05/12/2023 às 13h45min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h02min

7 Dicas para fugir da Procrastinação

Especialistas ensinam como superar o problema

sarah monteiro
Divulgação

Procrastinar é a ação de postergar ou atrasar algo, como uma tarefa, compromisso ou atividade. Isso é feito principalmente se dedicando a outras tarefas – muitas vezes, de menor importância e mais prazerosa.

Aline Braga, especialista em Branding e posicionamento, ensina 7 dicas para evitar a procrastinação e seus impactos negativos na imagem pessoal e profissional:

1. Defina metas claras e prazos realistas: Estabeleça metas específicas e prazos realistas para suas tarefas, de forma que seja possível planejar e organizar seu tempo adequadamente.

2. Utilize ferramentas de gerenciamento do tempo: Utilize aplicativos e ferramentas de gerenciamento do tempo, como calendários, listas de tarefas e lembretes, para planejar e priorizar suas atividades diárias.

3. Divida as tarefas em etapas menores: Tarefas grandes e complexas podem parecer esmagadoras, o que muitas vezes leva à procrastinação. Divida-as em etapas menores e mais gerenciáveis, facilitando o início e o progresso gradual.

4. Elimine distrações e estabeleça limites: Identifique as principais distrações que impedem a produtividade e tome medidas para evitá-las, como desligar notificações de mídia social ou criar um ambiente de trabalho livre de distrações.

5. Pratique técnicas de gerenciamento do tempo: Explore técnicas como a Técnica Pomodoro, que envolve períodos concentrados de trabalho seguidos de breves pausas, ou o método de Eisenhower, que ajuda na priorização das tarefas com base em sua importância e urgência.

6. Encontre motivação e recompensas: Descubra maneiras de se motivar, como estabelecer recompensas após a conclusão de uma tarefa, ou buscar apoio e encorajamento de colegas ou mentores.

7. Aprenda a lidar com a procrastinação: Compreenda as causas subjacentes da procrastinação e desenvolva estratégias para superar esse comportamento, como identificar e enfrentar a ansiedade, estabelecer um senso de propósito e estabelecer uma mentalidade positiva em relação às tarefas.

“Lembrando que superar a procrastinação é um processo contínuo que requer prática, paciência e autodisciplina. Com esforço e comprometimento, é possível evitar esse problema e melhorar a imagem pessoal e profissional”, finaliza a especialista. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp