06/12/2023 às 02h17min - Atualizada em 13/12/2023 às 02h17min

SPObras licita projetos do novo terminal de Ônibus Urbano Itaim Paulista

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, deu um passo significativo na melhoria do sistema de transporte da cidade com o lançamento, nesta terça-feira (05/12), da licitação para contratação dos projetos básicos e executivos, sistema de transporte inteligente e serviços ambientais para a construção do futuro Terminal de Ônibus Urbano Itaim Paulista, localizado na zona leste do município. Serão investidos cerca de R$ 5,5 milhões para o desenvolvimento dos projetos, com um prazo de 9 meses para sua elaboração após a contratação. A abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes está agendada para 23/01/2024 e o edital de licitação e seus anexos estão disponíveis neste link.

O Terminal Itaim Paulista será estrategicamente instalado em uma área adjacente à Linha 12-Safira da CPTM, abrangendo um trecho entre a Av. Marechal Tito e as ruas Rafael Correia da Silva, Francisco Vaz Moniz (prolongamento da Estrada Dom João Néri) e Albardão, no Distrito de Itaim Paulista.

Com o propósito de reorganizar o fluxo de aproximadamente 34 linhas municipais e intermunicipais de ônibus dos eixos da Avenida Marechal Tito e da Estrada Dom João Nery, que atualmente movimentam cerca de 318 veículos por hora, o Terminal se tornará um marco essencial para a integração entre as linhas do sistema de transporte municipal. Além disso, está projetado para facilitar as conexões com as linhas do transporte metropolitano sobre trilhos (CPTM).

Também serão implementadas tecnologias avançadas para garantir a otimização do sistema de transporte, oferecendo maior eficiência e segurança. O projeto prevê a instalação de Sinalização Semafórica Inteligente, que será dotada de fibra ótica ao longo do Terminal, visando proporcionar maior fluidez ao tráfego de ônibus durante os horários de pico, melhorando a mobilidade urbana. Está prevista, ainda, a criação de um Centro de Controle do Terminal, que será responsável pelo monitoramento e gerenciamento das operações de forma centralizada e integrada, para garantir um serviço de qualidade aos passageiros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp