05/12/2023 às 16h07min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h04min

Caiu na malha fina mas regularizou as pendências? Saiba como adquirir a restituição do IR

Cair nessa fiscalização pode acarretar atrasos na restituição, multas e juros

Emanuella
Emanuella Costa Terra - Diretora de Negócios - Exodus, Gestão Tributária Inteligente - @exodus.exd ​​​​​​​
Acervo Pessoal

Recentemente a Receita Federal  realizou o pagamento do lote residual da restituição do Imposto de Renda. No total, será pago o montante de R$ 643,3 milhões para 354,6 mil contribuintes. Quem tem dinheiro para receber este ano, mas não foi incluído neste lote, pode ser que tenha caído na temida malha fina.

 

Emanuella Costa Terra, Diretora de Negócios do Grupo Exodus, explica que a malha fina seleciona contribuintes que apresentam divergências em suas declarações, evidenciando inconsistências nos rendimentos, deduções, despesas médicas e demais informações declaradas. “A precisão e completude dos dados são cruciais para evitar esse processo”, diz. 

 

Para consultar a situação, as pessoas que estão em dúvida se caíram ou não, a Receita Federal disponibiliza ferramentas como o site oficial e o aplicativo "Meu Imposto de Renda". Esses recursos permitem consultar a situação da declaração, identificar pendências e, assim, oferecem a oportunidade de agir prontamente. “A agilidade na correção de pendências é a chave para garantir a restituição do Imposto de Renda sem contratempos. A retificação da declaração, com a devida correção de informações incorretas, e a apresentação rápida da documentação comprobatória são passos fundamentais nesse processo”, destaca a Diretora de Negócios.

 

Quais são as consequências de cair na malha fina?

 

Cair na malha fina pode acarretar atrasos na restituição, multas e juros. Em casos mais sérios, a Receita Federal pode conduzir uma fiscalização mais aprofundada, resultando em autuações e penalidades mais severas. A compreensão e a ação proativa são fundamentais para mitigar essas implicações.

 

Em um cenário tributário dinâmico, a compreensão da malha fina e a prontidão para corrigir eventuais pendências são essenciais. “Ao adotar estratégias ágeis de regularização, os contribuintes não apenas garantem uma restituição tranquila, mas também fortalecem sua posição frente aos desafios fiscais. Neste contexto, enfrentar a malha fina é mais do que uma necessidade burocrática; é um exercício de responsabilidade fiscal que pode resultar em uma experiência mais suave e confiante durante o processo de declaração e restituição do Imposto de Renda”, finaliza Emanuella.

 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp