06/12/2023 às 10h45min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h04min

Dia Internacional do Voluntariado: empresas se destacam por incentivar ações sociais

Serasa Experian, Edelman, AEGEA, ENGIE, Cidade Center Norte e Instituto Adus são alguns exemplos

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
São Paulo, 06 de dezembro de 2023 – De acordo com o último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a estimativa atual é de que 862 milhões de pessoas em todo o mundo estão engajadas em atividades voluntárias, demonstrando a força e o impacto positivo que o voluntariado tem em comunidades locais e globais. Empresas e instituições sem fins lucrativos desempenham um papel importante no incentivo ao voluntariado, colaborando para alcançar objetivos sociais e ambientais. No Brasil, empresas como Serasa Experian, Edelman, AEGEA, ENGIE Brasil Energia, Cidade Center Norte e Instituto Adus destacam-se por contribuir com uma causae inspirar mudanças positivas.

Serasa Experian
A Serasa Experian incentiva o trabalho voluntário entre seus colaboradores pois acredita que o engajamento da equipe em ações sociais é essencial para construir uma sociedade mais justa e equitativa. Em 2023, 711 colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, do estagiário até o presidente, se engajaram em algum projeto voluntário promovido pela companhia.

Uma das principais ações que tem mobilizado a equipe é o voluntariado no Feirão Limpa Nome. Com o objetivo de apoiar a transformação da vida financeira de milhares de brasileiros, já que em outubro a inadimplência alcançou 71,9 milhões de pessoas. Os funcionários se voluntariam para auxiliar no processo, oferecendo suporte e orientação para aqueles que buscam regularizar pendências econômicas. Essa iniciativa não apenas alivia o fardo financeiro de muitos, mas fortalece os laços comunitários e promove uma cultura de solidariedade.

A expectativa para o ano fiscal de 2024 é aumentar o engajamento, pois, os resultados de uma pesquisa interna mostraram que 90% dos colaboradores reconhecem o impacto positivo da companhia na sociedade por meio dessas iniciativas. Outro dado interessante foi que 91% dos participantes da pesquisa expressaram interesse em atuar em futuras atividades voluntárias. Diante desse cenário, as projeções para o ano que vem indicam uma expansão significativa, com a expectativa de aumentar as horas de voluntariado em 25%, passando de 7.166 para 9.000 horas.

Edelman
O programa de Cidadania da Edelman é uma iniciativa global da agência, alinhada ao compromisso de impactar positivamente a sociedade, dividida em quatro pilares: pessoas, comunidade, planeta e clientes.

Cidadania é o mandato de responsabilidade social corporativa da Edelman. O ato de retribuir à comunidade foi incorporado à cultura da Edelman assim que Dan Edelman fundou a empresa em 1952. O objetivo é alinhar todas as políticas, programas e operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para garantir que nos responsabilizemos pela ação em cada etapa do caminho.

No Brasil, a frente de comunidade do programa conta com diversas ações de voluntariado, projetos pro bono e programas de incentivo, como o Ruth Edelman Citizenship Award, que reconhece e premia os trabalhos pro bono realizados pela Edelman no mundo, e o Community Investment Grants, que financia ONGs indicadas por colaboradores voluntários.

Desde 2021, o programa de Cidadania da Edelman já apoiou mais de 25 ONGs apenas com as ações de voluntariado promovidas internamente junto aos colaboradores. As atividades já incluíram a arrecadação de diversos tipos de materiais e recursos, preparação de refeições para distribuição, mentorias, apoio com ações de comunicação e iniciativas de escuta e acolhimento às pessoas atendidas pelas instituições.

No Brasil, as ações de voluntariado acontecem nos escritórios de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

AEGEA
A Aegea Saneamento, companhia privada de saneamento, por meio do Instituto Aegea, braço de iniciativas socioambientais da companhia, realizou em agosto a 1ª edição do "Prospera - Um Movimento pelo Cuidado com a Vida". Uma iniciativa pioneira no setor, que uniu voluntariado e responsabilidade social, oferecendo dezenas de serviços para mais de 5,5 mil pessoas de cinco municípios brasileiros onde a empresa atua por meio de suas concessionárias. 

Cerca de 300 colaboradores voluntários participaram do mutirão, realizado de maneira simultânea nas cidades de Barra do Garças (MT), Campo Grande (MS), Crato (CE), Manaus (AM) e São Francisco do Sul (SC). O evento contou com profissionais especializados em serviços como cuidados com a saúde, além de palestras orientativas e até capacitação para oportunidades de emprego. A ação social teve como foco o bem-estar e saúde da população, oferecendo exames gratuitos de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas, entre outros. A iniciativa nacional também promoveu ações voltadas a aumentar a empregabilidade de adultos e jovens. Foram disponibilizadas consultorias e orientações para preparação de currículos, workshops e dicas de como se destacar em entrevistas, empreendedorismo, além de apoio na pesquisa para vagas de emprego. O sistema SESI/SENAI foi parceiro da Aegea nas cidades, assim como a empresa Marsh. 

ENGIE Brasil Energia
A ENGIE, que já promove uma série de ações voluntárias nas comunidades onde está inserida, e há um mês deu mais um passo, por meio do lançamento da VC+E, que consolida as iniciativas de forma corporativa e conforme a lei do voluntariado, incluindo a medição de indicadores de impacto.

Trata-se de uma plataforma de apoio para colaboradores interessados em participar de trabalhos voluntários em entidades e associações localizadas nas regiões de entorno dos ativos da ENGIE Brasil Energia, em diferentes estados brasileiros. As informações ficam consolidadas no local para facilitar a identificação de oportunidades e o engajamento.

Em uma primeira chamada, o VC+E recebeu a inscrição de 120 colaboradores interessados em participar de novas ações de voluntariado.

A ENGIE é a maior geradora de energia elétrica 100% renovável no Brasil e atua ainda em transmissão e comercialização. A companhia opera usinas hidrelétricas, eólicas, fotovoltaicas e movidas à biomassa, além de linhas de transmissão, em todas as regiões do País.

Cidade Center Norte
A Cidade Center Norte, complexo multiuso formado por quatro empreendimentos: Shopping Center Norte, Lar Center, Expo Center Norte e Novotel, promove um mutirão de atividades sociais para os funcionários da empresa. A ação contará com sete atividades que ocorrerão ao decorrer do dia. Entre elas, um circuito de caminhada com coleta simultânea de lixo reciclável será realizado nas ruas do entorno da Cidade Center Norte. Todo o lixo recolhido será encaminhado para a Central de Gerenciamento de Resíduo (CGR), que por meio de parcerias, é responsável por fazer a separação, tratamento e destinação correta dos materiais.
Além disso, no dia, haverá montagem de lanches, bebidas e kits de higiene pessoal, que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social nas ruas paralelas e adjacentes aos empreendimentos, sobretudo na praça Mashiach Now. Ainda na praça, serão promovidas atividades de zeladoria e manutenção, com limpeza, jardinagem e pintura dos canteiros.

Ao longo do dia 05, serão promovidas atividades para o público, como brincadeiras, jogos e atividades educativas com as crianças e adolescentes de instituições educacionais públicas do entorno, como o Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Guilherme e a EMEFM Vereador Antônio Sampaio. Para os adultos, no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) os voluntários ajudarão os conviventes a construir currículos, visando a reinserção dos participantes no mercado de trabalho.

Voluntariado no Instituto Adus
No Instituto Adus, organização sem fins lucrativos que promove a integração de refugiados na sociedade brasileira há mais de dez anos, o voluntariado é peça fundamental, já que foi a partir dele que o Instituto foi formado e se manteve por mais de 6 anos – exclusivamente com o suporte de voluntários. Hoje, com mais de 30 contratados, a equipe do Adus segue com apoio de cerca de 57 voluntários, os quais buscam por meio do trabalho não remunerado fazer o bem, definir novos propósitos de vida e diversificar suas formas de atuação no mercado profissional.

A Instituição conta com um público de voluntários bastante diverso e, nos últimos tempos, muitas pessoas já aposentadas buscam o Adus para realizarem trabalho voluntário, como forma de realização pessoal e diversificação na trajetória profissional e de vida. 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp