07/12/2023 às 15h14min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h09min

Positivo Tech Services lista falhas mais comuns em computadores usados no ambiente de trabalho e dá dicas de prevenção

Para diminuir os riscos de problemas graves com hardware e software em máquinas corporativas, Marcos David Santos, diretor de Operações e Serviços da Positivo Tech Services, pontua alguns cuidados básicos que devem ser seguidos por empresas e usuários, explica sinais de alerta e detalha erros mais comuns

Leandro Teles
Positivo Tech Services
Positivo Tech Services lista falhas mais comuns em computadores usados no ambiente de trabalho e dá dicas de prevenção
Para diminuir os riscos de problemas graves com hardware e software em máquinas corporativas, Marcos David Santos, diretor de Operações e Serviços da Positivo Tech Services, pontua alguns cuidados básicos que devem ser seguidos por empresas e usuários, explica sinais de alerta e detalha erros mais comuns
Imagem: Divulgação / Positivo
Curitiba, 6 de dezembro de 2023 - À medida que a dependência por computadores cada vez mais robustos, seguros e de alto desempenho cresce nos ambientes de trabalho, a prevenção a falhas nessas máquinas torna-se ainda mais importante para garantir a eficiência das operações e tarefas do dia a dia. A fim de auxiliar gestores e funcionários a preservarem e protegerem seus equipamentos de problemas comuns, Marcos David, Diretor de Operações e Serviços da Positivo Tech Services – marca da Positivo Tecnologia que presta suporte avançado a organizações públicas e privadas do país por meio de assistência técnica –, pontua alguns cuidados básicos a serem seguidos, além de explicar sinais de alerta e detalhar os erros mais frequentes.  
1. Entender os motivos mais comuns para que os computadores não funcionem corretamente
 Falhas em PCs corporativos, tal qual em computadores de uso doméstico ou pessoal, podem ser desencadeadas por diversas razões, como um hardware defeituoso, um malware ou mesmo erros humanos. Porém, existem falhas frequentes que podem ser facilmente evitadas e são um excelente ponto de partida para impedir maiores complicações no dia a dia do ambiente de trabalho. “Existem dois caminhos principais para observarmos: os cuidados com hardware e com software. Cada um deles tem suas peculiaridades, mas, em comum, todos têm a possibilidade de prevenção a partir de pequenos ajustes de fluxo e de rotina”, explica Marcos. 
No caso das partes físicas dos computadores, o primeiro ponto a se observar é o do desgaste prematuro dos componentes, muitas vezes associado à qualidade do equipamento. “É fundamental que o usuário corporativo esteja atento aos primeiros meses de uso, especialmente no período de garantia do equipamento. Se o computador começar a dar indícios de perda de desempenho, vale a pena procurar a fabricante”, complementa o especialista. Entre outros erros comuns associados ao hardware estão a escolha errada dos produtos, que muitas vezes não atendem as necessidades e exigências de trabalho do seu usuário; problemas de fábrica e mau contato das conexões da máquina agravadas por acúmulo de sujeira ou alta umidade.  
     Já no caso de software, o tipo de problema está diretamente associado ao tamanho da empresa e infraestrutura de TI. “Em casos de clientes corporativos de médio e grande porte, todo o controle do software aplicado costuma ser gerenciado pelo time de tecnologia da informação. Entre as falhas associadas os programas, encontramos com grande frequência erros na criação da imagem do sistema ou em uso de aplicativos inapropriados para a versão do sistema utilizado”, destaca Marcos. Em empresas menores, são mais comuns erros decorrentes de configurações administrativas mal-feitas, que geram problemas no login de rede e comprometendo do desempenho do sistema. 
2.  Melhor prevenir do que remediar
O clássico ditado popular também se aplica muito bem ao uso da tecnologia em empresas. Vital para o bom funcionamento dos computadores corporativos, a prevenção de erros pode ser feita de forma muito simples e evitar erros gigantes, como a interrupção total das operações pode resultar, gerando perda de produtividade e até de dados. 
"Em termos de hardware, a principal prevenção certamente é a limpeza dos equipamentos. Na parte interna, além de evitar ruídos e superaquecimento da máquina, essa prática tão simples diminui o risco de mau contato e de panes no computador. Do lado de fora, manter os periféricos, telas e acessórios limpos também garantirão o bom funcionamento dos itens por muito mais tempo.  
Já a prevenção relacionada ao software está mais relacionada a atualizações e configurações. “A qualidade e confiabilidade das informações existentes no sistema estão diretamente relacionadas ao uso das versões melhoradas do sistema, aplicativos e drivers. Esse monitoramento dos programas será determinante para otimizar o desempenho do computador, removendo arquivos sem função ou arquivos desnecessários para as tarefas do usuário”, conclui Marcos.
 

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