05/12/2023 às 18h40min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h00min

Quer saber mais sobre Educação Financeira? A Bela Vista Cultural lança um novo livro sobre o assunto destinado a Jovens e Estudantes

A obra editorial é uma ferramenta para melhorar a compreensão sobre o mundo financeiro para os estudantes da rede pública de ensino e professores que desejam se capacitar sobre o tema

COMBO Comunicação
Reprodução - Livro Educação Financeira Para Jovens e Estudantes

O acesso à informação básica facilita o desenvolvimento pessoal para futuras oportunidades, tanto no mercado de trabalho quanto no controle das despesas pessoais no dia a dia. Pensando nisso, a editora Bela Vista Cultural lança mais um projeto para auxiliar os estudantes da rede pública de ensino e a novidade desta vez é o livro “Educação Financeira para Jovens & Estudantes”. A obra é uma espécie de guia que visa democratizar conceitos básicos relacionados ao gerenciamento dos recursos financeiros e questões correlatas, tais como o mercado de trabalho, a geração de renda e o empreendedorismo, para estudantes que estão iniciando suas vidas e precisam de uma base sólida para fazer melhores escolhas. O livro esta à venda na loja online da editora.

 

Sabemos que a educação financeira transforma vidas e a juventude é uma fase repleta de descobertas e desafios, se caracterizando como um momento em que as bases para o futuro são construídas. Nesta fase, a compreensão do papel do dinheiro, seus benefícios e desafios, podem levar a escolhas responsáveis e a uma relação com as finanças mais próspera e equilibrada. Com base nisso, este livro foi desenvolvido com o intuito de guiar os estudantes que estão prestes a concluir seus estudos e a embarcar na jornada da vida adulta, como também contribuir para que seus familiares, amigos e professores tenham acesso a ensinamentos que os levem a uma compreensão mais profunda e saudável das finanças pessoais.

 

Cuidadosamente elaborado por especialistas no assunto, buscando trazer conceitos financeiros de uma forma clara, acessível e, acima de tudo, interessante, o livro “Educação Financeira para Jovens & Estudantes” reúne dicas valiosas sobre como planejar um orçamento, poupar, investir e evitar as armadilhas financeiras que podem prejudicar os planos futuros. Além disso, aborda a importância da responsabilidade com o dinheiro, da sustentabilidade econômica e do impacto das decisões referentes ao consumo. 

 

A publicação tem início com uma introdução cultural desse universo no dia a dia, discorrendo sobre a nossa relação cotidiana com o dinheiro e como aspectos emocionais e psicológicos também nos influenciam de forma indireta e desempenham um papel importante em nossas decisões financeiras, sobretudo quando se trata de compras por impulso.

 

Na sequência, traz conceitos básicos de finanças que auxiliam na compreensão de que lidar com elas desde cedo e sempre com sabedoria, é essencial para que se tenha uma vida financeira equilibrada e bem-sucedida. Desmistifica também os termos financeiros mais complexos e apresenta uma visão clara e objetiva sobre como gerir recursos de forma inteligente.

 

Nesta toada, o livro destaca ainda a importância dos estudos e do trabalho como pilares para a construção de uma base financeira sólida e duradoura. 

 

Por fim, no âmbito da educação financeira propriamente dita, o livro aborda temas primordiais, como dívidas, consumo, crédito, poupança, investimentos e empreendedorismo. Para isso, traz dicas práticas, informações e orientações para que os estudantes tomem decisões conscientes em relação a esses temas.

 

“Segundo um levantamento do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 48,6% da população brasileira não costuma ter o controle da vida financeira, visando que não são todas as pessoas que têm acesso ao tema. Pensando nisso, é que criamos esse projeto, para oferecer os melhores conteúdos para professores - dos ensinos fundamental e médio-, em matérias afins como matemática, história e finanças - e, dessa forma, os profissionais poderão se capacitar e utilizar a obra em atividades em sala de aula”, conta Renan Cyrillo, CEO da editora Bela Vista Cultural.

 

O objetivo final do livro é mostrar como a disciplina e o planejamento são fundamentais para que se possa alcançar as metas para a realização dos sonhos e a conquista da independência financeira, vivendo com uma melhor qualidade de vida, fortalecendo a economia do país como um todo.

 

Com apresentação e patrocínio da Nubank e apoio da Scotiabank, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a publicação faz parte de um projeto cultural mais amplo, que inclui a realização de ações educacionais em instituições de ensino públicas e junto a entidades culturais, por meio de uma Cartilha Educativa, assim como a doação de exemplares da obra para os estudantes e professores dos espaços visitados. A proposta contempla, por fim, uma exposição online e uma versão do livro em audiobook, que visa a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais visuais.

 

Ficha Técnica:

Tiragem: 3.000 exemplares; 

Formato: 21 x 25 cm fechado, 42 cm x 25 aberto; 

Número de páginas: 160 páginas; 

Capa: dura

Impressão: papel couché laminado

Miolo: em offset, impresso a 4x4 cores; 

Acabamento: lombada quadrada e miolo costurado.  

Impressão: Pancrom Indústria Gráfica

Ilustrações: Erick Pasqua

Público-alvo: geral, mas destinado aos alunos da rede pública de ensino fundamental e médio 

 

Sobre a Bela Vista Cultural – A Bela Vista Cultural é uma editora e produtora especializada no desenvolvimento de projetos de impacto social, voltados à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, com foco na transformação da sociedade por meio do acesso à cultura e à educação. As propostas da empresa estão sempre voltadas à difusão dos assuntos trabalhados junto a entidades de ensino e de cultura, estimulando o diálogo e o caráter educacional dos produtos culturais.

 

https://www.instagram.com/belavistacultural/

https://www.belavistacultural.com.br

 

Mais informações

COMBO Comunicação 

www.combocomunicacao.com.br

@combocomunicacao

Bia Cabañas - [email protected] - (11) 99462-9240

Julia Romano - [email protected] - (11) 98420-7099


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp