07/12/2023 às 15h02min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h04min

Saiba quais são os principais gastos de final de ano que endividam os brasileiros

Especialista da Simplic conta como se preparar para as despesas desta época do ano e traz dicas para aproveitar as festas sem se endividar

Daniela Albuquerque
freepik

Com o fim do ano chegando, os brasileiros se preparam para o amigo secreto, a compra de presentes, as confraternizações, viagens em família, ceias de Natal e Réveillon. São muitos eventos que podem tirar o orçamento da rota e trazer dívidas para o novo ano, comprometendo a renda por algum tempo.

 

Apesar do 13º salário, o fim do ano vem acompanhando de muitos gastos, deixando muita gente atrapalhada e endividada. “É preciso ter cautela e um planejamento financeiro eficiente”, alerta Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.

 

A executiva elenca as principais despesas de fim de ano e como se preparar para elas. Confira:

 

Presentes para amigo secreto e familiares

Eventos sociais, como amigo secreto e confraternização entre funcionários, são comuns e até esperados no fim do ano. O ideal é estipular um valor para gastar com essas lembranças sem peso na consciência. A dica vale também para festas em família; aqui, fique atento e seja realista quanto ao seu orçamento para não contrair dívidas desnecessárias.

 

Ceia de Natal e Ano Novo

A hora mais esperada da noite é, sem dúvida, a ceia de Natal, momento em que todos se reúnem para ter a melhor de todas as refeições em família. Mas é também a época do ano em que os alimentos estão com os preços mais altos, especialmente aqueles tradicionais da celebração. “Pesquisar os preços das bebidas e dos itens não perecíveis é essencial, até mesmo comprar antes, se possível. Caso a comemoração seja grande, cada um pode contribuir com um valor ou um prato para não pesar no bolso de nenhum convidado”, alerta Thaíne. 

 

Viagens e passeios

Após um ano corrido, com trabalho, escola e outros eventos, uma viagem ou um passeio prolongado é o merecido descanso que todos almejam. A solução é se programar, comprar pacotes de viagem e ingressos de atrações antecipadamente. Assim, ao chegar, já estará tudo pago.

 

Dica bônus para entrar em 2024 de branco e não no vermelho

Thaíne recomenda algumas ações essenciais para não contrair dívidas no último mês do ano. A primeira é: tenha uma planilha com todas as suas fontes de renda e despesas, ou use um aplicativo para controle financeiro. Dessa forma, é possível ter uma visão geral dos gastos e percorrer o caminho do dinheiro, entendendo quanto está sendo gasto em cada categoria e quanto está sobrando.

 

A especialista indica também quitar dívidas, se for possível; afinal, para fazer uma nova compra sem se atrapalhar, é ideal estar com as contas em dia. Além disso, sempre prefira fazer compras à vista, escolhendo itens que caibam no seu orçamento. Se comprar um presente caro, opte por comprá-lo com antecedência para evitar que as parcelas te acompanhem até o final do ano. 

 

Por último, Thaine recomenda usar o dinheiro extra com sabedoria. “Se estiver com os débitos em dia, prefira usar o 13º salário para formar sua reserva de emergência e fazer o planejamento financeiro para os gastos do início do próximo ano. E continue usando a planilha de gastos ou app”, finaliza. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp