05/12/2023 às 12h28min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h09min

Pesquisa da Alteryx revela como os tomadores de decisões de TI empresariais veem o futuro dos negócios

Quase por unanimidade, as empresas em todo o Brasil acreditam que o uso generalizado da automação generativa baseada em IA terá o maior impacto em suas organizações, mas estão colocando um foco maior na regulamentação e nas pessoas

Alteryx
https://www.alteryx.com/pt-br
Banco de imagens gratuito
IRVINE, Calif. — 5 de dezembro de 2023Alteryx, Inc. (NYSE: AYX), a empresa de Analytics Cloud Platform, divulgou uma pesquisa independente intitulada “Defining the Enterprise of the Future”. Usando dados de 2.800 tomadores de decisão de TI e de negócios em todo o mundo (100 respostas pertencem ao Brasil), o estudo revela o roteiro de três anos sobre como as empresas irão operar em uma era de inteligência fornecida por IA.

“Embora prever o futuro não seja uma tarefa fácil, dados e análises serão essenciais para fornecer insights automatizados baseados em IA que se prevê serem uma característica vital das futuras empresas do Brasil”, disse Marta Clark, diretora-gerente LATAM da Alteryx.

“Não importa o que o futuro traga, estabelecer as bases para a IA generativa requer uma abordagem de toda a empresa para a tomada de decisões baseada em dados que capacite toda a força de trabalho aproveitar ao máximo a tecnologia. Tecnologias acessíveis de análise e automação de autoatendimento são o multiplicador de forças que ajudará as empresas a avançarem em sua jornada de IA generativa”, explica a executiva.

À medida que as empresas se preparam para enfrentar os desafios futuros, abraçar o poder da tecnologia (e das regulamentações) de IA acessível as ajudará a reinfundir transformações que moldam o futuro, assumir a liderança e nunca olhar para trás. Os resultados mostram que as organizações têm um forte apetite por políticas e governança que regulem a utilização de IA responsável neste futuro cada vez mais complexo e orientado por dados.

• 78% afirmam que a IA já está impactando o que a sua organização pode alcançar, enquanto 69% afirmam que investirão em tecnologias avançadas, como a IA, para responder ao ambiente de mercado em mudança.
• 55% citam que a adoção da IA se tornará generalizada em todos os setores e funções empresariais, e 48% estão entusiasmados com a combinação de automação e IA na análise de dados.
• 91% acreditam que regulamentos e normas em torno da utilização de IA (incluindo a utilização de IA generativa) devem ser desenvolvidos no seu setor, à medida que transformam o cenário empresarial.
• 91% afirmam que tais políticas ajudariam as empresas a implementarem a IA de forma responsável; e 53% citam a possibilidade de consequências legais e éticas por não ter um quadro ético de IA em vigor.
Embora o panorama atual da IA preencha o atual mercado de trabalho de medo e incerteza, surge um raio de otimismo ao prever as competências e o talento necessários para criar a futura força de trabalho. Há uma apreciação crescente pela priorização de competências que são vistas como distintamente humanas.
• 64% afirmam que é mais importante que os seus colaboradores sejam polivalentes do que especializados em uma área específica. 61% nomearam a criatividade como a habilidade que os humanos contribuirão para um ambiente de mercado moldado pela IA, seguida pela emoção e pelo pensamento crítico.
• Nenhuma competência técnica singular emergiu como a mais importante para a força de trabalho do futuro, mas a especialização em tecnologias emergentes, como a IA (39%), seguida pelo conhecimento de software informático, análise de dados e prospecção de dados, está no topo da lista. A criatividade e a literacia digital são consideradas competências profissionais essenciais para o futuro.
• Surpreendentemente, 56% acreditam que o cenário de talentos tecnológicos avançados será caracterizado por um excedente de talentos nos próximos três anos.
Ao imaginar o futuro, a maioria das organizações defende o uso generalizado da IA para prever e reagir às mudanças, mas os riscos de longo prazo decorrentes do cenário empresarial em evolução são iminentes. Embora muitos identifiquem a IA como uma potencial ferramenta-chave para o sucesso, ela requer uma abordagem combinada de pessoas, políticas e cultura, em vez de apenas tecnologia, para permitir que as empresas planejem, naveguem e superem o desconhecido para prosperar em um cenário empresarial em constante mudança.
• 56% listam ameaças à segurança cibernética e à privacidade de dados, 50% com desafios da globalização, 43% com inflação e taxas de juro elevadas e 41% com mudanças no comportamento do consumidor como os fatores de mercado que deverão ter maior impacto nas empresas.
• Em última análise, a tecnologia por si só não conduzirá ao sucesso futuro. 42% investirão mais na compreensão das necessidades dos clientes para fazer ofertas relevantes, enquanto 33% citam a necessidade das suas organizações demonstrarem melhores práticas éticas e responsabilidade ambiental.

“Embora a pilha de tecnologia do futuro exija muitas tecnologias emergentes, ela será tão boa quanto a capacidade da sua força de trabalho de usá-las e se beneficiar delas”, disse Trevor Schulze, CIO da Alteryx. “Não existe uma solução única para ajudar as empresas a compreenderem as necessidades dos clientes, aumentarem a eficiência e encontrarem a sua vantagem competitiva. Somente capacitando toda a força de trabalho para aproveitar ao máximo as tecnologias, fazer o uso correto dos dados, a computação e os recursos de automação disponíveis, será possível desbloquear todo o potencial de ROI e valor dos negócios.”

Para estarem preparadas para este futuro cada vez mais complexo e orientado por dados, as empresas precisam estabelecer três características principais: garantir que a sua jornada para estratégias de transformação digital em torno da IA seja bem-sucedida; construir uma força de trabalho multiqualificada, capaz de fornecer valor comercial a partir da tecnologia; e ser capaz de aproveitar as percepções do cliente e do mercado para dinamizar estratégias e operações de negócios a fim de responder a fatores externos.


Faça o download completo do relatório Defining the Enterprise of the Future e saiba como a Alteryx está adotando a IA de forma responsável nesta era de inteligência.


Sobre a Pesquisa
A pesquisa foi conduzida pela Coleman-Parkes em setembro e outubro de 2023 e teve como alvo 2.800 tomadores de decisão de TI, analistas de dados e líderes de linha de negócios sobre a empresa do futuro. Os entrevistados estavam baseados na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia, Austrália e Reino Unido. Houve representação igual do setor público, da indústria transformadora (incluindo a cadeia de abastecimento), dos serviços financeiros e bancários e da tecnologia. As empresas variavam em tamanho de menos de 500 funcionários a mais de 10.000. 60% tiveram uma receita média de mais de US$ 1 bilhão.

Sobre Alteryx
A Alteryx (NYSE: AYX) potencializa análises para todos com a premiada Alteryx Analytics Cloud Platform. Com a Alteryx, as empresas podem tomar decisões inteligentes em suas organizações com insights automatizados e orientados por IA. Mais de 8.000 clientes em todo o mundo confiam na Alteryx para democratizar a análise em todos os casos de uso e fornecer resultados de negócios de alto impacto. Para saber mais, visite www.alteryx.com.
 
Alteryx é uma marca registrada da Alteryx, Inc. Todos os outros nomes de produtos e marcas podem ser marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp