04/12/2023 às 10h48min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h02min

Prêmio Ruth Sonntag destaca o trabalho de mulheres cientistas

A vereadora Janaína Lima indicou a Dra. Magda Carneiro Sampaio ao prêmio Ruth Sonntag e destacou a importância da Ciência

Renato Santos Miranda
foto Giovanni Pasquali
Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo homenageia, com o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig, mulheres cientistas, médicas ou profissionais da Saúde, em evento na Câmara Municipal de São Paulo (01/12). A premiação reconhece o trabalho de mulheres cientistas, médicas ou profissionais da saúde, que se destacaram no setor de pesquisa científica ou no avanço da medicina.
Foram homenageadas as médicas: Dra Magda Carneiro Sampaio; Dra. Enilde Borges Costa, Dra. Fernanda Okita; Prof. Dra. Helena Bonciani Nader; Prof. Prof. Dra. Maria Aparecida Amaro Malvestio; Dra. Natalia Pasternak e a Prof. Dra. Patrícia Jundi Penha. Elas foram indicadas por vereadoras da Câmara Municipal e por líderes partidários sem parlamentares mulheres.
A vereadora Janaína Lima indicou Prof. Dra. Magda Carneiro Sampaio, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, e presidente do Conselho Diretor   do Instituto da Criança e Adolescente.
Para a vereadora, a Dra. Magda Carneiro Sampaio é um exemplo de dedicação ao estudo e desenvolvimento da criança. “A indicação ao prêmio se justifica pelo empenho em entender o desenvolvimento imunológico da criança desde o nascimento. Seus estudos e projetos deram grande contribuição para o avanço da saúde” disse a vereadora.
Janaína Lima destacou a importância da Ciência lembrou e que o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig, foi instituído ano passado em um momento muito delicado do país, que havia acabado de sair de uma pandemia, com efeitos desastrosos, e a boia da salvação foi a ciência.
Ruth Sonntag Nussenzweig, professora e pesquisadora, que dá nome ao prêmio, faleceu em 1º de abril de 2018, deixando um grande legado para a ciência.
Ruth Sonntag nasceu na Áustria, em 1939 e aos 11 anos veio para o Brasil com seus pais médicos, fugindo da perseguição nazista. Formou-se em medicina pela USP e fez sua trajetória na pesquisa com estudos sobre a doença de Chagas e contribuições importantíssimas no desenvolvimento da vacina contra a malária.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp