04/12/2023 às 10h45min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h02min

Endocrinologista de Brasília recebe título de comendador concedido por Academia de Ciências

Médico Flavio Cadegiani foi homenageado com a comenda de Mérito Profissional de Ciências Médicas na última sexta-feira (1º/12), na Câmara dos Deputados

Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica
QU4TRO Comunicação

Na última sexta-feira (1º/12), o médico endocrinologista de Brasília Flavio Cadegiani foi homenageado com a comenda de Mérito Profissional de Ciências Médicas, concedida pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). Com isso, Cadegiani recebeu o título de comendador, honraria atribuída a cidadãos cujas contribuições culturais e profissionais servem de exemplo ao país.

A Abrasci é uma entidade em atividade desde 1910. A organização pugna pelo reconhecimento e deferimento de méritos e comendas a cidadãos que se destacam no desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil.

Graduado pela Universidade de Brasília (UnB), Flavio Cadegiani tem título de especialista em endocrinologia e metabolismo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM), além de Mestrado e Doutorado (PhD) em Endocrinologia Clínica pela Unifesp.

O médico é membro da Abrasci desde 15 de setembro deste ano. Agora, foi agraciado com a comenda em cerimônia no auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ao endocrinologista, a Academia destacou que a condecoração “serve como testemunho material da sua dedicação ao Brasil e do impacto positivo do seu trabalho em prol da sociedade brasileira”.

“É um grande reconhecimento. Receber isso, para mim, é de um significado que não consigo mensurar em palavras”, comemora o pesquisador.

“Eu tinha uma ideia de que iria receber uma comenda, mas não sabia que seria a mesma do Ivo Pitanguy, que é um dos maiores nomes da medicina brasileira. E ainda vem o título de comendador, que é um título bem elevado dentro da academia. É uma grande honra para mim ser homenageado com um título desse”, diz Flavio Cadegiani.

Ivo Pitanguy foi um cirurgião plástico, professor e escritor brasileiro. Muito conhecido pelo sucesso profissional, Pitanguy foi um dos médicos mais celebrados no Brasil e no exterior. Ele faleceu em 2016, aos 93 anos.

Abrasci

A Abrasci foi criada em 1910. Naquela época, porém, era apenas a Academia Brasileira de História.

A partir de meados de 1980, tornou-se Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Recentemente, atendendo aos pedidos de membros e conselheiros para expandir os segmentos, a entidade incluiu as cadeiras de Ciências e Literatura.

Desde então, ocuparam a presidência da Abrasci os seguintes nomes: Júlio Elito, Gunter Fischer, Roberto Oropalo e o Professor Michel Chelala, tendo em seu colegiado acadêmico nomes como o psiquiatra e escritor Augusto Cury e o cantor Sergio Reis.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp