07/12/2023 às 10h03min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h04min

Francal Feiras e Amicci renovam parceria para realizar PL Connection em 2024

Rodada de Negócios e área de experiência patrocinada serão as novidades da edição

BRUNA MENESES
Divulgação
O evento online realizado no dia 7 de novembro marcou o lançamento da 2ª edição do PL Connection, maior e mais relevante evento na América Latina focado em private label, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro de 2024, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, resultado da parceria entre Francal Feiras, uma das maiores e mais sólidas promotoras de eventos B2B e B2C, e a Amicci, principal plataforma da América Latina que conecta varejistas e indústrias para o desenvolvimento de marcas próprias, trará diversas novidades, dentre elas a rodada de negócios e área de experiência patrocinada.

“Tivemos a oportunidade de acompanhar o início da marca própria no Brasil e é satisfatório ver o crescimento do setor. Com a chegada da Amicci com todo o seu ecossistema, presenciamos as oportunidades que a marca própria tem no país. O PL Connection 2024 será um dos maiores eventos do portfólio da Francal Feiras e, por termos em nosso DNA o trabalho com a indústria, conseguimos fazer um evento diferenciado, que traz um retorno real para quem participa”, diz Fernando Ruas, diretor de negócios da Francal Feiras.

Os números da edição 2023 comprovam esse sucesso. A primeira edição do PL Connection teve a presença das maiores redes varejistas do país e contou com a participação de mais de 40 expositores – sendo a maioria (60,6%) do mercado de alimentação - que apresentaram as novidades para 2.500 visitantes e mais de 2 mil varejistas de diferentes segmentos.

“Entendemos que, para revolucionar o setor de marca própria, precisávamos ter um evento que promovesse a conexão entre indústria, varejo e todos os players do ecossistema. Esse foi um dos motivos que nos levaram a criar o PL Connection. Para essa realização, precisávamos de um parceiro que tivesse o mesmo propósito, com uma expertise de conexão entre as duas pontas. Por esse motivo, consolidamos, juntos, um modelo ideal e perene para a condução do evento”, conta Lucas Lanzoni, CRO da Amicci.

Metas

A segunda edição do PL Connection será realizada simultaneamente ao Latam Retail Show, o mais relevante evento de varejo e consumo B2B da América Latina, pois se trata de eventos com ecossistemas semelhantes. “Nossa intenção é manter a marca própria na agenda dos grandes varejistas. Sabemos que o varejo brasileiro passa por um momento desafiador, devido a uma mudança de comportamento do consumidor depois da pandemia, e manter o assunto marca própria em evidência e a aproximação com o varejo é fundamental para o fortalecimento do setor. Buscamos apresentar não apenas uma grande quantidade de empresas expositoras, mas um mix de produtos para o varejo. Os setores que estarão presentes precisam estar no evento para que todo o ecossistema que representa a marca própria no Brasil esteja disponível ao público”, diz Ruas.

O objetivo para a edição 2024 é conectar cerca de 100 indústrias a 3 mil visitantes especializados ou que buscam desenvolver suas marcas próprias e portfólios de produtos. Em 2023, 60% do público era composto por tomadores de decisão. “A expectativa é ter um público muito maior em 2024. Acredito que isso será fácil de alcançar, uma vez que a edição deste ano aguçou a curiosidade de outros players”, comenta o diretor de negócios da Francal.

Novidades para 2024

Os varejistas que estiverem no PL Connection 2024 terão a oportunidade de participar da Rodada de Negócios, uma oportunidade perfeita para potencializar negócios e construir parcerias de maneira otimizada durante a feira, que consistirá em reuniões pré-agendadas que unem indústrias, fornecedoras e varejistas com interesse em expandir ou desenvolver sua marca própria.

Outro diferencial da segunda edição da feira será a Área de Experiência Patrocinada, um lounge equipado para proporcionar outro ponto de visibilidade na feira e oferecer degustação ou experiências do produto.

Repetindo o sucesso de 2023, a Arena PL Connection terá capacidade para receber um público maior. Durante os três dias de evento, os visitantes poderão acompanhar um conteúdo de alta relevância para o mercado - transmitidos por speakers nacionais e internacionais, uma grade de programação com intervalos para networking entre palestrantes, empresas expositoras e varejistas, além de uma arena exclusiva para pitches de expositores e conteúdo técnico.

O Lounge Amicci, espaço criado na primeira edição para facilitar a conexão entre executivos e líderes, poderá ser conferido novamente pelo público na estrutura do PL Connection 2024. O ambiente propício para networking e reuniões, gera uma oportunidade para as marcas expandir a exposição por meio de demonstrações, degustações e parcerias, além de contar com uma área privativa equipada para as indústrias e convidados.

“Nos preocupamos com o trabalho prévio. Na rodada de negócios, por exemplo, faremos uma seleção das indústrias que irão participar, pois buscamos ter um mix de produtos que seja interessante para o varejo. Para isso, realizamos um matchmaking, apresentando a indústria ao varejista, para que ele nos sinalize com quais players gostaria de conversar, com o objetivo de ter o máximo de qualidade nas negociações”, explica Ruas.

Dados do setor

Segundo levantamento realizado pela NielsenIQ, as marcas próprias já participam nas vendas no mundo com 23% - com destaque para a Europa - o que representa um a cada quatro produtos vendidos. O estudo também mostra que o ponto de crescimento global do mercado foi de 0.5% em 2022, comparado ao ano anterior. Na América Latina, Colômbia, Peru e Chile são os países que mais investem em marcas próprias. O Brasil representa 1,9% de participação.

“As marcas próprias no Brasil apresentaram crescimento de 17% em 2022, sobre o ano anterior. Um evento como o PL Connection ajuda a acelerar o crescimento do mercado. Vamos atingir em alguns anos o mesmo nível de participação que têm Estados Unidos, Canadá e Europa. Estamos seguindo por esse caminho”, destaca Antônio Sá, sócio fundador da Amicci.

O estudo também apresentou dados das grandes redes varejistas presentes no Brasil e das regionais. Enquanto as grandes apresentam um crescimento de 1,4% em marcas próprias, as regionais totalizam 25,5%. “Na segunda edição do PL Connection, teremos a presença de importantes clientes regionais, que são muito importantes para a indústria”, completa Antônio.

Já um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), revela que mais de 92% das maiores redes supermercadistas utilizam marca própria como estratégia.

Serviço
2ª edição PL Connection - 2024
Data:
de 17 a 19 de setembro

Horário: Dias 17 e 18: das 10h às 20h – Dia 19: das 10h às 18h
Local: Expo Center Norte São Paulo – Pavilhão Azul

Informações: Site PL Connection

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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