05/12/2023 às 16h02min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h10min

Havaianas Praia + Limpa Garopaba: última ação do ano recolheu mais de 96 quilos de resíduos, reforçando o compromisso ambiental da marca

No último sábado (2), Havaianas encerrou a sexta e última edição do ano da iniciativa Praia + Limpa, em parceria com Worldpackers Ação contou com a parceria do projeto Re♻️Surf e presença de Klebber Toledo: Evento contou com a participação de mais de 95 voluntários

Gabriela Bone
@mjsurfphoto
 

São Paulo, dezembro de 2023 - A Havaianas confirma seu compromisso com a sustentabilidade em mais uma edição bem-sucedida do Havaianas Praia + Limpa, a sexta e última do ano. Em parceria com a Worldpackers, a ação foi realizada no último sábado (02), na Praia de Garopaba (SC), reunindo uma equipe de mais de 95 voluntários. A operação de limpeza da praia, marca registrada da iniciativa, retirou 96,656 quilos de resíduos e 120 bitucas de cigarro durante cerca de 30 minutos de atividades, entre coleta, triagem e roda de conversa. 
 

Além disso, o apoio à ONG Eco Garopaba e ao Festival Re Surf, liderado pelo casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin, que aconteceu no mesmo dia, foi essencial para enriquecer a experiência e incentivar ainda mais a conservação do meio ambiente aos presentes. Já existindo há uma década, o programa conscientiza a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Inspirado pela paixão pelo surfe e pela natureza, o casal transforma garrafas plásticas recolhidas durante a limpeza das praias em pranchas de stand up, surf e bodyboard. Durante o evento do final de semana, a confecção das pranchas ecológicas envolveu o uso de 1.350 garrafas PET.

 

Pranchas sustentáveis do projeto Eco Garopaba, confeccionadas a partir de garrafas PET recicladas.Crédito: @mjsurfphoto

 

“Estamos muito felizes em encerrar de maneira tão especial a última edição de 2023 do Havaianas Praia + Limpa. É inspirador para nós ver tantas pessoas engajadas com a causa e tão dedicadas quanto nós a fazer o possível por um mundo melhor. Ao longo do ano e de seis ações muito bem sucedidas, conquistamos resultados notáveis dos quais nos orgulhamos bastante”, comenta Mariana Rhormens, diretora de marketing de Havaianas Latam.
 

A iniciativa do Havaianas Praia + Limpa faz parte da agenda de economia circular da companhia, um dos principais pilares estratégicos da marca. Ao longo do ano de 2023, a empresa realizou outras cinco ações de limpeza de praia em Estados como Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, e Santa Catarina, local que já havia visitado e escolheu para encerrar as atividades do ano. Ao todo foi coletado um total de 550,670 quilos de resíduos, além de 26.055 bitucas de cigarro, nesse ano.
 

"Estamos profundamente gratos pela parceria e pelo apoio da Havaianas no Festival Re♻️Surf, que se tornou um catalisador vital para a conscientização ambiental em Garopaba. A iniciativa não apenas contribuiu significativamente para a limpeza de nossa amada praia, mas também fortaleceu o compromisso da comunidade em preservar o meio ambiente. A colaboração com a Worldpackers demonstra como a união de esforços pode criar um impacto positivo duradouro. Agradecemos a todos os voluntários envolvidos e à Havaianas por liderar este esforço inspirador em prol da sustentabilidade", comenta Carolina Scorsin, uma das idealizadoras do Eco Garopaba.
 

Além da presença do ativista ambiental e influenciador Diego Saldanha (@ecobarreiradiegosaldanha), a edição contou com a participação especial do ator Klebber Toledo (@klebbertoledo), padrinho do projeto Eco Garopaba há mais de dez anos, e dos influenciadores Líssio Fiod (@lissiofiod), ex-casamento às cegas; Matheus Charão (@matheusshark); Arthur Lemes (@tuilemes), dos atores Daniel Rangel (@danielrangel), e Bruna Ciocca (@brunaciocca); Jacqueline Silva (@jacquelinesilva79); Yuri Gonçalves (@oyurigoncalves), e Roberta Borges (@robertaborgesphoto), 1a campeã brasileira de surf em 1985. 




 

Sobre a parceria 

Em 2022, Havaianas e Worldpackers se uniram para realizar um projeto piloto com duas ações de limpeza de praias no litoral norte de São Paulo, em Ubatuba e Maresias. Em 2023, o Havaianas Praia + Limpa foi lançado oficialmente e já realizou limpezas nas praias do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Ilhéus (BA) e Ilhabela (SP). Até agora, a iniciativa já mobilizou 641 pessoas que recolheram 550,670 quilos de resíduos, sobretudo micro-plásticos, e 26,055 unidades de bitucas de cigarros. Todos os materiais recicláveis encontrados, como diversos materiais de plástico, vidro, papel e outros são destinados para as cooperativas de reciclagem locais, gerando renda para as mesmas. As sandálias encontradas nas ações são separadas para o Havaianas reCICLO, o programa de logística reversa de Havaianas, sendo posteriormente recicladas em itens como tapetes, vasos, pneus, pisos, bancos e acessórios.
 

Sobre a Worldpackers

A Worldpackers é uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, que já ajudou mais de 140 mil pessoas a realizarem o sonho de viajar pelo mundo. Uma empresa brasileira, fundada em 2014, que atua em mais de 140 países, tornando o ato de viajar mais acessível e um caminho para a construção de uma sociedade mais colaborativa, consciente e regenerativa. Desde abril de 2021, organiza e promove os Beach Clean Ups, dando a oportunidade para seus usuários trocarem a dedicação na limpeza da praia por 2 diárias de hospedagem gratuitas em anfitriões parceiros da iniciativa. Até agora, já realizou 87 ações de Beach Clean Up, juntando mais de 2.141 voluntários e retirando 2 toneladas de resíduos, fortalecendo cooperativas de reciclagem, promovendo educação ambiental e engajando diversos atores locais para uma relação mais sustentável com os territórios.

 

E aí, vamos juntos limpar as praias por um planeta mais livre? 

 

Sobre o Eco Garopaba 

O casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin tem se destacado na sustentabilidade e na conscientização ambiental. Originário do amor pelo surf e preocupação com o meio ambiente, Jairo criou pranchas feitas de garrafas PET em 2007, após morar alguns anos no Hawaii. Ao retornar ao Brasil, ele conheceu Carolina, que se encantou com a ideia e juntos começaram a palestrar em escolas sobre sustentabilidade, incentivando o esporte e a reciclagem. Com o projeto, chamado Eco Garopaba, já palestraram para mais de 60 mil crianças, em 17 Estados brasileiros, retiraram mais de 30 mil garrafas plásticas do meio ambiente para transformá-las em pranchas e também envolvem a comunidade na produção de quadros e brincos a partir do lixo plástico. Além disso, anualmente, o casal realiza o Festival de Surfe em pranchas de garrafas PET em Garopaba, celebrando uma década de impacto positivo.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp