06/12/2023 às 10h16min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h01min

O diferencial dos profissionais de tecnologia no combate às ameaças cibernéticas

*Por Everson Holovaty

Pormade Portas
www.pormade.com.br
Divulgação
No mundo digital em constante evolução, a segurança cibernética emergiu como um dos pilares fundamentais para qualquer organização. O crescente número de ameaças online tem gerado uma demanda sem precedentes por profissionais de tecnologia capazes não apenas de mitigar esses problemas, mas também de proteger dados sensíveis. Nesse cenário, a capacidade de combater riscos digitais e salvaguardar informações tornou-se o diferencial definitivo para os profissionais de TI. 

Com a crescente dependência da tecnologia e um aumento exponencial de informações digitais, a segurança de dados se tornou um dos pilares mais críticos para empresas e organizações em todo o mundo. A proteção de informações confidenciais e o combate às ameaças cibernéticas tornaram-se essenciais, e essa demanda significativa deu origem a uma das carreiras mais promissoras do século XXI: a de especialista em segurança de dados ou cibersegurança.

A nossa sociedade está cada vez mais conectada à internet e a quantidade de dados que armazenamos digitalmente é imensurável. Isso cria um ambiente fértil para hackers, criminosos cibernéticos e outros atores mal-intencionados que buscam explorar vulnerabilidades em sistemas e redes. Empresas, governos e indivíduos enfrentam constantes ameaças à privacidade, à integridade dos dados e à continuidade de operações.

A cibersegurança desempenha um papel fundamental na proteção desses ativos digitais. Os especialistas em segurança de dados são os guardiões da informação digital, dedicando-se a identificar, mitigar e prevenir riscos cibernéticos. Eles são os responsáveis por construir barreiras digitais que mantêm os dados seguros e as operações funcionando sem interrupções.

A carreira de especialista em segurança de dados é notável em razão de:

Alta demanda: a crescente ameaça cibernética e a escalada de ataques têm levado a uma busca sem precedentes por profissionais em cibersegurança. As empresas estão dispostas a investir significativamente para proteger seus ativos digitais, o que resulta em oportunidades de emprego em constante crescimento.

Remuneração atrativa: devido à demanda e à complexidade das funções, os profissionais de cibersegurança geralmente desfrutam de salários competitivos e benefícios atraentes.

Variedade de funções: a cibersegurança abrange diversas áreas, como análise de ameaças, testes de penetração, resposta a incidentes, conformidade regulatória, entre outras. Isso oferece uma ampla gama de áreas de especialização.

Evolução constante: a natureza em constante evolução das ameaças digitais torna essa carreira dinâmica e estimulante. 

Os especialistas em segurança de dados precisam se manter atualizados constantemente para acompanhar as novas ameaças e tecnologias. Para os interessados em uma carreira em cibersegurança, o caminho pode começar com a educação formal, como um diploma em ciência da computação ou segurança da informação. Além disso, certificações reconhecidas como CISSP, CompTIA Security+ e Certified Ethical Hacker (CEH) podem ser vantajosas.

No entanto, o aprendizado contínuo e a experiência prática são igualmente importantes. Estágios, projetos de segurança pessoais e a participação em comunidades de segurança cibernética podem ajudar a construir uma base sólida. Como os desafios digitais continuam a evoluir, os especialistas em segurança de dados desempenham um papel crucial na proteção da sociedade digital. É uma carreira que não apenas oferece estabilidade e oportunidades, mas também a gratificação de saber que está fazendo a diferença na segurança do mundo digitalizado.

Diante do crescente panorama de vulnerabilidades digitais, a busca por profissionais de TI especializados em segurança cibernética é mais urgente do que nunca. Com o advento de tecnologias disruptivas como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e computação em nuvem, os desafios de segurança aumentam exponencialmente. Os profissionais de TI capacitados para enfrentar esses desafios tornam-se não apenas ativos valiosos para empresas e organizações, mas também guardiões essenciais da confiança e da privacidade em nossa era digital.

*Everson Holovaty é coordenador de TI da Pormade Portas

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp