06/12/2023 às 12h44min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h09min

Dois supercomputadores construídos pela HPE são reconhecidos como os mais rápidos do mundo

O supercomputador Frontier, desenvolvido pela HPE, foi nomeado como uma das Melhores Invenções de 2023 pela revista Time

Hewlett Packard Enterprise
Hewlett Packard Enterprise

Três supercomputadores construídos pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) ficaram entre os dez primeiros no ranking do TOP 500. O primeiro colocado foi o sistema Frontier no Laboratório Nacional de Oak Ridge, um supercomputador HPE Cray EX pioneiro no sistema de exaescala - é a quarta vez que o sistema ocupa o primeiro lugar. O sistema Aurora do Laboratório Nacional de Argonne entrou na segunda posição - projetado para aproveitar as tecnologias de IA de forma a avançar a pesquisa intensiva em dados no design de aeronaves, tratamentos contra o câncer e energia sustentável, o Aurora alcançou uma pontuação HPL de 583,34 Pflop/s com a metade de seu sistema em uso, indicando seu potencial para aumentar ainda mais a performance. 
 

O sistema Aurora está sendo utilizado por pesquisadores no Programa de Iniciação Científica Aurora, para aproveitar a IA generativa em projetos científicos. Isso inclui um código open source de ciência e materiais químicos chamado QMCPACK, que utiliza o método Quantum Monte Carlo (QMC) para prever como elétrons interagem entre si em para uma ampla variedade de materiais. Sistemas de supercomputação como o Aurora demonstrarão o impacto da pesquisa amplificada pela IA. O supercomputador LUMI, construído pela HPE, também esteve na lista dos dez supercomputadores mais rápidos do mundo, ocupando a quinta posição.

 

Os supercomputadores HPE Cray não são apenas construídos para velocidade e desempenho computacional, mas também são projetados para a eficiência energética. O ranking GREEN500, que reconhece sistemas tanto pelo consumo de energia quanto pela eficiência, classificou seis sistemas da HPE entre os dez primeiros. Os sistemas Adastra, Setonix, Dardel, LUMI e Frontier, todos construídos na plataforma HPE Cray EX235a, demonstram que os supercomputadores mais poderosos do mundo podem ser projetados de forma cuidadosa, levando em conta a eficiência energética.

 

Por meio das parcerias contínuas entre a HPE, o Departamento de Energia dos Estados Unidos, o Laboratório Nacional de Argonne e o Laboratório Nacional de Oak Ridge, a HPE co-projetou e co-desenvolveu diversos sistemas de supercomputação que impulsionam pesquisas, beneficiando a sociedade como um todo.

 

Frontier nomeado pela revista Time

Todos os anos, a Time reconhece 200 invenções extraordinárias que mudam vidas. O Frontier, o supercomputador mais rápido e poderoso do mundo, capaz de processar mais de um quintilhão de cálculos por segundo, foi incluído na lista de Melhores Invenções de 2023 da revista Time na categoria Experimental.
 

Desenvolvido para o Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), pertencente ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, o Frontier é o primeiro sistema de exaescala verificado, introduzindo uma nova era da supercomputação. O poder e a velocidade do Frontier irão continuar a impulsionar descobertas científicas, desbloquear benefícios sociais e permitir que empresas do setor privado tomem decisões estratégicas com base em insights de dados. Alguns dos estudos viabilizados pelo Frontier incluem:

  • Analisar mutações do COVID-19 para compreender a transmissibilidade, reduzindo o tempo para obter insights de uma semana para 24 horas.
  • Tornar a literatura biomédica acessível para acelerar o diagnóstico e cuidado de pacientes, utilizando análises de inteligência artificial em grande escala por meio de gráficos pela primeira vez.
  • Simular a dinâmica computacional dos fluidos de propulsão para projetar motores a jato avançados que possam suportar adequadamente o hidrogênio, combustível de zero emissão de CO2.

Sendo o primeiro sistema de supercomputação verificado a alcançar essa barreira de velocidade, o Frontier é indicativo das descobertas em ciência e engenharia que serão possíveis com sistemas de exaescala.
 

Prêmio Gordon Bell
Prêmio Gordon Bell (GBP), da ACM, uma das distinções mais notáveis na supercomputação, é um prêmio anual que reconhece realizações excepcionais dentro da indústria. Este ano, o GBP 2023 teve seis finalistas, sendo que quatro deles executaram suas pesquisas em sistemas de alto nível construídos pela HPE. O vencedor foi o projeto “Modelagem de materiais em grande escala com precisão quântica: Simulações Ab Initio de Quasicristais e estruturas com defeitos estendidos interagindo em ligas metálicas” executado com o Frontier da HPE. Apresentado durante este ano, o Prêmio Gordon Bell em Modelagem Climática destaca o trabalho crítico sobre o clima e pesquisas realizadas por supercomputadores. 

Informações para a imprensa:

[email protected] 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp