necessidade de iniciativas de saúde para diagnóstico e tratamento precoce.

Dr. Ibraim destaca a importância da conscientização sobre a catarata e ressalta a necessidade de exames oftalmológicos regulares, especialmente para as pessoas acima dos 60 anos. 

Embora não seja possível evitar o desenvolvimento da catarata, há algumas medidas que podem facilitar o diagnóstico precoce. Embaçamento visual mesmo com uso de óculos, dificuldade de leitura ou para dirigir a noite e ofuscamento são possíveis sinais de catarata. Como o diagnóstico somente pode ser confirmado por um oftalmologista, é essencial a realização de consultas regulares”, explica Dr. Ibraim. 

De acordo com relatório mais recente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que o Brasil tenha 1,5 milhão de pessoas cegas, com maior incidência em grupos economicamente vulneráveis. E segundo o relatório global sobre saúde da visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata afeta aproximadamente 65,2 milhões de pessoas no mundo, com pelo menos 2,2 bilhões de pessoas enfrentando algum problema de visão.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp