06/12/2023 às 23h30min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h05min

Servidores públicos usam vantagens do crédito consignado para adquirir bens, mas falta informação

Fintech especializada no segmento destaca que poucos profissionais sabem dos benefícios e como usar de forma segura 

Jéssica Oliveira
Divulgação

O Brasil tem cerca de 11 milhões de servidores públicos, de acordo com levantamento divulgado recentemente pela República.org, com dados do International Labour Organization (Ilosat). O segmento representa cerca de 12,4% dos trabalhadores do país e, hoje, conta com empresas especializadas no setor.

Uma delas é a Facility, fintech de serviços financeiros especializada em atender servidores públicos com foco na segurança pública, educação e saúde, além de aposentados e pensionistas do INSS. De acordo com as executivas de vendas, Jéssica Alcantara e Clarice Silva, considerando a quantidade de servidores públicos efetivados no país, poucos sabem das vantagens do empréstimo consignado. 

“Esta é a modalidade de crédito mais econômica que existe, pois essa categoria profissional tem a característica da garantia de pagamento, o que gera um baixo risco de inadimplência aos bancos. Os servidores que sabem disso saem em vantagem em relação aos demais, pois utilizam a modalidade para adquirir um bem, organizar finanças, fazer investimentos e, até mesmo, realizar sonhos como casamentos, viagens, procedimentos estéticos e outros”, comenta Jéssica.

Segundo estimativa da empresa com base na procura que recebe, normalmente essas contratações de crédito são divididas em 35,7% para compra de carro, 17% para aquisição de imóveis já prontos, 15,2% para compra de terrenos e reformas, 13,1% para realização de sonhos comuns, 13,8% para organização financeira e 5,2% para outros investimentos.

Clarice explica que a porcentagem mais alta de compras de carros reflete as dificuldades do financiamentos de veículos com os bancos, que exige um histórico de bom relacionamento do comprador com as instituições, assim como para a contratação não pode ter o nome em órgãos como de Proteção ao Crédito (SPC Serasa), diferentemente do que ocorre com o crédito consignado, cujo procedimento é menos burocrático. 

“Em relação aos imóveis, o fator benéfico é que, com o consignado o imóvel, não fica alienado ao banco, assim o comprador tem um poder maior de negociação em mãos quando se compara uma valorização versus pagamento do imóvel. E o prazo para contratação através do consignado é menor que os de financiamento imobiliário, que variam de 120 a 420 meses, o que economiza tempo e valor”, acrescenta.

Analisando a questão de tributos, as executivas contam que ao falar de operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários, é importante lembrar que em todos incide o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que também é outra vantagem no mercado de atuação da empresa. “As consultorias bancárias e intermediações de acesso ao crédito são gratuitas, ou seja, o servidor tem acesso ao crédito sem pagar qualquer espécie de valor ao atendente”, explica Jéssica.

A redução da burocracia, sem dúvida, é uma vantagem para os servidores, mas as profissionais alertam para os riscos e a necessidade de atenção no momento da contratação. 

A facilidade para contratar pode deixar os servidores suscetíveis à prática de golpes ou ao endividamento, por isso a contratação deve ser feita de forma planejada e segura. “Nossos consultores sempre aconselham que os servidores tenham um planejamento financeiro e façam consignado apenas o valor  necessário. Além disso, é importante comparar taxas com seus bancos, entender todos os custos da operação, evitar renegociações constantemente e, principalmente, buscar ajuda profissional de consultores especializados no ramo”, orienta Clarice.

Para complementar esse direcionamento dos clientes, a empresa também auxilia enviando as principais atualizações econômicas do país, novidades em negociação e outras possibilidades. 

Nesse contexto de informação e orientação, a proximidade entre clientes e empresa acaba gerando uma grande relação de confiança. Quando eles recebem ofertas de consultores desconhecidos, acabam procurando a empresa para validar a oferta, o que evita que eles caiam em práticas fraudulentas. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp