07/12/2023 às 10h34min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h08min

Amanco Wavin firma parceria com a FGV para reduzir pegada hídrica no processo produtivo

Companhia passa a integrar o projeto ‘El Agua nos Une’ para avaliação do ciclo de vida da linha de tubos Novafort, que representa mais de 40% do volume total do segmento de tubos coletores para esgoto de infraestrutura da empresa

Priscila Gomes da Silva
https://www.wavin.com/pt-br/
Divulgação

São Paulo,  dezembro de 2023 – A Amanco Wavin – marca comercial da Orbia –, por meio de parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), aderiu ao projeto El Agua nos Une. A iniciativa é uma rede Latino Americana cujo principal objetivo é promover a gestão empresarial de recursos hídricos, por meio da mensuração e redução da pegada hídrica.

 

Ao longo dos próximos três anos, a companhia participará, junto a outras empresas, de uma série de capacitações e atividades para gerenciar e reduzir os impactos hídricos de suas operações fabris. A iniciativa tem a finalidade de medir a pegada hídrica ao longo do ciclo de vida de um produto selecionado, sendo que o escolhido pela empresa foi a linha de tubos Novafort, uma das soluções mais produzidas em termos de linha de esgoto não pressurizado. Ela representa mais de 40% do volume total de todas as linhas de tubos coletores para esgoto de infraestrutura da Amanco Wavin no Brasil.

 

Capacitação – As equipes das áreas de sustentabilidade, produtos, saúde, segurança e meio ambiente da companhia participam da iniciativa apoiando no desenvolvimento do estudo. O atual ciclo de atividades já foi iniciado com um treinamento, oferecido pela equipe de pesquisa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, para capacitação das empresas participantes nos métodos e ferramentas para quantificação da pegada hídrica. Na etapa seguinte, os participantes irão mensurar os diversos impactos relacionados à água ao longo do ciclo de vida do tubo Novafort, considerando toda a sua cadeia de valor. A partir desses resultados, as empresas irão desenvolver e implementar um plano para reduzir sua pegada hídrica.

 

A capacitação ao longo das etapas do projeto acontecerá por meio de workshops e da troca de experiências entre empresas, governos, academia, ONGs, comitês e bacia, redes e associações. O El Agua nos Une é a primeira ação desse tipo feita nas plantas da Amanco Wavin do Brasil. A companhia, que já investe em análise de ciclo de vida em relação à pegada de carbono para todas as linhas de produção de todas as suas plantas, reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio da parceria.

 

“Por atuarmos em um sistema fechado, 90% ou mais das águas utilizadas nos nossos processos produtivos são reutilizadas. A redução de pegada hídrica já é uma meta global da Orbia, e com o apoio do El Agua nos Une, teremos uma visão mais ampla de como podemos deixar nossas operações ainda mais sustentáveis e em linha com os pilares do nosso propósito”, afirma Glaucia Faria, Gerente de Sustentabilidade para as Américas da Amanco Wavin.

 

Sobre o El Agua nos Une - Liderada pela Agência Suíça para Desenvolvimento e Cooperação (COSUDE), o El Agua nos Une atua desde 2010 junto ao setor privado, instituições públicas e centros de pesquisa para fomentar a gestão responsável e comprometida da água. No Brasil, o projeto é executado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e ainda conta ainda com a parceria da Rede ACV, Pacto Global e ACV Brasil. Além de capacitar empresas brasileiras para avaliar, reduzir e gerenciar os impactos hídricos em suas atividades e cadeias de valor, o projeto também tem como objetivos: estimular a participação e o interesse de atores públicos e atores das cadeias de valor das empresas, oferecer subsídios para a tomada de decisões dos atores públicos envolvidos na questão da eficiência hídrica e da qualidade da água e gerar conhecimento, troca de informações e experiências sobre o uso eficiente da água no Brasil com as demais contrapartes do projeto El Agua nos Une na América Latina. 

 

Sobre a Amanco Wavin 

A Amanco Wavin é uma das marcas comerciais da Orbia. Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, de infraestrutura e de agronegócio. 

 

Construção e Infraestrutura  

O negócio de Construção e Infraestrutura da Orbia é fornecedor de soluções inovadoras. Apoiado por mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, o grupo de negócios tem como objetivo construir ambientes saudáveis e sustentáveis para as pessoas. Seja para melhorar a distribuição de água potável, para tornar o saneamento acessível a todos, para criar cidades resilientes ao clima ou melhorar o desempenho da construção, a unidade de negócio colabora com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar comunidades, edifícios e casas a se prepararem para o futuro.  O negócio de Construção e Infraestrutura tem mais de 12 mil colaboradores em cerca de 65 locais de produção no mundo, atendendo a mais de 80 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição.  

 

Sobre a Orbia  

A Orbia é uma empresa movida por um propósito compartilhado: melhorar a vida ao redor do mundo. A Orbia atua nos setores de Soluções de Polímeros, Construção e Infraestrutura, Agricultura de Precisão, Soluções de Conectividade e Soluções Fluoradas. Os cinco grupos empresariais da Orbia têm foco coletivo na expansão do acesso à saúde e ao bem-estar, reinventando o futuro das cidades e casas, garantindo a segurança alimentar e hídrica, conectando as comunidades à informação e acelerando a economia circular com materiais básicos e avançados, produtos especiais e soluções inovadoras. A empresa tem um time global com mais de 23 mil colaboradores, atividades comerciais em mais de 110 países e operações em mais de 50, com sedes globais em Boston, Cidade do México, Amsterdã e Tel Aviv. A empresa gerou US$ 9,6 bilhões em receita em 2022. 
 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp