07/12/2023 às 09h37min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h00min

Mapeamento da Greener aponta 4,2 GW de usinas de GD Remota em operação e/ou construção

De acordo com estudo da consultoria, novas usinas devem superar 3 GW em 2024 e parte de 2025, com demanda de investimento superior a R$ 10 bilhões

Genilson Oliveira
Crédito: Depositphotos

A construção e operação de grandes usinas de Geração Distribuída (GD) Remota em 2023 apontam para uma aceleração na expansão da modalidade no Brasil. Mapeamento da Greener mostra 4,2 GW acumulados desde o início da modalidade até setembro deste ano em usinas operacionais e em construção, um salto significativo em relação aos 2,3 GW registrados em 2022. Este é um dos indicadores apresentados no mais novo Estudo Estratégico GD Remota, produzido pela Greener, empresa de inteligência de mercado especializada no setor fotovoltaico.

De acordo com o levantamento, o mercado para novas implementações de GD Remota em grandes usinas deve ultrapassar a marca de 3 GW para 2024 e parte de 2025, devendo movimentar mais de R$ 10 bilhões em investimentos nos próximos dois anos. 

Setores-chave da economia lideram a demanda por autoconsumo remoto. O varejo continua sendo o principal segmento de contratação, representando 43%, com destaque para farmácias e supermercados. Já o setor de serviços, que inclui bancos, comercializadoras e gestoras de GD, somam 35%, sendo importantes canais para atendimento de consumidores.

Sobre o perfil dos clientes, pessoas físicas representam 16% do total, uma importante evolução em relação ao estudo anterior, em que correspondiam a 7% do montante. Esse fator aponta tendência de ampliação da participação desse perfil na geração compartilhada.

Ainda de acordo com o estudo da Greener, a GD II pode se manter viável a depender das novas regras que serão definidas após 2029/2031. Redução de preços de equipamentos, queda na taxa de juros e tributação são fatores que podem contribuir para maior atratividade do modelo de negócio.

Embora o mercado esteja indicando crescimento, a viabilização e implementação de novos projetos enfrentam desafios significativos, destacando-se a conexão à rede e o funding como principais barreiras. A aceleração no volume de empreendimentos se esbarra em construtores experientes já atuando com capacidade máxima de obras sendo executadas em paralelo, fazendo com que a contratação de EPCistas também seja citada como um grande obstáculo.

"A despeito dos desafios que se apresentam, e que merecem ser estudados com bastante atenção, a GD Remota vive um momento de aceleração, e os números do estudo revelam um movimento positivo do mercado em resposta à demanda por fontes de energia sustentáveis, reflexo de uma maior conscientização dos consumidores sobre os benefícios econômicos e ambientais da energia solar fotovoltaica", avalia Marcio Takata, CEO da Greener.

O Estudo GD Remota 2023 pode ser baixado gratuitamente no site da Greener:
https://www.greener.com.br/estudo/estudo-gdr2023/


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp