05/12/2023 às 10h58min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h02min

Podcast Curso da Vida lança episódio sobre a doença de Alzheimer

O programa discute sobre as características e sintomas da doença, bem como sobre a importância de não naturalizar o esquecimento e humanizar pessoas com Alzheimer

SI Comunicação
Divulgação

O esquecimento é natural, acontece com todo mundo. Mas, a depender da frequência e da intensidade, pode ser uma fagulha inicial para consultar um médico e perguntar: será que é Doença de Alzheimer? Esse é o tema do novo episódio do podcast ‘Curso da Vida’, que traz debates pela ótica do envelhecimento, com base nos temas abordados na Revista Mais 60, publicação do Sesc São Paulo. Intitulado “Doença de Alzheimer”, o quinto episódio está disponível nos serviços de streaming de áudio. 

No bate-papo, os apresentadores Renan Sukevicius e Juliana Dantas recebem Marimelia Porcionatto, biomédica e professora da Escola Paulista de Medicina; Deusivânia Vieira da Silva Falcão, psicóloga e professora da USP na área de psicogerontologia; e o artesão João Stanganelli Júnior, que pode ser encontrado no perfil do Instagram @vovocrocheteiro.

Segundo a OMS, cerca de 130 milhões de pessoas no mundo viverão com algum tipo de demência até o ano de 2050. A Doença de Alzheimer não é a única causa, mas está entre as principais. Por isso, estar atento aos sinais e não naturalizar o esquecimento como se fosse “coisa da velhice” é fundamental para lidar com possíveis diagnósticos da demência. Normalmente, o Alzheimer tem relação com a idade avançada, mas não exclusivamente. A pessoa com Alzheimer passa a ter um comprometimento neurológico gradual, que se traduz em perda de memória recente, dificuldade de resolver problemas, alterações de personalidade e menos habilidade de fala e comunicação.

E quando o assunto é diagnóstico, surge também o questionamento sobre a prevenção e detecção precoce. De acordo com a biomédica e professora Marimelia Porcionatto, ainda não é possível detectar a doença de maneira precoce, a não ser que seja um caso de Alzheimer familiar. 

Deusivânia, psicóloga e professora, conta que acompanhou toda a trajetória da avó que recebeu o diagnóstico da doença. Para ela, a psicoeducação é fundamental na vida dos familiares e da pessoa que começa a ser assistida. “Há muita falta de conhecimento e estigmas que existem em torno do Alzheimer. Quando não temos conhecimento sobre a doença a gente estigmatiza uma pessoa nessa condição. A gente não pode esquecer que aquela pessoa é alguém, além de ter a doença. Ela não é a Doença de Alzheimer, é uma pessoa que tem a Doença de Alzheimer”, pontua. 

O podcast está sendo lançado em paralelo à celebração dos 60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa, uma iniciativa da instituição pioneira no Brasil, presente hoje em mais de 40 unidades no estado. 
 

 60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa

O Sesc São Paulo celebra 60 anos de um dos mais longevos e importantes trabalhos da instituição. Uma iniciativa pioneira no Brasil que se tornou programa permanente e hoje está presente nas mais de 40 unidades em todo o estado. Sob a perspectiva da valorização da cultura do envelhecimento e do protagonismo da pessoa idosa, rompendo com pensamentos estereotipados, limitantes e preconceituosos, o Trabalho Social com Pessoa Idosa oferece diversas atividades artísticas, reflexivas e corporais.

O programa é dividido em três eixos: Sociedade e Cidadania – atividades de reflexão, trocas e experimentações para a vivência individual e coletiva; Corpo e movimento – são as atividades ligadas à saúde física e mental, bem-estar e cuidado com o corpo idoso; e Arte e expressão – que engloba a interação dos idosos com as artes nas suas mais variadas definições.

O Trabalho Social com Pessoa Idosa também promove encontros e seminários e edita a Revista Mais 60 - Estudos sobre o envelhecimento, uma das primeiras e principais publicações brasileiras do gênero e que até hoje é um importante espaço para a divulgação de investigações no campo do envelhecimento, com artigos acadêmicos e relatos de experiência realizadas no Sesc.

Em 2022, com um cenário ainda de pandemia de Covid-19, foram beneficiadas mais de 46 mil pessoas idosas nas 458 ações realizadas e outras 14 mil participaram dos 430 cursos e oficinas. Em 2019, o número de atendidos foi ainda maior: mais de 81 mil pessoas idosas.

A programação completa dos 60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa está disponível em sescsp.org.br/tsi.

 

SERVIÇO:

Podcast ‘Curso da Vida’ 

Lançamento: Sesc São Paulo (sescsp.org.br/cursodavida) nos streamings de áudio

FICHA TÉCNICA

Curso da Vida é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o Sesc São Paulo

Concepção, apresentação e roteiro: Renan Sukevicius e Juliana Dantas

Produção executiva: Gabriela Mayer

Montagem e sonorização: Renan Sukevicius e Pedro Janczur

Mixagem: Pedro Janczur e Guilherme Chiurciu

Criação visual: Renan Sukevicius

Trilha sonora original: Consoante de Sons

Captação de som em estúdio: Agência de Podcasts

Realização: Sesc São Paulo

 

Sobre o Sesc São Paulo 

Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo 

em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp