06/12/2023 às 14h59min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h08min

GLOBAL WTERT entrega carta para o Ministro das Cidades, Jader Filho, com alerta sobre emissões de metano pelos resíduos

A iniciativa, que ocorreu durante compromisso da COP28; traz um alerta sobre as emissões de metano por parte dos aterros sanitários, que são de 3 a 10 vezes superiores do que o valor declarado

ABREN
Freepik
Dubai, 6 de dezembro de 2023 - O Ministro das Cidades, Jader Filho, discursou nesta quarta-feira (06) na plenária da COP28 como representante do Brasil e destacou a importância de realizar investimentos no setor de resíduos, além da necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas cidades.

Na ocasião, Yuri Schmitke, presidente-executivo da ABREN - Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos e vice-presidente do Global Waste to Energy Research and Technology Council - WtERT, entregou uma carta assinada pelo WtERT e pela Sharjah University cujo destinatário é o Presidente Designado da COP28, Excelentíssimo Sultan Ahmed Al Jaber. 

A carta traz um alerta sobre as emissões de metano por parte dos aterros sanitários, que mesmo com os mais modernos sistemas de captura de biogás, deixam escapar de 50% a 70% do metano, conforme apontam imagens de satélites da NASA.

No Brasil, as emissões são de 3 a 10 vezes superiores quando comparado com as declarações dos aterros no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL da Convenção Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima - UNFCCC. Os resultados apontam que as emissões de resíduos pelo aterros sanitários se equiparam a todo o setor agropecuário, em torno de 45% cada.

A solução para este problema é desviar os resíduos de aterros, seguindo a hierarquia dos resíduos: reutilizar, reciclar, e efetuar o tratamento térmico (waste to energy) e biológico (compostagem). Essas práticas levam a uma redução de 9,2 vezes dos gases de efeito estufa (GEE), conforme estudo do Brazil Energy Program - BEP do Reino Unido (UK, 2022).

Sobre a ABREN:
A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a interlocução entre a iniciativa privada e as instituições públicas, nas esferas nacional e internacional, e em todos os níveis governamentais. A ABREN representa empresas, consultores e fabricantes de equipamentos de recuperação energética, reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos, com o objetivo de promover estudos, pesquisas, eventos e buscar por soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de uma indústria sustentável e integrada de tratamento de resíduos sólidos no Brasil. 

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (Global WtERT), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão de resíduos por meio da recuperação energética e da reciclagem. O Presidente Executivo da ABREN, Yuri Schmitke, é o atual Vice-Presidente LATAM do Global WtERT e Presidente do WtERT – Brasil. Conheça mais detalhes sobre a ABREN acessando o site, Linkedin, Facebook, Instagram e YouTube da associação.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp