06/12/2023 às 10h37min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h01min

Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, destaca 5 fatos curiosos sobre a parte mecânica dos veículos

Empresa destaca, por exemplo, que programas de eficiência energética criados para redução do consumo de combustível têm incentivado a diminuição da cilindrada dos motores, o uso de motores de três cilindros e a implementação de motores turbo

Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, dezembro de 2023 – A parte mecânica de um veículo, que abrange sistemas de motor, transmissão, suspensão e freios, passa, ao longo do tempo, por diversos avanços e transformações. Com o objetivo de auxiliar motoristas e mecânicos a acompanharem essa evolução, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, apresenta cinco curiosidades a respeito do tema:

1- Todos os veículos vendidos no Brasil devem atender às normas regulamentares de emissões de gases contaminantes;

2- Programas de eficiência energética criados para redução de consumo do combustível têm incentivado a diminuição da cilindrada dos motores, o uso de motores de três cilindros e a implementação de motores turbo;

3- A adoção de transmissões CVT e caixas automáticas com seis a nove marchas está relacionada à eficiência energética, porque permite ao motor operar em rotações mais eficientes e otimizar o consumo;

4- A aplicação de velas de metais nobres, como platina e irídio, e bobinas de alta energia, impulsionou o avanço no sistema de ignição; 

5- A utilização de materiais compósitos (plásticos) resulta na redução do peso dos veículos, o que diminui a energia necessária para acelerar, contribuindo para redução do consumo de combustível.

“Essas mudanças na parte mecânica dos veículos refletem o compromisso da indústria automobilística brasileira de produzir carros mais limpos, eficientes e avançados”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Como fabricante de componentes automotivos, a Niterra se orgulha de fazer parte desse processo de evolução, contribuindo para um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado na mobilidade.”

Sinais de atenção

Mesmo com grandes avanços tecnológicos, os motoristas ainda devem ficar atentos a sinais que revelam falhas na parte mecânica do veículo. Pontos como aumento de consumo, perda de rendimento, acendimento de luzes no painel, ruídos, comportamentos anormais e falhas no funcionamento do motor são alguns indicadores de que o sistema não está funcionando adequadamente.

“Como usuários, acabamos negligenciando os sinais e avisos, mas é importante lembrar que devemos conhecer o comportamento do veículo, uma vez que o utilizamos diariamente. Portanto, a responsabilidade pela sua utilização recai sobre nós mesmos”, observa Mori.

Linha de velas especiais de platina e irídio

A Niterra está presente no mercado de reposição brasileiro com uma linha de velas especiais de platina e irídio que melhoram a eficiência da queima da mistura ar/combustível para aperfeiçoar o consumo e reduzir emissões de gases de efeito estufa. 

A empresa também dispõe de bobinas modernas que oferecem alta tensão e energia para otimizar essa queima, além de sensores de oxigênio de alta precisão e confiabilidade que possibilitam um gerenciamento aprimorado da mistura e sensores de temperatura que garantem um controle térmico eficaz do motor.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd.. Fundada em 1936, em Nagoya (JAP), é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade; Medicina; Meio Ambiente & Energia; Comunicações; e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

RPMA Comunicação
Anna Carla Jurazecki - (11) 94247-6804
João Ribeiro - (11) 98151-3704
Fabiano Oliveira - (11) 99287-5957 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp