07/12/2023 às 13h22min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h04min

Guia financeiro para celebrar as festas de fim de ano no verde!

Rogério Brandão, da Serafin, compartilha estratégias inteligentes para enfrentar as comemorações de Natal e Ano Novo, proporcionando momentos especiais sem comprometer a saúde financeira

THAIS DE ALMEIDA MARTINS
Publicar Comunics
Rogério Brandão - Serafin- Crédito da foto - Aivan Moura @aivanmoura 2

Guia financeiro para celebrar as festas de fim de ano no verde!

Rogério Brandão, da Serafin, compartilha estratégias inteligentes para enfrentar as comemorações de Natal e Ano Novo, proporcionando momentos especiais sem comprometer a saúde financeira



Com a chegada das festas de fim de ano, a alegria e a celebração muitas vezes vêm acompanhadas de desafios financeiros. Com tantos gastos, é importante se preparar para evitar ciladas durante esse período e garantir comemorações memoráveis sem prejudicar as finanças pessoais. Para Rogério Brandão, planejador financeiro, mentor sênior e acionista da Serafin, o segredo é um orçamento realista. “Determine um valor total que você pode gastar em presentes, alimentos e eventos, e mantenha-se fiel a esse plano. Considere antecipar as compras para evitar aquisições impulsivas. Outra dica é priorizar experiências significativas ao invés de vez de presentes caros”, indica.

As armadilhas mais comuns durante o período festivo incluem gastos impulsivos, acumulação de dívidas de cartão de crédito e falta de planejamento. Quanto aos presentes, Brandão sugere as seguintes estratégias:
 
  •  Defina um limite de gastos realista;
  •  Considere presentes caseiros ou experiências;
  •  Aproveite descontos e promoções;
  •  Faça compras com antecedência para evitar preços inflacionados;
  •  Utilize programas de recompensa de cartão de crédito para benefícios adicionais.

Equilibrando as despesas
As celebrações como o Natal e a virada do ano são festas importantes e acabam gerando mais gastos do que o planejado. Segundo Brandão, é preciso manter o foco e participar de eventos que encaixem no orçamento disponível naquele momento. “Uma solução é propor alternativas como festas compartilhadas, definir limites para gastos em entretenimento e uma contribuição com algo de valor pessoal, como habilidades culinárias”, explica.

Organizar eventos caseiros ou participar de atividades gratuitas na comunidade também pode ser uma boa solução. “Contribua coletivamente, organize amigo secreto ao invés de presentear toda a família, comunique suas limitações orçamentárias e lembre-se de que o valor sentimental sempre supera o monetário. Com essas estratégias em mente, as festividades podem ser não apenas emocionantes, mas também financeiramente saudáveis”, finaliza o acionista da Serafin.









                                             
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp