07/12/2023 às 13h46min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h08min

Engajamundo realiza intervenção artística na COP 28 denunciando os impactos da extração de petróleo na foz do Amazonas

Intitulada “Boto Alerta: Queremos nadar na água, não no petróleo!", a ação, em parceria com o Greenpeace Brasil, combina os impactos da seca severa com a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas

Assessoria de Imprensa
arquivo Engajamundo

No domingo, 3 de dezembro, em Dubai, palco da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (a COP 28), a delegação da organização de jovens Engajamundo, em parceria com o Greenpeace Brasil, marcou o espaço das negociações com uma mensagem urgente e a primeira ação de ativismo brasileira desta edição. A intervenção, intitulada "Boto Alerta: Queremos nadar na água, não no petróleo!" teve o intuito de denunciar  os impactos socioambientais que a exploração de petróleo na região Amazônica pode causar. A ação combina a morte dos botos, impactados pela seca severa do último período, representando a fauna, e a exploração de petróleo na Bacia da Foz do rio Amazonas. 
Entre 2012 e 2020, o número de campos petrolíferos na Amazônia aumentou em 13%[1] e, caso haja a abertura dessa nova fronteira na costa amazônica, esse número vai aumentar exponencialmente. Será um avanço sem precedentes na história do país. O Ibama já deu mais de uma negativa para exploração de petróleo na região da bacia da Foz em razão da vulnerabilidade socioambiental da área, no entanto, a Petrobras segue insistindo, recorreu da última decisão e mantém os planos de explorar a região.[2]

O Brasil é o 9o maior produtor de petróleo no mundo e, ao anunciar sua entrada na OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em plena COP 28, mostra que o país e seus líderes ainda têm o petróleo como prioridade econômica, apesar dos discursos em defesa da descarbonização e da formulação das nossas novas NDCs[3]. Continuar apostando neste modelo não é só um erro socioambiental e climático – mas também, diante do processo de descarbonização da economia global, pode se tornar um equívoco econômico, inclusive, com afastamento de financiamento climático.[4]

Já pavimentando o caminho para a COP30, o governo brasileiro aparentemente se mostra comprometido com a pauta de transição energética, mas falha ao fomentar a exploração de petróleo em uma das regiões mais biodiversas do planeta, extremamente sensível do ponto de vista socioambiental. Diante desse cenário, é urgente amplificarmos o pedido: Petróleo na Amazônia Não! E que o governo brasileiro declare a região como uma zona livre de petróleo. Para Marcelo Laterman, porta-voz do Greenpeace Brasil, a ação realizada em parceria com o Engajamundo denuncia a contradição do governo brasileiro em defender a expansão das fronteiras de petróleo no país, especialmente em áreas sensíveis como a Amazônia, enquanto busca reposicionar o país em um papel de protagonismo na agenda climática.

“De forma criativa, esses jovens ativistas dão um recado importante: não há futuro virtuoso para a Amazônia com o avanço do petróleo na região. A abertura dessa nova fronteira pode ficar marcada como o pior legado socioambiental do presidente Lula. É preciso que o governo cumpra com o que prometeu e defenda a Amazônia, seus povos e enfrente a crise climática de forma responsável”, afirma Laterman.

Jaciara Borari é uma das ativistas indígenas do Engajamundo e parte da delegação que montou essa ação. Segundo ela, “queremos que de alguma forma essa ação expresse a urgência dessa pauta chegar nos tomadores de decisão e que o processo de exploração de petróleo na Bacia da Foz do rio Amazonas seja repensado e barrado. Que o Brasil seja consciente dos impactos devastadores que isso pode causar. Ainda temos tempo para evitar um grande desastre anunciado!”.

O Boto

O Boto foi feito pelo artista Gil Reais, tendo 1,5m x 4m. Segundo o artista, a obra se intitula “Desencanto”. Ele participa de projetos que discutem a emergência climática e como isso afasta a encantaria do mundo, sendo um dos exemplos disso a morte dos botos.

Fotos e Vídeos:

Crédito: Engajamundo

Link

Contato e Redes:

Greenpeace Brasil - 

O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há mais de 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.

Engajamundoé uma organização socioambiental nacional formada e liderada por jovens ativistas que compreendem seu papel central na construção de um futuro e presente, que seja justo e sustentável. Em 2023, o Engajamundo completa 10 anos de atuação através da participação, mobilização, do advocacy e educação de juventudes em todas as regiões do Brasil. 

 

[1]  RAISG, 2020. Amazônia Sob Pressão.

[2] Ibama prevê resposta no início de 2024 sobre pedido da Petrobras de exploração na Foz do Amazonas | Política | G1 

[3] COP 28 lança luz sobre a contradição de Lula ao apostar em mais petróleo - Greenpeace Brasil 

[4] Petróleo na Amazônia não! - Greenpeace Brasil    


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp