05/12/2023 às 10h34min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h06min

Conectando causas a pessoas: 5 dicas para iniciar a jornada como voluntário

CEO do Atados, Daniel Morais, explica que dentre as recomendações, a pessoa deve procurar causas que mais tenha identificação; principais habilidades e áreas que deseja atuar auxiliam na escolha

PinePR
Freepik/Divulgação

O desejo de realizar trabalho voluntário, muitas vezes, vem acompanhado com incertezas sobre onde e como começar. Foi reconhecendo esse desafio, que em 2012, o administrador Daniel Morais, juntamente com mais três amigos, fundou o Atados, plataforma que conecta de forma gratuita voluntários, ONGs e empresas a causas sociais.

 

Segundo Morais, todos possuem habilidades para contribuir com algum tipo de propósito. “O começo do trabalho voluntário costuma gerar muita expectativa, mas o que muita gente não sabe é que para fazer parte de um projeto você só precisa doar aquilo que faz de melhor. Em outras palavras, use a habilidade em que você mais se destaca a seu favor, com certeza ela poderá ser aproveitada”.

 

Mas como, afinal, se tornar voluntário? Confira 5 dicas dadas pelo CEO para quem quer viver essa experiência.

 

1. Faça um planejamento da ação na agenda

A organização é o primeiro passo para quem deseja incluir o voluntariado na rotina. Não importa quantas horas possa doar, é necessário que, antes, conheça bem os seus horários e, principalmente, os do projeto que vai ajudar.

 

2. Procure uma causa que tenha mais identificação

Existem muitas causas que precisam de atenção, por isso, é importante escolher aquela que a pessoa mais se identifica. Anote as principais habilidades e áreas que deseja atuar. Dessa forma, mais chances de desenvolver e contribuir de maneira mais eficiente.

 

3. Cadastre-se em uma plataforma de voluntários

Existem projetos espalhados pelo mundo todo, e encontrar um que você possa fazer parte pode não ser das tarefas mais fáceis. Por isso, uma plataforma pode te ajudar a se conectar mais facilmente com uma organização que esteja alinhada com seus interesses.

 

4.Faça conexões com voluntários

A melhor forma de aprender sobre o assunto é conversando com quem já teve ou tem experiência como voluntário. Assim, conseguirá insights valiosos para fazer um trabalho ainda melhor e tirar todas as suas dúvidas.

 

5. Esteja aberto ao aprendizado

Depois de seguir esses passos, qualquer pessoa está quase pronta para se tornar um voluntário de sucesso. A última coisa para ter em mente ao começar o trabalho é estar disposto a sempre aprender coisas novas com as pessoas que vai conhecer. Não saber fazer uma atividade ou outra não será um problema se tiver força de vontade para buscar soluções.

 

Hoje, o Atados já conta com mais de 200 mil voluntários e ajuda de mais de 4 mil ONGs, transformando a realidade das pessoas beneficiadas em todas as regiões do Brasil. “Quando começamos em 2012 não tínhamos ideia da dimensão que o projeto alcançaria. Fico feliz que cada vez mais pessoas estejam se engajando por uma missão tão nobre como a do voluntário”, diz.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp